Marítimo e Sporting defrontam-se, no próximo domingo, a partir das 18 horas, no Estádio dos Barreiros, num duelo relativo à 15.ª jornada da I Liga. Os leões procuram encarrilar no 'jardim do Atlântico' a oitava vitória consecutiva.
Em contrapartida, aparece uma formação insular 'entalada' num périplo de seis jogos sem vencer, sendo que o último triunfo em casa, para o campeonato, já remonta a 16 de abril de 2022.
Porém, e apesar do cavernoso passado recente do Marítimo, os Barreiros são factualmente uma casa onde o leão tem tendência em adoecer. Nas últimas sete deslocações ao reduto dos verde-rubros, o conjunto lisboeta apenas somou um triunfo (por 2-0, em fevereiro de 2021), face a quatro empates e dois triunfos do emblema do Funchal.
Há uma dupla que adora festejar contra o Marítimo
Dos 72 encontros oficiais entre as duas equipas, Pedro Gonçalves - castigado para este duelo assume-se como o segundo melhor marcador da história dos leões, com cinco golos, apenas suplantado por Liedson, com nove remates certeiros, e igualado em tentos por Leandro Romagnoli e Bas Dost.
Outro dos homens que tem 'cuspido fogo nas botas' no decorrer das últimas cinco semanas é Paulinho, que faturou sete dos nove golos durante este período. E, curiosamente, o Marítimo é o clube contra quem, ao longo da carreira, Paulinho mais vezes festejou.
O avançado já marcou por nove vezes contra os insulares, tendo rubricado um terço desses tentos a 13 de dezembro para a Taça da Liga. Curiosamente, Paulinho nunca marcou nos Barreiros, tendo festejado sempre a jogar pela equipa anfitriã: Gil Vicente (1), Sp. Braga (5) e Marítimo (3).
Leia Também: Divulgados os árbitros de todos os jogos da 15.ª jornada da I Liga