Funchal não foi 'pérola' antes do dérbi: As notas do Marítimo-Sporting

Verde e brancos viram cair a série de sete vitórias seguidas em todas as provas e vão a campo diante do Benfica mais longe do trio da frente.

Notícia

© Lusa

Rodrigo Querido
09/01/2023 08:03 ‧ 09/01/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

A Madeira é denominada de 'pérola do Atlântico', mas a viagem de domingo até ao Funchal foi tudo menos de sonhos para o Sporting, podendo mesmo ser considerada de uma deslocação de pesadelo para os verde e brancos.

Depois de sete vitórias consecutivas, e o que parecia ser uma caminhada de recuperação para os leões, eis que os Barreiros foram um verdadeiro Caldeirão em ebulição para a turma de Alvalade, à semelhança do que tinha sido em anos anteriores. O Marítimo venceu Sporting, por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da I Liga, e somou o primeiro triunfo em casa na presente temporada.

Cláudio Winck marcou o único golo do encontro, na marcação de uma grande penalidade, e contribuiu para o aumento da agonia dos leões nas viagens até ao arquipélago da Madeira. É que os leões só ganharam uma das oito últimas deslocações a casa do Marítimo, no caso em 2020/21. De resto, somaram quatro empates e três derrotas nesta sequência.

A juntar a isto tudo, destaque não só para a má carreira do Sporting fora de portas nesta época, mas também para o grande número de pontos perdidos. Em 15 rondas da I Liga, o Sporting já entregou 17 pontos aos adversários, tantos quanto em toda a época passada e o campeonato ainda não chegou a meio. Esta foi também a quarta derrota do Sporting fora de casa nesta época.

Dados que fazem soar os alarmes em Alvalade a apensas uma semana do dérbi ante o Benfica na Luz. Os encarnados estão a doze pontos de distância dos leões, que podem acabar a próxima jornada a 15 pontos do primeiro lugar com mais de uma volta de campeonato pela frente.

Mas vamos às notas deste encontro:

Figura

O brasileiro João Afonso foi um autêntico pêndulo no meio campo do Marítimo. O médio esteve um pouco por todo o lado, perdeu muito poucas bolas e fez com que o meio-campo do Sporting não funcionasse.

Surpresa

Moises Mosquera foi lançado para o lugar do habitual titular Zainadine e a verdade é que o colombiano fez uma exibição muito segura. Ganhou vários duelos aéreos e impediu que jogadores como Paulinho e Marcus Edwards fizessem mossa à sua baliza.

Desilusão

Rúben Amorim apostou nele a titular, mas Mateus Fernandes não justificou a aposta. O jovem não formou uma boa dupla no meio campo com Ugarte e acabou mesmo por cometer a falta que deu origem à grande penalidade que acabaria por dar a vitória ao Marítimo.

Treinadores

José Gomes: O técnico parece ter sido o elixir necessário para os insulares darem a volta à situação muito complicada em que se encontram. Em apenas dois jogos, José Gomes somou quatro dos 10 pontos que o Marítimo tinha alcançado até agora na I Liga. A juntar a estes dados positivos, que dão o mote para a recuperação, o Marítimo apresentou uma versão arrojada nesta partida. Sem medo do adversário, os maritimistas pressionaram alto, usaram do contra-ataque para tentar ferir o Sporting, e colheram os frutos.

Rúben Amorim: Foi uma das piores exibições do Sporting nos últimos tempos, que vinha num crescendo de exibições e muitos golos marcados. Os leões até conseguiram ter mais posse de bola do que o adversário, mas não sabiam o que fazer com ela quando a tinham. À semelhança de encontros anteriores, os verde e brancos tiveram pouco acerto na hora de finalizar, apesar das muitas ocasiões criadas.

Arbitragem

Hélder Malheiro esteve irrepreensível quando assinalou a grande penalidade de Mateus Fernandes sobre Percy Liza e quando Matheus Reis tentou cavar um castigo máximo para os leões. No entanto, ficam algumas dúvidas na decisão do juiz lisboeta em não marcar um penálti em dois lances duvidosos com Pedro Porro na área dos insulares, já no segundo tempo da partida.

Leia Também: Caldeirão rima mesmo com maldição. Sporting perde e vê Benfica mais longe

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Taça de França

Lenda francesa assistiu ao Lens-PSG totalmente 'camuflada'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas