O Benfica não conseguiu, este domingo, ir além de um empate a duas bolas na deslocação a Alvalade, diante do Sporting, o que, aliado ao triunfo do FC Porto sobre o Famalicão, por 4-2, significa que o título de campeão nacional só será decidido na última jornada.
Ao fim de 33 rondas disputadas, os encarnados continuam a liderar o principal escalão do futebol português de forma isolada, com 84 pontos somados, mais dois do que os dragões, que seguem imediatamente atrás, pelo que chegam à despedida a 2022/23 com possibilidades matemáticas de levar a cabo uma ultrapassagem.
No próximo fim de semana, os homens de Roger Schmidt recebem o Santa Clara, último classificado e já condenado à despromoção, ao passo que os de Sérgio Conceição defrontam o Vitória SC, que ainda discute o quinto lugar com o Arouca.
Mas, afinal, o que é que terá de acontecer para o Benfica conquistar o troféu que lhe escapa já desde 2019? E que combinações permitirão ao FC Porto deixar para trás os eternos rivais e revalidar o título da passada época? O Desporto ao Minuto explica-lhe.
O Benfica será campeão se:
- Bater o Santa Clara;
- Empatar com o Santa Clara e o FC Porto não anular a sua diferença de golos (+11), diante o Vitória SC;
- Perder e o FC Porto não ganhar.
O FC Porto será campeão se:
- Bater o Vitória SC e o Benfica perder com o Santa Clara;
- Bater o Vitória SC anulando a diferença de golos (+11) para o Benfica, que teria de empatar.
Leia Também: Benfica empata no final, tira Sporting da Champions e cheira o título