O Benfica deu, ao final da tarde deste domingo, mais um passo no sentido de garantir o título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2019, ao visitar e derrotar o Marítimo, por categóricos 3-0, perfazendo, desta maneira, um ciclo de seis vitórias consecutivas.
Um triunfo ‘cozinhado’ pelos pés de David Neres (que marcou dois golos), João Mário (que registou um golo e uma assistência) e Alejandro Grimaldo (que assinou duas assistências), e que mantém os encarnados tranquilos no topo da tabela.
João Mário desespera…
O Benfica viu-se ligeiramente surpreendido pela pressão e intensidade elevada imposta pelo Marítimo nos instantes iniciais, e passou mesmo por alguns momentos de maior aperto. Uma sensação que, no entanto, não durou muito. Aliás, passados seis minutos, já João Mário dava início a uma tarde de desperdício.
O internacional português apareceu na grande área, e, assistido por Fredrick Aursnes, falhou o alvo. Aos 17 minutos, voltou a aparecer à ‘boca’ da baliza, a passe de Alexander Bah, mas acertou mal na bola. Aos 29, dispôs de uma grande penalidade, por falta de René Santos sobre Aursnes, mas atirou… para a bancada, dando crença aos insulares.
Na resposta, Cláudio Winck trabalhou bem sobre Alejandro Grimaldo e marcou um golaço a Odysseas Vlachodimos. Lance que, no entanto, foi invalidado por Fábio Veríssimo antes do remate do brasileiro, o que invalidou qualquer tipo de intervenção do VAR. Um erro sem consequências, visto que a repetição comprovou que este estava mesmo em posição irregular.
Um valente ‘susto’ para os encarnados, que voltaram ao ataque… e marcaram. Desta feita, ao invés de tentar o remate, João Mário trabalhou bem sobre René Santos e deixou a bola em David Neres, que, de primeira, atirou para o fundo das redes, inaugurando, desta maneira, de uma vez por todas, o marcador.
… e tranquiliza
A segunda parte começou exatamente como a primeira terminou, que é como quem diz, com o Benfica a marcar. Desta feita, João Mário teve mesmo pontaria para a baliza, e, depois de um cruzamento rasteiro de Alejandro Grimaldo (com uma ‘soneca’ da defesa do Marítimo pelo meio), desviou para a baliza.
E, se antes do intervalo escasseou a eficácia, na segunda, esta houve em abundância, de tal maneira que, na segunda oportunidade de que dispuseram, os encarnados voltaram a ‘fazer estragos’, desta feita, por intermédio de David Neres, que deu o melhor seguimento possível a um passe de calcanhar de Alejandro Grimaldo.
Sem mais alterações no marcador, com este triunfo, o Benfica, líder destacado da I Liga, passa a somar 65 pontos, mais oito do que o segundo classificado, o FC Porto, que, na passada sexta-feira, recebeu e bateu o Estoril, por 3-2. Quanto ao Marítimo, ocupa o 16.º e antepenúltimo lugar, a seis pontos de distância dos canarinhos, que moram imediatamente acima da ‘linha de água’.
Momento do jogo: O desperdício, particularmente, de João Mário, na primeira parte, foi aumentando a impaciência do Benfica e, simultaneamente, a crença do Marítimo, pelo que o golo de David Neres, à beira do intervalo, surgiu na altura certa para abrir caminho a uma segunda parte bem mais serena para os encarnados.
Onzes
Marítimo: Marcelo Carné; Cláudio Winck, Moises Mosquera, Zainadine, René Santos, Vítor Costa; Beltrame, Xadas; Léo Costa, Vidigal e Pablo Moreno.
Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino Luís, Chiquinho, João Mário; Aursnes, David Neres e Gonçalo Ramos.
Antevisão
O estádio dos Barreiros será palco, ao final da tarde deste domingo, de um autêntico duelo de extremos, entre o Marítimo, equipa que continua na luta pela manutenção no principal escalão do futebol português, e o Benfica, que parece 'lançado' para a conquista do título.
Os encarnados chegam à 24.ª jornada da I Liga na liderança isolada da tabela, com 62 pontos conquistados em 69 possíveis, mais cinco do que o segundo classificado, o FC Porto, que, na passada sexta-feira, recebeu e bateu o Estoril, por 3-2.
Os insulares, por sua vez, ocupam o 16.º e antepenúltimo lugar (que obriga à disputa de um playoff, no final da temporada), com apenas 16 pontos, menos seis do que os canarinhos, que se encontram imediatamente acima da 'linha de água'.
O Marítimo-Benfica será ajuizado por Fábio Veríssimo, juiz da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Marítimo-Benfica: 'Aflitos' insulares colocam líder à prova no Caldeirão