FC Porto mete a 'quarta' em Paços e coloca pressão máxima no Benfica

Dragões somam quarta vitória consecutiva no campeonato e encurtam distância para o líder para apenas um ponto. Taremi e Toni Martínez foram os marcadores de serviço na Capital do Móvel.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
22/04/2023 22:31 ‧ 22/04/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O FC Porto visitou e derrotou, na noite deste sábado, o Paços de Ferreira (2-0), em jogo da 29.ª jornada da I Liga. Além de ter recuperado o segundo lugar, que havia sido ocupado, à condição, pelo Sp. Braga há menos de 24 horas, os dragões encurtam para apenas um ponto a desvantagem face ao líder Benfica, que apenas vai a jogo amanhã, domingo, na receção ao Estoril. 

Num jogo muito intenso, mas nem sempre bem jogado na Capital do Móvel, valeram os golos de Mehdi Taremi, aos 66', e de Toni Martínez, aos 83 minutos. Do lado pacense, nota para o facto de a equipa de César Peixoto ter alinhado toda a segunda parte com menos uma unidade em campo, por força da expulsão de Holsgrove. 

O FC Porto também acumulou a quarta vitória consecutiva e complicou a vida... do Paços de Ferreira, que não aproveitou a derrota do Marítimo e que continua no penúltimo lugar da tabela classificativa e cada vez mais perto da descida. 

Filme do jogo

A primeira parte contou com muitas faltas... e poucas ocasiões de golo. O Paços de Ferreira até entrou com vontade de 'fazer estragos', mas depressa perdeu a ousadia ofensiva e remeteu-se à defesa. 

Por seu turno, o FC Porto foi ganhando terreno e aproximando-se da baliza à guarda de Vekic, embora sem grande inspiração na hora de finalizar. Taremi dispôs de uma grande ocasião a meio da primeira parte, mas não acertou na bola e perdeu a oportunidade de quebrar o nulo na Capital do Móvel. 

Pouco depois, Fábio Veríssimo apontou para a marca de penálti, após Pepê ter caído na grande área pacense num lance com Antunes. No entanto, o VAR entrou em ação e aconselhou o árbitro a consultar as imagens. Veríssimo acabaria por reverter a decisão e o nulo manteve-se até ao intervalo, mas não sem antes o Paços ficar reduzido a dez unidades, por conta da expulsão de Holsgrove, que viu dois cartões amarelos em menos de 60 segundos, não escapando ao inevitável vermelho

A segunda parte iniciou-se com nova ocasião flagrante perdida por Taremi. O avançado iraniano surgiu na cara de Vekic, mas voltou a provar que estava em noite pouco inspirada e acertou em cheio... no guarda-redes pacense. 

Do outro lado foi Alexandre Guedes quem também perdeu uma boa oportunidade para desfazer o nulo. O avançado português galgou vários metros com a bola no pé, mas acabou desarmado por Pepe no momento em que tentava atirar à baliza de Diogo Costa

Poucos minutos depois, foi Pepê quem surgiu em boa posição mas, uma vez mais, a pontaria não foi a mais afinada, atirando à malha lateral. 

O festival de oportunidades perdidas acabaria por chegar ao fim aos 66 minutos, altura em que Fábio Veríssimo foi alertado pelo VAR e consultou as imagens do momento em que Nuno Lima pisou André Franco. A decisão demorou, mas acabou por valer uma grande penalidade que Mehdi Taremi não desperdiçou, quebrando, por fim, a resistência pacense

A equipa de Sérgio Conceição respirou de alívio e ganhou a tranquilidade que tanto precisava, conseguindo, ainda, chegar a um segundo golo, aos 83 minutos, por intermédio do recém-entrado Toni Martínez. 

Jogo resolvido e o FC Porto cumpriu mesmo a missão de sair de Paços de Ferreira com os três pontos no bolso, deixando o Benfica pressionado a vencer amanhã, frente ao Estoril. 

Feitas as contas, os dragões chegam aos 70 pontos e recuperam o segundo lugar, ficando a um do primeiro posto, ocupado pelas águias. Na outra ponta da tabela continua a morar o Paços de Ferreira, que prossegue com os mesmos 17 pontos e no penúltimo lugar. A vida dos castores complica-se a cada jornada. 

Momento do jogo: A expulsão de Holsgrove à beira do intervalo condenou o Paços de Ferreira. A partir daquele momento, ficou evidente que seria muito complicado a equipa pacense conseguir pontuar esta noite. 

Equipas iniciais 

ONZE DO PAÇOS DE FERREIRA: Vekic; Delgado, Ferigra, Antunes, Lima; Luiz Carlos, Rui Pires, Holsgrove; Gaitán, Uilton, Guedes.

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Manfá, Pepe, Marcadno; Wendell; Uribe, Otávio, Pepê, Galeno; Evanilson e Taremi. 

Antevisão 

O FC Porto visita, este sábado, o Paços de Ferreira, em jogo da 29.ª jornada da I Liga, e 24 horas depois de ter visto o Sp. Braga 'roubar-lhe' o segundo lugar à condição. Os dragões precisam, assim, de vencer para recuperar o segundo posto, ao mesmo tempo que podem reduzir para apenas um ponto a distância face ao rival Benfica, ainda que a título provisório. 

Do outro lado, refira-se, estará um Paços de Ferreira que também precisa de pontos para fugir à descida de divisão. Neste momento, a equipa de César Peixoto encontra-se no 17.º lugar do campeonato, em zona de despromoção direta.

O jogo entre o Paços de Ferreira e o FC Porto está agendado para as 20h30 e contará com a arbitragem de Fábio Veríssimo. 

Leia Também: Ricardo Horta finta o FC Porto e coloca o Sp. Braga na sombra do Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Famoso cantor turco 'arrasa' José Mourinho: "Faz as malas e vai embora"

Fenerbahçe

Famoso cantor turco 'arrasa' José Mourinho: "Faz as malas e vai embora"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas