O FC Porto visitou e derrotou, na noite deste sábado, o Paços de Ferreira (2-0), em jogo da 29.ª jornada da I Liga. Além de ter recuperado o segundo lugar, que havia sido ocupado, à condição, pelo Sp. Braga há menos de 24 horas, os dragões encurtam para apenas um ponto a desvantagem face ao líder Benfica, que apenas vai a jogo amanhã, domingo, na receção ao Estoril.
Num jogo muito intenso, mas nem sempre bem jogado na Capital do Móvel, valeram os golos de Mehdi Taremi, aos 66', e de Toni Martínez, aos 83 minutos. Do lado pacense, nota para o facto de a equipa de César Peixoto ter alinhado toda a segunda parte com menos uma unidade em campo, por força da expulsão de Holsgrove.
O FC Porto também acumulou a quarta vitória consecutiva e complicou a vida... do Paços de Ferreira, que não aproveitou a derrota do Marítimo e que continua no penúltimo lugar da tabela classificativa e cada vez mais perto da descida.
Filme do jogo
A primeira parte contou com muitas faltas... e poucas ocasiões de golo. O Paços de Ferreira até entrou com vontade de 'fazer estragos', mas depressa perdeu a ousadia ofensiva e remeteu-se à defesa.
Por seu turno, o FC Porto foi ganhando terreno e aproximando-se da baliza à guarda de Vekic, embora sem grande inspiração na hora de finalizar. Taremi dispôs de uma grande ocasião a meio da primeira parte, mas não acertou na bola e perdeu a oportunidade de quebrar o nulo na Capital do Móvel.
Pouco depois, Fábio Veríssimo apontou para a marca de penálti, após Pepê ter caído na grande área pacense num lance com Antunes. No entanto, o VAR entrou em ação e aconselhou o árbitro a consultar as imagens. Veríssimo acabaria por reverter a decisão e o nulo manteve-se até ao intervalo, mas não sem antes o Paços ficar reduzido a dez unidades, por conta da expulsão de Holsgrove, que viu dois cartões amarelos em menos de 60 segundos, não escapando ao inevitável vermelho.
A segunda parte iniciou-se com nova ocasião flagrante perdida por Taremi. O avançado iraniano surgiu na cara de Vekic, mas voltou a provar que estava em noite pouco inspirada e acertou em cheio... no guarda-redes pacense.
Do outro lado foi Alexandre Guedes quem também perdeu uma boa oportunidade para desfazer o nulo. O avançado português galgou vários metros com a bola no pé, mas acabou desarmado por Pepe no momento em que tentava atirar à baliza de Diogo Costa.
Poucos minutos depois, foi Pepê quem surgiu em boa posição mas, uma vez mais, a pontaria não foi a mais afinada, atirando à malha lateral.
O festival de oportunidades perdidas acabaria por chegar ao fim aos 66 minutos, altura em que Fábio Veríssimo foi alertado pelo VAR e consultou as imagens do momento em que Nuno Lima pisou André Franco. A decisão demorou, mas acabou por valer uma grande penalidade que Mehdi Taremi não desperdiçou, quebrando, por fim, a resistência pacense.
A equipa de Sérgio Conceição respirou de alívio e ganhou a tranquilidade que tanto precisava, conseguindo, ainda, chegar a um segundo golo, aos 83 minutos, por intermédio do recém-entrado Toni Martínez.
Jogo resolvido e o FC Porto cumpriu mesmo a missão de sair de Paços de Ferreira com os três pontos no bolso, deixando o Benfica pressionado a vencer amanhã, frente ao Estoril.
Feitas as contas, os dragões chegam aos 70 pontos e recuperam o segundo lugar, ficando a um do primeiro posto, ocupado pelas águias. Na outra ponta da tabela continua a morar o Paços de Ferreira, que prossegue com os mesmos 17 pontos e no penúltimo lugar. A vida dos castores complica-se a cada jornada.
Momento do jogo: A expulsão de Holsgrove à beira do intervalo condenou o Paços de Ferreira. A partir daquele momento, ficou evidente que seria muito complicado a equipa pacense conseguir pontuar esta noite.
Equipas iniciais
ONZE DO PAÇOS DE FERREIRA: Vekic; Delgado, Ferigra, Antunes, Lima; Luiz Carlos, Rui Pires, Holsgrove; Gaitán, Uilton, Guedes.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Manfá, Pepe, Marcadno; Wendell; Uribe, Otávio, Pepê, Galeno; Evanilson e Taremi.
Antevisão
O FC Porto visita, este sábado, o Paços de Ferreira, em jogo da 29.ª jornada da I Liga, e 24 horas depois de ter visto o Sp. Braga 'roubar-lhe' o segundo lugar à condição. Os dragões precisam, assim, de vencer para recuperar o segundo posto, ao mesmo tempo que podem reduzir para apenas um ponto a distância face ao rival Benfica, ainda que a título provisório.
Do outro lado, refira-se, estará um Paços de Ferreira que também precisa de pontos para fugir à descida de divisão. Neste momento, a equipa de César Peixoto encontra-se no 17.º lugar do campeonato, em zona de despromoção direta.
O jogo entre o Paços de Ferreira e o FC Porto está agendado para as 20h30 e contará com a arbitragem de Fábio Veríssimo.
Leia Também: Ricardo Horta finta o FC Porto e coloca o Sp. Braga na sombra do Benfica