Rafael Leão pode festejar... e muito. O AC Milan empatou diante Napoli, esta terça-feira, na deslocação ao Estádio Diego Armando Maradona (1-1), após o triunfo na primeira mão também por 1-0, confirmando um lugar nas 'meias' da Liga dos Campeões, com a contribuição dura e crua do avançado português.
Num duelo sempre bem jogado do início ao fim, não faltaram oportunidades de um lado e do outro, mas até foi a equipa de Rafael Leão a primeira a ameaçar verdadeiramente o golo, na sequência de um lance em que Mário Rui acabou por cometer falta sobre o avançado português dentro da grande área. Porém, Giroud permitiu a defesa de Meret e desperdiçou o penálti aos 21 minutos.
Pouco depois, o defesa luso não resistiu a umas queixas que sentiu na perna e acabou por ser substituído aos 34 minutos, pouco antes do lance que viria a decidir a partida e, de certa forma, a eliminatória.
Aos 43 minutos, Rafael Leão - que foi novamente alvo de insultos racistas antes do jogo - inventou um lance ainda antes do meio campo, 'partiu a loiça toda' e chegou à área contrária depois de ultrapassar vários concorrentes diretos, assistindo Olivier Giroud para o remate certeiro que deixou os adeptos do AC Milan a festejar euforicamente.
A equipa que se prepara para 'roubar' o título de campeão italiano ao conjunto de Milão ainda procurou dar a volta ao rumo dos acontecimentos no segundo tempo, mas esbarrou sempre em Maignan que, aos 82 minutos, ainda defendeu uma grande penalidade de Kvaratskhelia, empatando o duelo... em penáltis falhados.
Ao cair do pano, Osimhen aproveitou um passe de Raspadori para fazer o empate na partida (90+3') e relançar a eliminatória para os últimos segundos, porém, já sem grande manobra de tempo para levar o jogo para prolongamento, confirmando-se o apuramento da equipa de Milão.
Desta forma, o AC Milan avança para o top-4 da principal competição europeia de clubes e fica agora à espera de Inter ou Benfica, que discutem uma vaga nas 'meias' esta quarta-feira, em Milão, após o triunfo dos italianos (0-2) na Luz.
Momento do jogo: Inevitavelmente, o lance que fez a maior diferença na eliminatória. Rafael Leão 'partiu a loiça toda' ainda antes do meio campo e ofereceu o golo a Giroud, aos 43 minutos.
[Notícia atualizada às 22h04]
Leia Também: Rafael Leão 'parte a loiça toda' e oferece golo a Giroud em Nápoles
Leia Também: Mário Rui cometeu penálti sobre Rafael Leão... e este foi o desfecho
Onzes
Napoli: Meret, Di Lorenzo, Rrahmani, Juan Jesus, Mário Rui, Ndombélé, Lobotka, Zielinski, Politano, Osimhen e Kvaratskhelia.
AC Milan: Maignan, Calabria, Kjaer, Tomori, Theo Hernández, Krunic, Tonali, Bennacer, Brahim Díaz, Rafael Leão e Giroud.
Antevisão
Após o triunfo na primeira mão por 1-0, o AC Milan joga o acesso às 'meias' da Liga dos Campeões, esta terça-feira, no reduto do Napoli.
A equipa de Mário Rui tem liderado o campeonato italiano de forma confortável e poderá apostar todas as fichas, sem poupanças, num dos duelos mais importantes da temporada, tendo que, para isso, recuperar da desvantagem pela margem mínima após a derrota em Milão.
Já o conjunto de Rafael Leão irá tentar inspirar-se na goleada aplicada há sensivelmente duas semanas em Nápoles (0-4) para festejar, sabendo-se que um empate também será suficiente para continuar na prova.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta terça-feira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "Rafael Leão é o mais ágil do AC Milan. Pode criar-nos armadilhas"