Sinal vermelho não travou o 'samba': As notas do Marítimo-FC Porto

Wendell e Galeno marcaram os golos da vitória do FC Porto sobre o Marítimo, num jogo que contou com quatro expulsões ainda antes do apito para o intervalo.

Notícia

© FC Porto

Carlos Pereira Fernandes
02/02/2023 07:45 ‧ 02/02/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto alcançou, esta quarta-feira, a sexta vitória consecutiva em todas as competições, ao visitar e derrotar o Marítimo, por 2-0, numa partida pouco agradável de se ver, particularmente, ao longo do primeiro tempo.

'Agressividade' foi a palavra de ordem, nos Barreiros, e Fábio Veríssimo não hesitou em 'sacar' dos cartões amarelos. Val Soares viu o primeiro, aos seis minutos, Bernardo Folha o segundo, aos sete, Pablo Moreno o terceiro, aos 13 e Léo Pereira o quarto, aos 36.

Aos 38, as cartolinas começaram a adquirir outra tonalidade. Bernardo Folha voltou a ser admoestado e recebeu ordem de expulsão, assim como Pablo Moreno, quatro minutos depois. Pelo meio, também Vítor Bruno e Sérgio Conceição foram para a 'rua'.

O intervalo chegou, por fim, e o segundo tempo trouxe um jogo bem mais tranquilo, com claro pendor para o lado dos azuis e brancos, que só mantiveram o nulo até à altura graças a duas belas defesas de Diogo Costa, a remates de Val Costa e Bruno Xadas.

Aos 50 minutos, Wendell, com um grande remate à entrada da grande área, colocou a bola no fundo das redes, e, aos 55, foi a vez de Wenderson Galeno fazer o gosto ao pé. Até ao final, os homens de Sérgio Conceição limitaram-se a gerir o jogo.

Com este triunfo, o FC Porto passa a somar 42 pontos, pelo que, além de manter a distância de oito pontos para o líder, o Benfica (que tem mais um jogo), ascende ao segundo lugar, deixando para trás o Sporting de Braga, que saiu derrotado da visita ao Sporting.

Já o Marítimo, é 17.º e penúltimo classificado, com apenas 13 pontos conquistados ao cabo de 18 jornadas, menos cinco do que o Gil Vicente, equipa que continua a morar imediatamente acima da 'linha de água', fruto da derrota na visita ao Paços de Ferreira.

Figura

Wenderson Galeno voltou a denotar algumas dificuldades ao nível da tomada de decisão, mas foi, sem sombra de dúvidas, o elemento mais perigoso do FC Porto. Depois de, no primeiro tempo, ter protagonizado a única oportunidade de golo, na segunda, fez mesmo o gosto ao pé e 'matou' o jogo.

Surpresa

Evanilson regressou aos relvados, após uma ausência de mais de um mês, devido a lesão, e teve impacto imediato. Rendeu o 'desinspirado' Mehdi Taremi, ao intervalo, e, apenas cinco minutos depois de entrar, assistiu Wendell para o golo que abriu o caminho ao triunfo do conjunto azul e branco.

Desilusão

Os olhos estavam postos em Bernardo Folha, que, apenas uma semana depois de se ter estreado a marcar pela equipa principal, no triunfo sobre o Académico de Viseu, foi aposta a titular. Uma oportunidade, no entanto, desperdiçada. Passou ao lado do jogo e ainda viu dois cartões amarelos no espaço de 31 minutos, deixando o FC Porto reduzido a dez unidades ainda na primeira parte.

Treinadores

José Gomes: A estratégia do Marítimo era clara. Travar o ímpeto do FC Porto de todas as maneiras e feitios, para, sempre que possível explorar as alas. Por entre a 'batalha campal', os insulares conseguiram ensaiar alguns cruzamentos e remates perigosos a partir de longe, mas, na segunda parte, as 'pilhas' acabaram e a derrota surgiu com naturalidade.

Sérgio Conceição: Exibição muito apagada do FC Porto, a nível ofensivo, especialmente, no primeiro tempo, onde não houve capacidade de desequilíbrio. A partir das expulsões de Bernardo Folha e Pablo Moreno a equipa cresceu, e a entrada de Evanilson deu a 'estocada final' nos homens da casa.

Árbitro

Noite de muito trabalho para Fábio Veríssimo, que adotou, desde bem cedo, um critério disciplinar rigoroso, o que se traduziu na exibição de três cartões amarelos nos 13 primeiros minutos. No entanto, a determinada altura, 'perdeu os papéis'. As expulsões de Bernardo Folha e Pablo Moreno não merecem discussão, mas a verdade é que, a certo ponto, o rigor tornou-se, no mínimo, intermitente.

Leia Também: O lance que deu em expulsão de Bernardo Folha... e Sérgio Conceição

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas