Enzo Fernández recuperou a batuta: Notas do Santa Clara-Benfica

Médio argentino exibiu-se a alto nível e ficou diretamente ligado aos três golos do jogo.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
22/01/2023 07:09 ‧ 22/01/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica assinou, na tarde de sábado, uma vitória tranquila na visita aos Açores, mais concretamente no reduto do Santa Clara (3-0). Em pleno fecho da primeira volta do campeonato - ou seja, em jogo da 17.ª jornada - as águias de Roger Schmidt retomaram o caminho dos triunfos e aumentaram para 44 os pontos amealhados até ao momento. 

Mais do que isso, Schmidt viu o Benfica recuperar o bom nível exibicional da fase inicial da época e com três jogadores em especial destaque. Gonçalo Ramos continua de pé quente, Gonçalo Guedes precisou de 16 minutos para marcar no regresso ao Benfica e Enzo Fernández parece ter recuperado o fulgor dos tempos pré-Mundial'2022. 

Vamos, por isso, aos protagonistas. 

A figura

Enzo Fernández realizou nos Açores a melhor exibição pelo Benfica desde que regressou do Qatar, depois de ter sido campeão mundial pela Argentina. Com aquela intensidade que cedo conquistou os adeptos (e a crítica, diga-se), o médio das águias ficou diretamente ligado aos três golos da tarde. Assistiu Aursnes aos nove minutos, desmarcou Grimaldo no lance do segundo tento e serviu Guedes para o derradeiro golo. Depois de toda a polémica em torno do desejo de assinar pelo Chelsea, que incluiu uma viagem não autorizada à Argentina, eis que o melhor Enzo regressou nos Açores para pegar na batuta e afinar a orquestra encarnada. 

A surpresa 

O regresso de Gonçalo Guedes não poderia ter corrido de melhor forma. Apenas 16 minutos depois de ter sido lançado para dentro de campo, e numa altura em que o Benfica atravessava a pior fase do jogo, eis que o internacional português acabou com as dúvidas e selou o triunfo, num golo no qual também contou com alguma sorte à mistura. Ainda assim, total mérito pela forma como se desmarcou. Deixou bem evidente aquilo que pode oferecer aos encarnados e que mais nenhum suplente havia mostrado: velocidade e faro pelo golo. 

A desilusão 

Draxler continua a somar oportunidades perdidas no onze. Teve aos 29 minutos uma ocasião flagrante para marcar, mas desperdiçou de forma incrível. Continua longe da melhor forma e tarda em justificar a confiança e os minutos concedidos por Schmidt. 

Os treinadores

Jorge Simão 

Com apenas nove dias de trabalho torna-se difícil para qualquer treinador operar uma revolução com resultados práticos e rápidos. O Santa Clara entrou mal no jogo e aos nove minutos já estava em desvantagem. No entanto, é justo assinalar a forma como o conjunto açoriano reagiu na segunda parte, mostrando argumentos para pontuar daqui em diante. 

Roger Schmidt 

Depois do empate no dérbi, o Benfica não podia voltar a perder pontos e cedo o resultado começou a ficar definido. Sem Rafa Silva e Otamendi, Schmidt viu o coletivo encarnado corresponder sem problemas de maior. Na segunda parte a equipa perdeu o controlo do jogo, mas o golo de Guedes afastou, de vez, um eventual dissabor. 

O árbitro 

Fábio Veríssimo assinou uma arbitragem tranquila e sem grandes casos nos Açores. Os jogadores também ajudaram, algo que nem sempre acontece. 

Leia Também: Aursnes estreia-se a marcar pelo Benfica mas meio-golo é de Enzo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

CR7 só há um... ou será que não? Jogador tem frente a frente com sósia

Cristiano Ronaldo

CR7 só há um... ou será que não? Jogador tem frente a frente com sósia

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Fórmula 1

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas