Uma final em plenos 'quartos' e o adversário menos mau para o Benfica

O confronto Manchester City-Bayern Munique constituí-se como uma espécie de final antecipada da Liga dos Campeões de futebol de 2022/23, determinou hoje o sorteio dos quartos de final, que colocou o Inter Milão no caminho do Benfica.

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/03/2023 12:53 ‧ 17/03/2023 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

Os italianos, que eliminaram o FC Porto nos 'oitavos' (1-0, em Itália, e 0-0, no Estádio do Dragão), surgiam como um dos adversários menos problemáticos para o líder da I Liga, que já conquistou dois títulos europeus, em 1961 e 1962, mas nunca ultrapassou os quartos de final no atual formato da prova.

Além dos dois principais candidatos à conquista do troféu, o clube lisboeta evitou também o Real Madrid, recordista destacado de títulos na 'Champions', com 14 troféus conquistados (entre os quais na época passada), que defrontará o Chelsea, enquanto AC Milan e Nápoles protagonizam um embate exclusivamente italiano.

Além de ter escapado às equipas, teoricamente, mais fortes, o Benfica também seguirá o caminho mais acessível rumo à final de Istambul, uma vez que medirá forças com o vencedor da eliminatória entre milaneses e napolitanos caso se apure para as meias-finais, pelo que só poderá defrontar equipas transalpinas até ao jogo decisivo.

O confronto entre Manchester City e Bayern Munique, campeões de Inglaterra e Alemanha, é, no entanto, o jogo de maior cartaz da ronda, e vai proporcionar alguns reencontros marcantes, desde logo do treinador espanhol Pep Guadiola com o clube bávaro, que treinou entre 2013 e 2016.

O defesa internacional português João Cancelo, que foi emprestado pelo City ao Bayern em janeiro, aparentemente, em rota de colisão com Guardiola, voltará a encontrar os compatriotas Rúben Dias e Bernardo Silva, mas agora do lado oposto da 'barricada'.

De um lado estará o terceiro clube com mais títulos na competição (seis, em igualdade com o Liverpool), atual líder da Liga germânica, e do outro um emblema ainda em busca do primeiro troféu (perdeu a final de 2021, frente ao Chelsea), segundo classificado da Premier League, atrás do Arsenal, eliminado com estrondo pelo Sporting na quinta-feira, na Liga Europa.

Apesar das diferenças no palmarés, City e Bayern albergam, provavelmente, os dois melhores plantéis da atualidade, com suplentes que fariam as delícias de alguns dos maiores clubes europeus, com os 'citizens' a contarem com o melhor marcador desta edição, o avançado norueguês Erling Haaland, autor de 10 golos, cinco dos quais na goleada (7-0) ao Leipzig, na terça-feira.

O Benfica ainda não perdeu nesta 'Champions', mesmo tendo medido forças com Juventus e Paris Saint-Germain na fase de grupos, apresentando um saldo de seis vitórias e dois empates (que se somam a quatro triunfos nas pré-eliminatórias), e talvez não pudesse ter escolhido melhor adversário.

O Inter Milão já ergueu três vezes o troféu (1964, 1965 e 2010, a última das quais sob o comando do treinador português José Mourinho), mas esta época está longe de intimidar, como ficou demonstrado frente ao FC Porto, ocupando o segundo lugar da Liga italiana, à enormidade de 18 pontos do Nápoles.

Segundo posicionado no campeonato espanhol, muito longe do rival FC Barcelona, o Real Madrid volta a contar com a Liga dos Campeões para conquistar um troféu digno dos seus pergaminhos e a prova tem-se revelado um porto seguro para os 'merengues' nos últimos 10 anos, durante os quais conquistou seis títulos.

A situação do Chelsea, que conta com o avançado português João Félix, emprestado pelo Atlético de Madrid, é mais desesperante: 10.º classificado em Inglaterra, só um terceiro sucesso na 'Champions' permitirá à equipa londrina regressar ao mais insigne palco continental na próxima época.

O AC Milan é um caso diferente. Segundo clube mais laureado, com sete troféus, os 'rossoneri' têm andado afastados das luzes da ribalta, mas na época passada, com a ajuda inestimável do avançado português Rafael Leão, voltaram a sagrar-se campeões de Itália, 11 após o último sucesso.

Esta temporada ocupa apenas o quarto lugar, a 'anos-luz' do Nápoles, que conta com o defesa português Mário Rui para conquistar um 'scudetto' que lhe escapa desde os tempos do astro argentino Diego Maradona, e parece estar a transportar essa vontade para a Liga dos Campeões.

Os jogos dos quartos de final da Liga dos Campeões estão marcados para 11 e 12 de abril (primeira mão) e para 18 e 19 (segunda mão), enquanto as meias-finais disputam-se em 09 e 10 de maio e em 16 e 17 de maio e a final realiza-se em 10 de junho, na Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

FC Porto

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara1932
6Casa Pia1930
7Vitória SC1926
8Estoril1924
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente1922
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15AVS1918
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Cruise Control

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas