Fredrik Söderström será mais um adepto do FC Porto de olhos postos no Estádio da Luz para seguir atentamente o Clássico frente ao Benfica, que se realiza amanhã, sexta-feira, e que poderá ser decisivo nas contas finais do campeonato. Em entrevista exclusiva ao Desporto Minuto, o antigo internacional sueco, que esteve ligado aos dragões durante duas épocas e meia, defende que a equipa de Sérgio Conceição não pode ter "medo" no duelo com o rival.
"Vai ser um Clássico decisivo. Vai decidir se o FC Porto vai lutar para revalidar o título ou se o Benfica fica com via aberta para ser campeão. Vai ser um Clássico que pode valer o título. Prognóstico? 2-0 para o FC Porto, na Luz, seria bonito. Aí, tudo ficaria mais aberto e o Benfica ficaria mais ansioso e nervoso. Se o FC Porto vence, a luta pelo título ganha nova vida", começa por dizer Söderström, prosseguindo.
"O FC Porto joga sempre para ganhar, e, neste Clássico, ainda mais. Tem de ganhar ao Benfica, porque o empate não serve para nada. Se queres ganhar, tens de ir para a frente e fazer golos. Ou seja, o FC Porto tem de jogar sem medo, na Luz", vinca o antigo médio que na época 2001/02 acumulou 40 jogos com a camisola portista.
Questionado sobre aquilo que os jogadores do FC Porto podem sentir nos jogos frente ao Benfica, Söderström admite que se tratam de momentos especiais e que há uma energia diferente em campo. Tudo por conta da... rivalidade.
"Estamos a falar dos dois maiores clubes de Portugal. Há sempre aquela coisa de ser um jogo que capta a atenção de muita gente e há muita rivalidade. É aquele jogo que todos gostam de jogar. É um ambiente elétrico e toda a gente quer entrar com tudo", aponta.
Söderström também não deixa de sublinhar a importância de Sérgio Conceição no FC Porto, classificando o treinador como "uma lenda" do clube azul e branco, mesmo que acabe por deixar o comando técnico no final da presente temporada.
"O Sérgio Conceição é o treinador com mais títulos de sempre no clube, certo? Se sair, sairá como um herói e como uma lenda do FC Porto. Tem feito um trabalho extraordinário", defende, antes de analisar o futuro do treinador.
"Há várias equipas financeiramente mais fortes, mas para mim o FC Porto é um dos clubes mais poderosos da Europa. Se sair do FC Porto, tem de ir para uma equipa melhor e não há assim tantas. Portanto, vamos ver. Ele é um treinador muito ambicioso e talvez tenha outras opções, mas no FC Porto ele já está num clube muito, muito, grande", frisa o antigo camisola 14 do FC Porto.
Soderstrom com a camisola do FC Porto num duelo frente ao Real Madrid, na Liga dos Campeões. © Getty Images
Leia Também: "António Salvador fez do Sp. Braga um clube com ambições de ser campeão"
Leia Também: "Não vamos dourar a pílula. Benfica é campeão, mesmo perdendo o Clássico"