Dragão sem chama cumpre serviços mínimos antes de teste de fogo na Luz

Fábio Cardoso anotou o único golo do encontro. Resultado deixa azuis e brancos a dez pontos do líder Benfica.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
02/04/2023 22:27 ‧ 02/04/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu, este domingo, pela margem mínima na receção aos algarvios do Portimonense (1-0), em jogo da 26.ª jornada da I Liga, e voltou a colocar-se a dez pontos do líder Benfica a dias do Clássico na Luz.

E por falar em Benfica, o único golo do duelo no Dragão foi anotado pelo ex-benfiquista Fábio Cardoso ao minuto 30.

Filme do jogo:

Com várias baixas à partida para este duelo com os algarvios, Sérgio Conceição teve de, forçosamente, fazer alterações na equipa inicial. Para além de ter colocado Cláudio Ramos na baliza, o técnico surpreendeu ao chamar ao onze Wilson Manafá, que não era titular pelos azuis e brancos há mais de um ano.

À partida esperava-se que os campeões em título, sobretudo pelo histórico recente de vitórias contra os algarvios. Apesar de ter dominado em todas as estatísticas no primeiro tempo, a verdade é que o FC Porto teve algumas dificuldades em chegar ao golo inaugural.

E até foram os algarvios a criar o primeiro sinal de perigo no encontro. Logo aos dois minutos, Seck bateu livre da esquerda, a bola chegou a Filipe Relvas ao segundo poste, mas o central falhou a emenda à boca da baliza.

O FC Porto respondeu com várias oportunidades de golo, mas Nakamura foi negando os festejos dos portistas. O guarda-redes nipónico fez frente a Toni Martínez em duas ocasiões e impediu o golo do espanhol. Mas não conseguiu impedir o centésimo remate certeiro dos portistas esta temporada. Wendell tirou um cruzamento bem medido e Fábio Cardoso ganhou à concorrência para assinar o seu terceiro golo esta época.

Esperava-se que o Portimonense abanasse com o golo dos azuis e brancos, mas a verdade é que a equipa de Paulo Sérgio esteve muito perto de empatar na jogada seguinte. Weliton aproveitou uma saída insegura de Cláudio Ramos para tentar o a igualdade, mas a bola passou rente à baliza.

Paulo Sérgio mexeu para o segundo tempo e os aurinegros entraram com outra cara na etapa complementar. Mas as redes voltaram a abanar do lado de Nakamura. Lançado por Pepê, Galeno surgiu na cara do nipónico e atirou a contar para o fundo das redes. Porém, o lance acabaria anulado por Miguel Nogueira. O juiz recorreu ao VAR e descortinou uma falta de Toni Martínez no início da jogada que culminaria com o remate certeiro do luso-brasileiro.

O Portimonense tentava reagir e criou perigo por intermédio de Rochez ao minuto 69. Mas a tarefa dos algarvios ficou mais complicada quando aos 71 minutos Lucas Ventura viu o segundo amarelo da partida e foi tomar banho mais cedo que os restantes companheiros de equipa.

Apesar de reduzidos a dez unidades, os aurinegros tentaram procurar o golo que valesse a igualdade, mas o FC Porto acabaria por conseguir cumprir os serviços mínimos para chegar à Luz na próxima semana com aspirações de se aproximar da liderança do campeonato. E Conceição aproveitou estes momentos finais de maior calma para promover a estreia de Marcus.

Feitas as contas, o FC Porto volta a ultrapassar o Sporting de Braga e sobe ao segundo lugar com 61 pontos, a dez do Benfica. O Portimonense é o 14.º classificado com 26 pontos e cinco derrotas nos últimos cinco jogos.

Momento do jogo: O golo de Fábio Cardoso valeu a conquista dos três pontos numa noite de clara falta de pontaria dos homens do ataque portista.

Equipas iniciais:

FC Porto: Cláudio Ramos, Manafá, Fábio Cardoso, Iván Marcano, Wendell, Matheus Uribe, Otávio, Pepê, Galeno Mehdi Taremi, Toni Martínez.

Suplentes: Samuel Portugal, David Carmo, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco, Eustaquio e Marcus.

Portimonense: Kosuke Nakamura, Fahd Moufi, Filipe Relvas, Park Ji-soo, Pedrão, Moustapha Seck, Lucas Ventura, Diaby, Klismahn, Yony González, Welinton Júnior.

Suplentes: Matheus Nogueira, Lucas, Carlos, Gonçalo Costa, Rochez, Paulo Estrela, Tornich, Sérgio Conceição e Rui Gomes.

Antevisão

FC Porto recebe, este domingo, o Portimonense, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 26.ª jornada da I Liga.

Os azuis e brancos entram em campo com vários ausentes para esta partida, mas sabem de antemão que não podem perder mais pontos sob pena de verem mais longe o líder Benfica.

O encontro entre FC Porto, que contará com arbitragem de Miguel Nogueira, tem início agendado para as 20h30 no estádio do Dragão e poderá segui-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Zaidu falha jogo com Portimonense, mas aponta ao Clássico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Sporting

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas