"Aursnes não é exuberante, mas tem uma capacidade que o faz ser um líder"

Hugo Pereira, treinador português com vasta experiência no futebol norueguês, garante não estar surpreendido pela forma como o médio norueguês conseguiu impor-se no Benfica.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
14/03/2023 08:00 ‧ 14/03/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

O Benfica continua embalado na luta pelo título de campeão nacional e no passado domingo, na Madeira, passou com distinção mais um teste de fogo. David Neres e João Mário foram os marcadores de serviço, mas Fredrik Aursnes também esteve em destaque, assinando mais uma exibição de luxo. Ora, Hugo Pereira, treinador português com vasta experiência no futebol norueguês, que já havia garantido que o Benfica tinha feito uma excelente contratação em agosto, explica agora que era evidente que as capacidades do médio norueguês iriam ser devidamente aproveitadas por Roger Schmidt. 

"Não tenho visto muitos jogos do Benfica, mas do que vi não me surpreendeu. Nós, treinadores, gostamos muito das situações em que acabamos por ter razão, mas neste caso do Aursnes era muito seguro. Qualquer treinador com alguma experiência consegue perceber que ele é um jogador muito importante e que pode jogar em qualquer posição. É muito consistente. Se a sua adaptação, fora de campo, fosse conseguida, o rendimento seria aquilo que se está a ver agora", começa por dizer Hugo Pereira, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"Qualquer posição na linha do meio-campo é confortável para o Aursnes porque ele tem um entendimento do jogo acima da média. Conhece bem as suas virtudes e limitações. Sabe que não pode fazer aquilo que o David Neres e o João Mário fazem, mas faz aquilo que consegue fazer e faz bem. E depois, tem uma capacidade notável de estabelecer ligações com os companheiros. A forma como interpreta os sistemas táticos... Pode jogar à direita, pode jogar na esquerda, pode jogar no centro como médio defensivo ou ofensivo. É um jogador muito completo", destaca o treinador português. 

O líder que não é exuberante 

Hugo Pereira refere, ainda, que a capacidade de liderança de Aursnes pode evoluir ainda mais, mas chama a atenção que esta será mais notória para os colegas do que para os adeptos presentes na bancada. 

"Ele tem uma boa capacidade de liderança, mas não aquela que os adeptos estão habituados, de aquele líder que grita muito e que faz os carrinhos perto da linha lateral. Ele não tem essa exuberância, mas tem uma sobriedade no jogo e uma capacidade de ler os momentos do jogo que o faz ser um líder, mas um líder para os colegas e para a equipa e não tanto para a bancada. Quando a sua capacidade de comunicação melhorar e o português for mais fluente, vamos ver um pouco mais de exuberância, mas não muita", vaticina. 

Sobre a ausência confirmada de Aursnes na receção do Benfica ao Vitória SC, agendada para sábado, o treinador português de 44 anos acredita que Roger Schmidt saberá encontrar a opção certa para suprimir a baixa, recorrendo ao exemplo de... Enzo Fernández, que saiu para o Chelsea em janeiro. 

"Uma equipa não é um jogador. O Enzo Fernández começou muito bem no Benfica e teve uma ascensão muito rápida, mas a equipa do Benfica é um todo. O Benfica tem tido uma época de grande consistência, o que prova que é uma equipa de processos. Se o Fredrik Aursnes sair dentro de um ano ou dois, parece-me que o Benfica vai continuar a ser estável porque tem um processo de jogo muito consistente. Isso é trabalho de Roger Schmidt", argumenta Hugo Pereira, prosseguindo. 

"O Benfica tem uma profundidade de plantel muito boa. Na última janela foi buscar mais dois jogadores muito bons, que são o Schjelderup e o Tengstedt. Ou seja, o Benfica tem um plantel capaz de manter a liderança do campeonato. O Benfica tem sido inteligente nos mercados. Saiu o Enzo e a equipa continua a render. O Aursnes não está disponível, mas o Benfica terá um onze para corresponder", vinca. 

Seleção será certeza 

A terminar, Hugo Pereira frisa que o nome de Fredrik Aursnes estará incluído, com toda a certeza, na lista de convocados da seleção da Noruega, que será divulgada nos próximos dias, para os jogos particulares que a formação nórdica irá disputar. 

"Não tenho dúvida nenhuma. A Noruega está a progredir, mas não se pode dar ao luxo de deixar jogadores como o Aursnes fora da convocatória", remata. 

Leia Também: Aursnes eleito jogador da semana na Liga dos Campeões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Sporting

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Alfa Romeo

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas