Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

"Al Nassr? Melhor estruturado, mas nunca será um clube à dimensão de CR7"

Rui Vitória comentou a chegada do português ao futebol árabe e ainda comentou a prestação de Portugal no Mundial'2022.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
02/01/2023 09:21 ‧ 02/01/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Rui Vitória

Rui Vitória abordou em entrevista o projeto do Egito, entre outro assuntos. O técnico luso é o atual selecionador, tendo elencado os motivos que o levaram a aceitar o convite, om um contrato de quatro temporadas.

"No futebol nunca há certezas se vamos cumprir o contrato, os resultados é que mandam. Cativou-me quererem um contrato de quatro anos. Depois temos as metas do apuramento para a CAN, para o Mundial. O Egito é uma seleção ambiciosa e são esses os fois grandes objetivos", começou por dizer em entrevista ao jornal O Jogo.

A experiência enquanto selecionador começou com uma larga análise à realidade que abraçou, numa função na qual é estreante.

"A primeira coisa eu fiz foi começar a visitar os clubes que estão na primeira divisão para entender os aspetos positivos e os problemas que cada clube sente. Depois de ter esta imagem, de acordo com as minhas ideias, vamos tentar criar projetos para esse desenvolvimento. Não basta o selecionador ou a federação querer mudar as coisas, tem de ser um trabalho conjunto", disse ainda.

Pela primeira vez no futebol egípcio, Rui Vitória contou com a ajuda de outros treinadores portugueses.

"O professor Jesualdo tem uma experiência enorme. Tem muito crédito no Egito, foi campeão no ano passado, e é alguém com quem troco impressões com alguma frequência. Deu-me um conhecimento da realidade do clube, do futebol egípcio. Quando cheguei foi uma ajuda e também estava cá o Ricardo Soares, no Al Ahly, com quem conversei", revelou.

Com experiência crescente no futebol do Médio Oriente, Rui Vitória analisou a eliminação de Portugal do Mundial'2022, causada por Marrocos.

"O futebol hoje está muito mais equilibrado. A eliminação de Portugal não surpreende pelo que disse. Mas temos um conjunto de grandes jogadores que está talhado para o sucesso. Foi uma pena não termos conseguido ir mais longe. Perdemos com Marrocos, uma equipa altamente motivada", disse.

Questionado sobre a relação entre as polémicas extracampo e as prestações da equipa no Qatar, Rui Vitória acredita que houve demasiados motivos de distração.

"Não podemos fazer uma relação direta. O que posso dizer, pela minha experiência, é que, quando estamos em alta competição, não podemos ir jogar com a mochila muito carregada. Se levarmos muita coisa na mochila, estamos a perder energias. Não podemos estar a desgastar-nos com coisas acessórias. Houve demasiados motivos de distração que, se calhar, podem ter contribuído para o desempenho. Não sei se foi assim, mas era fundamental haver uma limpeza de tudo o que podia ser ruído na disputa da competição, era uma responsabilidade de todos", acredita.

A saída de Fernando Santos não mereceu um comentário extenso de Rui Vitória, que limitou-se a elogiar o trabalho do agora ex-selecionador nacional.

"O que tem de se dizer é que Fernando Santos fez um trabalho de enorme qualidade nestes anos, com dois títulos, um Europeu e uma Liga das Nações, que ninguém tinha conseguido. E do trabalho dele é isso que tem de ser muito enaltecido", afirmou.

Na sequência da conversa sobre a seleção, Rui Vitória comentou igualmente a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al Nassr. O técnico luso passou pelo clube árabe e, com conhecimento de causa, cometou a surpreendente transferência do craque português.

"Parece-me que hoje é um clube diferente daquele que encontrei quando lá cheguei. Um clube melhor estruturado, mas claro que nunca irá ser um clube à dimensão de um Cristiano Ronaldo. Ou, melhor dizendo, nunca irá ser um clube da dimensão daqueles onde o Cristiano jogou durante toda a carreira. A contratação dele pode ser muito importante para o futebol da Arábia Saudita, vai centrar atenções naquele país e no futebol, mesmo sem ter a mesma qualidade. É talvez uma boa jogada de marketing, mas não sei se, entre o deve e o haver, isso vai ser algo de sucesso. Estou curioso para ver", concluiu.

Leia Também: Cristiano Ronaldo chega a Riade amanhã e será apresentado na terça-feira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

O que tem o Estrela da Amadora a ver com a estreia de Amorim no United?

Redes Sociais

O que tem o Estrela da Amadora a ver com a estreia de Amorim no United?

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Por que é que a Ford já não faz carros como o Puma coupé?

Ford

Por que é que a Ford já não faz carros como o Puma coupé?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas