O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta sexta-feira, que ordenou a "instauração de um processo disciplinar a Santiago Colombatto".
Em causa estão "factos ocorridos" no encontro da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, no qual o FC Porto recebeu e bateu o Famalicão, por 3-2, após prolongamento, para garantir o apuramento para a final, na qual bateria o Sporting de Braga.
À beira dos 90 minutos, o médio argentino do conjunto minhoto estava a ser assistido no relvado, quando o internacional português dos dragões se aproximou do local e ficou visivelmente irritado, alegando que este o teria chamado de "macaco".
Menos de 24 horas depois, Santiago Colombatto acabaria por recorrer às redes sociais para 'colocar os pontos nos is', assegurando que as palavras dirigidas ao adversário foram "Me pegaste un patadón, boludo" (em português, "Deste-me uma patada, idiota").
"O processo foi enviado, dia 5 de junho de 2023, à Comissão de Instrução Disciplinar da FPF, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução", completa a nota.
Leia Também: 'Caso Colombatto-Pepe'. Eis o que Manuel Mota escreveu no relatório