Paços de Ferreira e Sporting defrontam-se, este domingo, em jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga, que poderá permitir a reaproximação dos leões ao pódio, apesar da clara dificuldade em lá chegar até ao final da temporada.
Do outro lado, os leões terão um adversário que ainda sonha com a manutenção, nem que seja por via do play-off, uma vez que se encontra a oito pontos da posição acima da linha de água, ocupada pelo Estoril.
Tranquilo no quarto lugar, o emblema de Alvalade quererá certamente lutar até ao fim por um objetivo que continua a ser matematicamente possível, sobretudo depois da derrota do Sporting de Braga diante do Benfica, que poderá encurtar a distância de sete para quatro pontos... com outros três jogos em disputa.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste domingo, contará com a arbitragem de Nuno Almeida e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
César Peixoto
Estratégia: "É importante estarmos muito organizados, pois vão existir momentos em que o Sporting vai ter mais bola do que nós, temos de ser agressivos nos duelos quando entrarem no nosso bloco, mas também teremos de ter alma, caráter e coragem. O nosso plano tem de ser perfeito para levarmos pontos contra uma equipa forte".
Análise ao adversário: "Não vejo um jogo fácil e não espero um Sporting desmotivado. Pelo contrário. Acredito num Sporting desinibido, o que às vezes torna as coisas piores, porque os jogadores conseguem libertar-se mais da pressão. Será um Sporting superagressivo e pressionante, a querer roubar-nos bolas".
Contornar dificuldades: "Temos de fazer o nosso trabalho e quero estar focado na minha equipa. Tínhamos muitas baixas para Vizela e conseguimos construir uma equipa competitiva, agora temos mais opções".
Rúben Amorim
Análise ao adversário: “O Paços está a lutar pela vida e o ser humano quando luta pela vida transcende-se. E nós temos de fazer o mesmo, olhando para os últimos dois jogos que ganhámos. É pena que só faltem quatro jogos, tendo em conta a classificação, mas a ambição passa por ganhar os jogos que faltam. Temos de ter em atenção a este Paços, que tem muita qualidade, e olhamos para este jogo como se fosse contra o Arsenal ou a Juventus. Diante do Famalicão permitimos demasiadas transições e, por isso, há realmente aspetos a melhorar”.
Clássico para 'salvar' a época?: “A imagem que fica do Sporting é de pouca consistência. Não é a da equipa que jogou mau futebol, nunca será a da equipa que marcou poucos golos, mas a da equipa que falhou muito no início da época e em momentos-chave da temporada. Eu ficaria muito chateado caso se desse uma importância demasiado grande a esse jog, e não gosto de dar ênfase a esses jogos, até porque se não ganhamos títulos é porque não fomos bons o suficiente e portanto, ganhando ou não ganhando ao Benfica, não muda o balanço da época. Este clube vive de títulos e não de vitórias contra os rivais da cidade”.
Aposta na formação: “A aposta forte depende das gerações e do que aparece. Nós lançamos jovens, quando têm de ser lançados. Eu não quero estar a falar da próxima época, mas, obviamente, com ou sem formação, neste clube luta-se para ganhar títulos. Sendo que o nosso projeto também passa por apostar na formação”.
Últimos resultados
Paços de Ferreira: V-D-D-D-E
Sporting: V-V-E-E-D
Últimos onzes
Paços de Ferreira: Marafona, Juan Delgado, Erick Ferigra, Maracás, Antunes, Luiz Carlos, Paulo Bernardo, Nico Gaitán, Uilton Silva, Nigel Thomas e Alexandre Guedes.
Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Nuno Santos, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.
Ausências
Paços de Ferreira: Hernâni, Djaló (dúvida) e Antunes (castigado)
Sporting: Daniel Bragança, St. Juste e Jovane Cabral (lesionados)
Leia Também: "Não tenho reuniões marcadas com ninguém, apenas com o Sporting"