A equipa das 'quinas' melhorou após as substituições operadas na segunda parte, tornou-se mais perigosa nos 20 minutos finais e consumou o triunfo aos 90+3 minutos, num cabeceamento certeiro do médio em resposta ao cruzamento do recém-entrado Martim Marques.
A equipa às ordens do selecionador Joaquim Milheiro ocupa o segundo lugar do grupo, atrás da República Checa, formação que venceu hoje a Croácia por 3-1 e que defronta os portugueses no segundo jogo, em Barcelos, à partir das 17:00 de sábado.
A seleção lusa ameaçou a baliza contrária ao minuto dois, num remate de fora da área de David Monteiro, mas sentiu dificuldades em impor o ritmo do jogo e em recuar no terreno quando perdia a bola, algo que os escandinavos aproveitaram para criar perigo, em remates de Montader Madjed, aos minutos seis e oito.
Portugal conteve as investidas suecas a partir dos 20 minutos, mas raramente apresentou velocidade e precisão na circulação de bola para abalar a defesa contrária, limitando-se a testar o guarda-redes André Picornell em novo remate de David Monteiro, aos 29 minutos, e num outro de Diego Moreira, aos 36.
O conjunto às ordens de Joaquim Milheiro circulou a bola no meio-campo sueco em quase toda a segunda parte, mas com os jogadores quase sempre estáticos, à espera da bola, sem movimentos capazes de abrir 'brechas' na retaguarda contrária.
Depois de um cabeceamento de Fredrik Nissen por cima, aos 48 minutos, a monotonia só voltou a ser quebrada depois das primeiras substituições, com Rodrigo Ribeiro a atirar ao lado, aos 72, Afonso Moreira a rematar para defesa de Picarnell, aos 84, e Gustavo Sá a cabecear à trave, aos 89, antes de surgir o golo da vitória lusa.
Só o primeiro classificado do Grupo 4 se apura para a fase final do Campeonato da Europa, que se vai realizar em Malta, entre 03 e 16 de julho de 2023.
Leia Também: "Benfica e Sporting? Inter e Juventus são favoritos, mas..."