O FC Porto recebeu e venceu o Boavista, este domingo, por 1-0, em jogo da 30.ª jornada do campeonato nacional. Os dragões terminaram com menos um e tiveram de suar para segurar a vantagem mínima.
Mehdi Taremi marcou o único golo deste encontro da marca de grande penalidade, com o Boavista a ter forçado tudo para empatar na reta final.
Filme do jogo
Com o duelo para a Taça de Portugal a meio da semana contra o Famalicão, Sérgio Conceição fez várias mexidas no onze inicial para este jogo, como já era esperado. E foi um dérbi com muito pouca faísca nos primeiros 45 minutos.
O FC Porto assumiu desde cedo as despesas deste encontro, mas do outro lado tinha uma equipa muito bem posicionada a nível defensivo. Os dragões exploraram muito o ataque através de uma ou outra transição, mas as panteras foram aliviando essas iniciativas.
Depois de minutos iniciais mais intensos do que bem disputados, as duas equipas libertaram-se das amarras e perto do tempo de intervalo houve espaço para duas ocasiões. Depois de Cannon ter cortado um lance de golo em cima da linha, o Boavista esteve à beira de marcar aos 35 minutos e após um erro de Diogo Costa. Depois de um remate de Seba Pérez, a bola bateu no corpo do guarda-redes e saiu a centímetros da baliza.
A segunda parte trouxe consigo três alterações de uma assentada para o FC Porto no tempo de intervalo e foi um dos ases que Sérgio Conceição foi buscar ao banco que esteve na origem do único golo deste dérbi da Invicta. André Franco antecipou-se a Mangas e este fez falta sobre o médio portista. Rui Costa apontou de pronto para o penálti e Taremi, que já tinha visto um amarelo por simular um castigo máximo, abriu a contagem aos 59 minutos.
O lance teve o condão de despertar a equipa de Petit que poucas iniciativas tinha tido até então. Pouco depois do golo portista, Yusupha ficou na cara de Diogo Costa e só um corte providencial de Otávio impediu o golo. Seguiu-se novo ataque das panteras e um vermelho para os dragões. Aos 67 minutos, e depois de Toni Martínez errar um passe, Marcano foi obrigado a agarrar Ricardo Mangas que ia ficar isolado e foi expulso por Rui Costa.
Com o FC Porto reduzido a dez unidades, o Boavista partiu para cima do rival à procura do golo do empate. Primeiro, aos 72 minutos, Rui Costa assinalou penálti a favor do Boavista, mas o assistente tinha marcado primeiro fora de jogo a Ricardo Mangas que estava, de facto, em posição irregular.
Já com Boženík em campo, o avançado eslovaco teve nos pés duas grandes ocasiões para empatar o duelo, uma delas anulada em grande estilo por Diogo Costa. Numa primeira vez, o jogador dos axadrezados atirou a centímetros do poste da baliza e depois, aos 87 minutos, foi Diogo Costa a negar pela linha de fundo o desvio que parecia certeiro de Boženík.
O FC Porto foi sustendo as iniciativas ofensivas do rival, resistiu à expulsão e conseguiu voltar a aproximar-se do Benfica na corrida ao título de campeão nacional quando faltam quatro jornadas para terminar a I Liga.
Feitas as contas, o FC Porto volta a ultrapassar o Sporting de Braga e passa a somar 73 pontos, a quatro do Benfica e com mais dois do que o Sporting de Braga. O Boavista é o 12.º classificado com 37 pontos.
Momento do jogo: Diogo Costa salvou a vitória do FC Porto com uma defesa irrepreensível a um desvio de Boženík que levava selo de golo.
Equipas iniciais
FC Porto: Diogo Costa, Manafá, Pepe, Marcano, Wendell, Uribe, Eustáquio, Otávio, Pepê, Taremi e Evanilson.
Suplentes: Cláudio Ramos; Fábio Cardoso, Zaidu, Rodrigo Conceição, Grujic, André Franco, Galeno, Namaso e Toni Martínez.
Boavista: Bracali, Cannon, Sasso, Abascal, Bruno Onyemaechi, Salvador Agra, Seba Pérez, Makouta, Bruno Lourenço, Ricardo Mangas e Yusupha
Suplentes: João Gonçalves; Robson, Ibrahima, Malheiro, Joel Silva, Masa, Gorré, Bozenik e Martim Tavares.
Antevisão
O FC Porto está obrigado a vencer, este domingo, na receção ao Boavista, na 30.ª jornada da I Liga, depois das vitórias do líder Benfica e do Sporting de Braga, que ultrapassou os dragões no segundo posto.
A equipa de Sérgio Conceição não pode perder postos neste escaldante dérbi da Invicta sob pena de ficaram ainda mais pressionados na corrida pelo título de campeão nacional.
Os dragões precisam de vencer para ascender aos 73 pontos e recuperar o segundo posto, ante os 71 dos minhotos, e colocar-se de novo a quatro pontos dos encarnados, que contam 77.
Apesar do histórico recente nestes dérbis da Invicta pender para o lado do FC Porto, os axadrezados têm o quinto melhor ataque da I Liga e estão numa série de três jogos seguidos a pontuar (duas vitórias, um empate), prevendo-se um encontro muito difícil para os vigentes campeões em título.
O encontro entre FC Porto e Boavista, que será apitado por Rui Costa, tem apito inicial agendado para as 18h00 no Estádio do Dragão e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Morreu 'Zé das Medalhas', emblemático adepto do FC Porto