Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto-Famalicão: Somar três pontos sem pensar nos dividendos do dérbi

Um embate relativo à 16.ª jornada da I Liga.

FC Porto-Famalicão: Somar três pontos sem pensar nos dividendos do dérbi
Notícias ao Minuto

07:43 - 15/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

FC Porto e Famalicão defrontam-se, este domingo, a partir das 20h30, no Estádio do Dragão, num duelo relativo à 16.ª jornada da I Liga. 

Os dragões recebem o conjunto minhoto na terceira posição do campeonato, com 33 pontos, a um do Sp. Braga e a sete do líder Benfica que, na presente ronda, defronta o rival e vizinho Sporting.

Já o conjunto de Vila Nova de Famalicão mora na 13.ª posição da I Liga, após dois triunfos consecutivos, com 17 pontos, cinco acima do lugar de play-off de manutenção.

FC Porto e Famalicão já se defrontaram por 23 vezes, com os azuis e brancos a apresentarem vantagem: 16 vitórias, contra quatro triunfos dos famalicenses.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Rival: O Famalicão teve mais um dia do que nós... Não tem interferência no que vai ser o jogo. É uma equipa que está num bom momento, com um treinador competente. Não nos podemos esquecer do ano pós-subida deste mesmo treinador no Famalicão. Só o João Pedro tinha conseguido esta série de quatro vitórias consecutivas, em Famalicão. Tem jogadores jovens com muita qualidade. É uma equipa bem organizada, que não precisa de muitas oportunidades para fazer golos. É verdade que o Cádiz está fora, mas têm outros jogadores de valia que podem jogar à frente. Contra o Sporting, atuou de uma forma quando vinha a atuar de outra. Não sabemos o que esperar. O importante é focarmo-nos no que temos de fazer e sermos competentes para ultrapassar as dificuldades e ganhar o jogo.

Pontos desperdiçados na I Liga: O ano passado foi uma época excecional para nós, só perdemos um jogo no campeonato. Este ano, já perdemos mais pontos do que gostaríamos. Temos de refletir. Na reflexão que fiz do último jogo, já disse que tínhamos de fazer esse exame de consciência e perceber o que não está a correr tão bem. Quando falo eu, falo do grupo completo. Os próprios jogadores têm de perceber o porquê de determinado comportamento. Já falámos sobre isso. Fico em dificuldade porque a dedicação e a qualidade que temos nos treinos é muito boa. Foi das melhores semanas que tivemos. Na semana que antecedeu o jogo da Casa Pia, a equipa esteve bem em todos os níveis. Nada perspetivava essa falta de eficácia que tivemos. O jogo é o reflexo do que se faz, mas, por vezes, isso não é visível. Olhámos para aquilo em que não estivemos tão bem e eu já percebi o motivo de perdemos esses pontos onde não é normal. É muito difícil uma época em que uma equipa é campeã sem derrotas, porque temos, cada vez mais, equipas técnicas e jogadores de qualidades. Já não existe o tempo das vacas gordas, em que tínhamos equipas fenomenais. De vez em quando, temos um jogador que sai fora da caixa... Somos um país vendedor, como sabem. Vejam a equipa com que comecei no FC Porto, em 2018, e a que tenho hoje. Tenho o Otávio e o Iván [Marcano].

Toni Martínez em ascensão e Pepe de volta: O Toni, no final do jogo, disse que entrou com a faca nos dentes. É isso, tem de jogar sempre assim. Essa faca estava direcionada a alguém, e penso que sei quem era (risos), mas, de qualquer maneira, não me importa que joguem revoltados por achar que merecem mais. Jogando assim, estão muito mais perto de ter mais minutos. O jogo nem sempre corre bem e há outras caraterísticas que têm de estar lá, e ele teve. Não são os golos, é a atitude no jogo, que tem de ser sempre assim. Vale para todos os Tonis. O Pepe é extremamente importante em todos os momentos do clube. Muitas vezes, estava lesionado e foi com o grupo para estágio. É importante no balneário, no onze inicial, no banco, na bancada... É o nosso capitão. É um desafio grande ter um jogador com quase 40 anos e mantê-lo ao nível dos melhores do mundo. É excecional. 

João Pedro Sousa

Poderio do rival: O presente diz-nos que o FC Porto continua muito forte, não está no lugar que pretende. Vamos ter um jogo com um adversário com uma atitude muito pressionante, muito forte, com o FC Porto nos habituou desde sempre. Sabemos que estamos num bom momento. Queremos ir disputar o jogo e o resultado ao Dragão mas sabemos que temos que estar no limite taticamente, tecnicamente, fisicamente e em termos emocionais também.

Dar respostas positivas: A equipa vai crescer. Vai ser um bom teste. Estamos a falar de uma equipa jovem, uma equipa que tem mudado um bocadinho a sua forma de jogar. Penso que vai ser um bom jogo para nós. E queremos dar respostas positivas.

Em processo de evolução: Estamos melhor, a evoluir. Nós, treinadores, nunca estamos satisfeitos. Há sempre coisas para melhorar e corrigir. Temos consciência que ainda há um trabalho longo e com calma vamos chegar onde queremos.

Últimos resultados

FC Porto: V-E-V-V-V

Famalicão: V-V-V-V-E

Últimos onzes

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Iván Marcano e Wendell, Marko Grujić, Matheus Uribe, Otávio e Galeno, Gabriel Veron e Mehdi Taremi.

Famalicão: Luiz Júnior, Penetra, Mihaj, Riccieli e Moura; Gustavo Assunção, Colombatto e Gustavo Sá; Iván Jaime, Cádiz e Pablo.

Ausências

FC Porto: Evanilson, Meixedo e Zaidu.

Famalicão: Theo Fonseca.

Leia Também: Sérgio Conceição fala de "arrependimentos" e deixa 'farpa' à arbitragem

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório