Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Hoje
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Hoje
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Hoje
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Dragão tímido 'vinga-se' do Rio Ave e aperta Benfica no topo da I Liga

Campeão nacional venceu pela margem mínima e encurtou distâncias para o líder do campeonato.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
18/02/2023 22:26 ‧ 18/02/2023 por Tiago Antunes

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu neste sábado o Rio Ave por 1-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga. Numa exibição pouco convincente, mas suficiente para os objetivos, o campeão nacional vingou-se do resultado da primeira volta do campeonato.

Sete meses depois da derrota em Vila do Conde, o FC Porto impôs-se em casa, ainda que com algum custo. O único golo do encontro foi apontado em cima do intervalo, por Toni Martínez, no pior momento dos dragões na partida. Na segunda parte, já a pensar na viagem a Milão, a equipa azul e branca poupou esforços e geriu a vantagem, muitas vezes ameaçada pela equipa de Luís Freire.

Com este resultado, pela margem mínima, o FC Porto chega aos 51 pontos no segundo lugar da tabela, a dois do Benfica, que ainda não jogou nesta jornada. Os dragões continuam vivos e cada vez mais longe do Sp. Braga, já a cinco pontos de vantagem. O Rio Ave, por sua vez, segue com 24 pontos no 12.º lugar, podendo descer em caso de vitória do Famalicão.

Filme do jogo

E vão 30. Número redondo, marcante na época do FC Porto. Os dragões atingiram as 30 vitórias na I Liga, jogo também marcante para Sérgio Conceição, que alcançou a 200.ª vitória em provas nacionais no comando do dragão.

A partida, no entanto, não foi o chamado 'favas contadas'. Por algum tempo, o Rio Ave esteve por cima e ameaçou a baliza de Diogo Costa. O FC Porto até começou melhor, mantendo a bola mais tempo no meio campo dos vilacondenses. No lado de lá da barricada, a defesa rioavista estava fechada a sete chaves: uma linha de três defesas bem destacada, dois alas incansáveis e dois médios bem atentos ao trabalho do adversário. Mesmo jogando fora de casa a turma de Luís Freire não se acanhou e, com a lição bem estudada, foi surpreendendo.

Com Samaris e Guga em evidência, o Rio Ave criou muito perigo perto da baliza de Diogo Costa. Com duas oportunidades clras a equipa visitante roubou o controlo do jogo ao FC Porto e deixou o Estádio do Dragão gelado e receoso com os destinos da partida. Nem Sérgio Conceição aguentou e desenhou um novo plano para a equipa. Em meia hora, o campeão nacional esteve apático, irreconhecível, sem qualquer oportunidade de golo ou até remate à baliza de Jhonatan.

O ataque do FC Porto voltou a mostrar dificuldades para criar algo, o que já tinha sido visto nos últimos jogos e que só mudou em cima do intervalo. Depois de tantas 'trocas e baldrocas' de Conceição, a equipa conseguiu desenhar uma jogada letal que acabou em golo de Toni Martínez. O espanhol redimiu-se do trabalho precário que tinha feito antes, causando um suspiro de alívio que se ouviu em todo o Estádio do Dragão.

Na segunda parte, os papéis foram invertidos. O protagonista da novela foi mesmo o FC Porto, que limitou-se a gerir a vantagem no marcador. Sem oito jogadores da equipa principal, Sérgio Conceição nunca deixou de pedir à equipa para fazer mais, sabendo que o 1-0 frente ao Rio Ave não era seguro o suficiente, mas foi sempre pedindo contenção na defesa. As entradas de Zaidu e Bernardo Folha foram prova disso, opções que acabaram por ter importantes funções na tarefa de trancar a baliza dos dragões.

Não foi a exibição mais vistosa do FC Porto, mas foi o suficiente para cumprir o objetivo estabelecido para este jogo. É a vingança, ainda que tímida, de um dragão limitado e a palpar terreno aos poucos, depois do trambolhão na primeira volta da I Liga. O FC Porto leva três pontos na corrida pelo título, encurtando distâncias para o Benfica, ganhando ainda moral para, no Giuseppe Meazza, bater-se de frente com o Inter, que deu prova de força também neste sábado ao bater a Udinese por 3-1.

Momento do jogo: O golo de Toni Martínez, importante para deixar o FC Porto na frente do marcador. Ainda assim, menção honrosa para Diogo Costa e as suas defesas aplicadas na primeira parte, que impediram um desastre no Estádio do Dragão.

Onzes iniciais

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Wendell; Grujic, André Franco, Eustáquio, Pepê; Taremi, Toni Martínez.

Rio Ave: Jhonatan; Pantalon, Josué, Aderlan; Costinha, Guga, João Graça, Samaris, Fábio Ronaldo; Boateng, André Pereira.

Antevisão

O FC Porto vai receber o Rio Ave neste sábado, em jogo da 21.ª jornada da I Liga. Os dragões correm pela vitória que os reaproxime do Benfica na tabela e que permita fazer esquecer o desaire da primeira volta do campeonato.

Em Vila do Conde, o campeão nacional foi batido por 3-1, logo na quarta jornada da I Liga. Passados sete meses, os azuis e brancos vão à procura de três pontos e da 200.ª vitória de Sérgio Conceição em provas nacionais. Do outro lado da barricada, os vilacondenses vão tentar dar seguimento aos triunfos, podendo encurtar distâncias para a zona europeia.

O FC Porto-Rio Ave joga-se a partir das 20h30, no Estádio do Dragão, e poderá acompanhar as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto reage com "profundo pesar" à notícia da morte de Christian Atsu

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Passa de colega a adversário de Cristiano Ronaldo e atira: "Exemplo"

Arábia Saudita

Passa de colega a adversário de Cristiano Ronaldo e atira: "Exemplo"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Fórmula 1

Verstappen volta a bater Norris em Las Vegas em dia de pole de Russell

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas