Rúben Amorim tinha pedido um jogo descansado e o Sporting venceu e convenceu diante do Paços de Ferreira (3-0), em jogo da 14.ª jornada disputado na noite de quinta-feira. Os leões fecharam, assim, o ano de 2022 com o sétimo triunfo consecutivo na temporada e 'encostaram-se' ao Sp. Braga, que mais logo recebe o Benfica.
Frente ao último classificado do campeonato, o Sporting cedo descobriu as fragilidades do adversário e logo aos três minutos colocou-se em vantagem, por intermédio de Pedro Porro. Seguiram-se os golos de Nuno Santos (22') e Paulinho (45') que colocaram um ponto final na história da partida... ao intervalo.
Ainda assim, Rúben Amorim recebeu duas más notícias: Dário Essugo e Pedro Gonçalves estão fora do duelo com o Marítimo. O primeiro foi expulso com vermelho direto já perto do apito final, ao passo que Pote atingiu a marca dos cinco cartões amarelos e terá, assim, de cumprir um jogo de suspensão.
A figura
Rúben Amorim havia dito que Porro atravessa "um grande momento" e o espanhol respondeu com nova exibição categórica. Abriu o marcador aos três minutos e assistiu Paulinho, aos 45', com um cruzamento teleguiado. O interesse do Tottenham não é por acaso.
🇵🇹 Sporting 🆚 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
Tal como Nuno Santos, Pedro Porro 🇪🇸 esteve em 2 golos, e foi o leão que mais duelos ganhou (7)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV #RatersGonnaRate pic.twitter.com/iLlzGeoKeM
A surpresa
Essugo continua a marcar pontos e ontem exibiu-se a bom nível, ao ponto de não se fazer notar a ausência de Manuel Ugarte. Joga simples, não complica e tem disponibilidade física para lutar por todas as bolas no meio-campo. Acabou por sair da pior maneira, com um vermelho direto, mas aquilo que fez antes não pode (nem deve) ser apagado.
🇵🇹 70' | Sporting 3-0 Paços de Ferreira
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 29, 2022
Dário Essugo lidera em desarmes (4) e só falhou 3 passes#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SCPFCPF #LIGAnaSPORTTV pic.twitter.com/5JIU8QOgCY
A desilusão
Antunes tem experiência para dar e vender, mas aquele erro, que origina o primeiro golo do Sporting, deixa qualquer treinador à beira de um ataque de nervos. O regresso a Alvalade não foi, de todo, feliz, ainda que tenha sido ovacionado no momento em que foi substituído.
Os treinadores
Rúben Amorim
Mais uma vez viu a equipa resolver o jogo cedo e sem grandes preocupações. Na antevisão afirmou gostar de ficar mais tranquilo bem cedo nas partidas e os jogadores fizeram-lhe a vontade com uma exibição sólida. O crescimento da equipa é evidente. A pausa no campeonato fez bem ao Sporting.
Marco Paiva
Seria injusta apontar o dedo ao treinador interino do Paços de Ferreira, equipa que está um verdadeiro farrapo esta temporada. Nota positiva para a reação na segunda parte e para a ousadia mostrada nas substituições.
O árbitro
António Nobre deixou o jogo fluir com um critério mais largo, mas não teve dúvidas no momento se mostrar alguns cartões. A decisão de expulsar Essugo parece ter sido a mais acertada, uma vez que o jogador do Sporting acerta, de facto, no adversário.
Leia Também: Essugo vê vermelho direto e sai do relvado em lágrimas