O FC Porto fechou o ano de 2022 da melhor forma, tal como fez Mehdi Taremi. O iraniano está cada vez em melhor plano com a camisola dos dragões, tendo feito deste ano a sua odisseia.
Em 12 anos de carreira, este terá sido, pelo menos traduzido em números, o melhor ano de todos. Vários golos em várias competições, presença noutras de destaque e ainda um conquista que ainda não tinha conseguido desde que se mudou para o Dragão.
Veia goleadora saliente
Taremi é cada vez mais o 'homem-golo' do FC Porto. Já criticado por servir mais do que marcar, o iraniano deu a resposta em 2022, chegando à melhor marca da carreira.
O avançado de 30 anos leva 18 golos na atual temporada, tendo conseguido o melhor arranque em três anos de dragão ao peito. No primeiro ano, 2020/21, marcou seis golos e assistiu uma vez, conseguindo 10 golos e sete assistências na época seguinte.
Taremi já leva 18 golos na temporada 2022/23© Getty Images
Juntando estes aos golos que marcou na reta final da época passada, Taremi chegou aos 33 golos em 2022, sendo seguro dizer que a mira voltou a afinar-se. O ano foi fechado ainda com chave de ouro frente ao Arouca, num jogo em que o iraniano completou um hat-trick.
A fechar 2022, Taremi colou-se a Gonçalo Ramos no topo da lista de melhores marcadores da I Liga, com nove golos, deixando água na boca para o que ainda aí vem até ao final da época.
Uma presença cada vez mais Mundial
Taremi foi ganhando fama no mundo do futebol desde que se juntou ao FC Porto. Conhecido principalmente pelos golos, o jogador de 30 anos começou a chamar a atenção fora de Portugal, reunindo interessados no verão passado, segundo a imprensa internacional.
Mundial'2022 foi o segundo Campeonato do Mundo de Mehdi Taremi© Getty Images
Em 2022, Taremi pôde abrir horizontes e divulgar o seu nome por outras bandas. A presença no Mundial'2022, com o Irão, deixou o avançado dos dragões bem visto. Em quatro jogos, da fase de grupos da prova, Taremi marcou dois golos, ambos frente a Inglaterra.
Foi ainda uma participação histórica para Taremi, que fez melhor figura que aquela de 2018. Frente a Marrocos, Espanha e Portugal, o iraniano ficou em branco, naquele que foi ainda o seu primeiro Campeonato do Mundo.
Futuro é icógnita
Com 30 anos de idade, Taremi poderá dividir opiniões. Diz a 'lei' do futebol que, quanto mais velho, menor valor de mercado o jogador tem. A verdade é que Taremi tem feito para se destacar, independentemente da idade, entrando no Mundial, vencendo a I Liga e marcando golos. O contrato a expirar, até 2024, pode ser a sua 'mais-valia' no mercado.
Cláusula de rescisão de Taremi é de 60 milhões de euros. O contrato termina em 2024© Getty Images
A assistir a tudo com alguma tranquilidade estará o FC Porto, sabendo que, por conta destes pormenores, Taremi poderá acabar por aceitar renovar e continuar a marcar golos com a camisola azul e branca.
Leia Também: Dragão muda de página com estilo: As notas do FC Porto-Arouca