"Percebemos depressa quem era Mourinho"

Arbeloa, defesa do Real Madrid, falou do ex-treinador, de Cristiano Ronaldo, Casillas e do mundo do futebol sem tabus, numa longa e invulgar entrevista.

Notícia

©

O Jogo
10/05/2014 13:02 ‧ 10/05/2014 por O Jogo

Desporto

Arbeloa

"Percebemos quem era Mourinho num dia da pré-temporada. Os espanhóis acabávamos de ser campeões do mundo e incorporámo-nos [ao estágio do Real Madrid] em Los Angeles. Fizemos um jogo contra os Galaxy e ao intervalo perdíamos 2-0. Os gritos que ele deu! A todos, ninguém escapou", recorda Arbeloa, lateral do Real Madrid, numa entrevista à revista Jot Down, invulgar pela forma descomplexada como aborda a profissão dele e pela quantidade de personagens que abarca.

Sobre Mourinho, prossegue: "Aprendemos depressa quem era Mou. Não imaginas Pellegrini a gritar assim com o Cristiano. Lembrámo-nos muito dessa palestra . Dizia: 'Não queres correr? No problema para mim: banco. Tu também não? No problema para mim: fora'. A qualquer um, aos campeões do mundo, a Kaká ou a um 'canterano'".

O jogador coincidiu com o atual treinador do Chelsea nas três épocas que fez em Madrid, marcadas pelos inúmeros confrontos e polémicas com o Barcelona, além da goleada por 5-0. Arbeloa recorda que, antes da final da Taça que os madridistas ganharam aos catalães, "toda a semana anterior, [o centro de treinos de] Valdebebas estava cheia de recortes com declarações deles sobre a sua superioridade e o seu estilo e a foto com o gesto de Piqué a mostrar a mão".

Segundo o jogador, não foi Mourinho o autor das colagens - "passava ao lado disso", diz -, mas recorda que venceram a final e que houve muitas provocações de parte a parte. "Mas a rivalidade não a inventámos nós", sublinha, recordando que num confronto anterior viu Zidane agarrar Luis Enrique pelo pescoço...

A propósito do comportamento dos futebolistas em campo, Arbeloa é taxativo: "Eu não tenho de ser um exemplo para ninguém, apenas para os meus filhos. Não entro em campo a pensar nas crianças nem em querer lesionar ninguém. Sou futebolista e entro a pensar no melhor para a minha equipa", refere, indicando a admiração que nutre por Diego Costa - "As coisas que ele faz", exclama, elogiando o lado transgressor do avançado do Atlético de Madrid: "Luta por todas as bolas e pega-se com toda a gente. E quando o defrontar, sei que terei de pegar-me com ele".

"O que faz Cris é tremendo"

Cristiano Ronaldo é alvo dos maiores elogios do companheiro de equipa, pelo profissionalismo e competitividade, mesmo nos treinos. A primeira referência a CR7 surge a propósito do outro Ronaldo e de Ronaldinho - "que teria sido deles, que foram os melhores do mundo, se tivessem a disciplina de Cristiano? O que faz Cris é tremendo, é obcecado pela perfeição. Ganhar, melhorar, continuar, lutar. Um dia após outro, sem descanso", para depois recordar o fenómeno goleador que já era em Manchester quando Arbeloa também estava na Premier League.

"Quando perdemos a liga para o Manchester, Cristiano marcou mais de 30 golos a jogar a extremo. No Liverpool estávamos escandalizados", lembra.

A dada altura da entrevista, as duas estrelas portuguesas cruzam-se, a propósito do relacionamento entre ambos. Arbeloa reconhece que "a relação de Mou com alguns companheiros tinha-se deteriorado bastante". "Mas fomos profissionais o bastante para impedir que isso afetasse no campo".

Do mesmo modo, admitiu o mal-estar com Casillas, "Somos profissionais e lutamos pelo mesmo, o Real Madrid. Não é um assunto de que vá falar [...] Já houve outros casos de jogadores que eram íntimos e esti-veram dois anos sem se falar".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Mercado de Transferências

Eis a reação de Bruno Fernandes à ida de Rui Silva para o Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas