Portugal e Liechtenstein defrontam-se, esta quinta-feira, a partir das 19h45, no Estádio de Alvalade, num duelo relativo à primeira jornada d Grupo J da fase de qualificação para o Euro'2024.
Um jogo que marca a estreia de Roberto Martínez à frente do comando da seleção nacional, após um longo reinado sob a égide do engenheiro Fernando Santos. Para o mesmo grupo, e também hoje, vão realizar-se os embates entre Eslováquia e Luxemburgo, assim como o Bósnia Herzegovina-Islândia.
Entre estas duas congéres já se realizaram sete embates, com a seleção nacional a ter ganho seis desses encontros e apenas ter cedido um empate em outubro de 2004 (2-2).
Curiosamente, estes são os únicos dois países na Europa, cuja última letra termina numa consoante, isto partindo sempre do pressuposto da antiga designação de Países Baixos (Holanda) e que o País de Gales não entra nestas contas como nação independente, mas integrado no Reino Unido.
Dar conta ainda que o último jogo de Portugal foi diante de Marrocos, e culminou na eliminação do Mundial do Qatar, já o Liechtenstein não vence um encontro desde... 7 de outubro de 2020. De lá para cá, três empates e 22 derrotas.
Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez
Novo ciclo: "O mais importante, para mim, é o compromisso de todos os jogadores. Cristiano Ronaldo é muito importante, em todos os aspetos. Não vou comentar como a equipa estava a trabalhar anteriormente [com Fernando Santos], mas tem sido um espirito de união muito bom nestes três dias. Trata-se de um novo ciclo e com Cristiano Ronaldo somos melhores. Temos de dar o nosso máximo".
Análise ao adversário: "Vamos encontrar uma seleção muito motivada em jogar contra uma equipa como a nossa. Temos de saber encontrar os espaços. O Liechtenstein é bom no contra-ataque e mesmo as bolas paradas podem ser muito perigosas. Não há jogos fáceis".
Sistema tático: "O importante é entrar em jogo com uma ideia clara daquilo que temos de fazer. Todas as ocasiões são boas oportunidades para mostrar como devemos jogar como equipa, com personalidade nos momentos de ter e não ter bola. Saber recuperá-la rapidamente. Temos de crescer pouco a pouco. A linha de três ou de cinco dependerá dos adversários, tal como defender com linha de quatro. Temos de ser uma equipa flexível e variar a estrutura se for preciso".
Rene Pauritsch
Pontuar em Alvalade: "Isso seria um sonho [conseguir um empate], mas os tempos mudaram. Estamos em grande mudança, temos jogadores novos, mas melhores e vamos jogar de peito aberto para este primeiro jogo".
Novo selecionador de Portugal?: "Para mim não é uma desvantagem. Acho que é algo que vai motivar muito os seus jogadores, o estádio vai estar esgotado e eles vão dar tudo. Vão querer deixar uma boa imagem".
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphaël Guerreiro; Rúben Neves, Otávio, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix e Gonçalo Ramos.
Liechtenstein: Buchel; Malin, Hofer e Traber; Goppel, Sele, Luchinger e Yildiz; Meier, Hasler e Salanovic.
Últimos resultados
Portugal: D-V-D-V-V
Liechtenstein: D-D-D-D-D
Ausências
Portugal: -
Liechtenstein: -
Leia Também: Conceição fica no FC Porto até final da época, mas futuro está em aberto