Portugal volta a competir com vista ao acesso ao Europeu de 2024, esta terça-feira, na visita à Islândia, em jogo a contar para a quarta jornada da fase de qualificação para o Campeonato da Europa e que coroará Cristiano Ronaldo com a sua 200.ª internacionalização.
Após os resultados sorridentes diante de Liechtenstein (4-0), Luxemeburgo (6-0) e Bósnia e Herzegovina (3-0), a seleção nacional procurará manter o caminho (convincente) no arranque da era Roberto Martínez, de forma a chegar aos 12 pontos em 12 possíveis... sem qualquer golo sofrido.
Pela frente, Portugal encontrará um adversário que, apesar das oscilações, ainda estará na mente de muitos portugueses pelo empate (1-1) na fase de grupos do Euro'2016, competição que viria a ser conquistada pela seleção na altura às ordens de Fernando Santos.
Nos dois únicos duelos antes desse ano marcante para a história do nosso país, a seleção nacional tinha batido a Islândia na fase de qualificação para o Euro'2012, primeiro com um triunfo em território islandês (1-3) e depois no Estádio do Dragão (5-3). Os únicos resistentes desses duelos são Cristiano Ronaldo, Pepe e Rui Patrício.
O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio Laugardalsvöllur, será apitado pelo alemão Daniel Siebert e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Age Hareide
Jogar ao mais alto nível: "É mais fácil para nós jogar contra equipas de grande nível. Elevamos o nosso jogo. Portugal é favorito e nós até gostamos desse papel. Isso é bom para nós. Ficamos mais soltos. Neste momento, se calhar, seria mais difícil jogar com o Liechtenstein do que jogar contra Portugal. Acredito que, com alguma sorte, podemos surpreender".
Análise ao adversário: "Estamos bem fisicamente e vamos dar boa luta. Portugal é uma boa equipa, tem grandes jogadores, mas não é a melhor equipa. Além disso, sabemos que há jogadores em dificuldades físicas. Por isso, vamos ver".
200.ª internacionalização de Cristiano Ronaldo: "Conheço o Ronaldo dos tempos ainda do Manchester United, quando era apenas um miúdo, estamos a falar há 20 anos. E, nessa altura, a forma como treinava e jogava era fantástica. É um jogador fantástico. Vai alcançar um número incrível. Mas nós estamos cá para poder estragar esse dia"
Roberto Martínez
Dificuldades e marca de Cristiano Ronaldo: "Cada partida tem as suas dificuldades. O treino foi cheio de energia e cheio de força. Temos 25 jogadores e é importante que, com duas partidas em 72 horas, utilizemos a força do balneário. Tal como a Islândia. 200 internacionalizações de Cristiano Ronaldo? Será um dia de celebração. É um orgulho para o futebol português e mundial. Durante o jogo, o foco estará em nós, para ganhar".
Importância de ter a baliza a zeros: "É importante [não sofrer]. No estágio de março, Rui Patrício teve dois jogos muito bons. Mas olho também para as partidas internacionais de Diogo Costa, com uma defesa espetacular recentemente com a Bósnia. Trabalhamos muito bem como equipa, nos períodos sem bola e à defesa. Precisamos de ter equilíbrio e a nossa atitude a defender tem sido muito boa".
Possíveis melhorias: "Nós gostamos de fazer as coisas passo a passo. É importante preparar bem o jogo. Podemos melhorar em tudo. Já tivemos três jogos e é importante a sintonia da equipa. Temos uma capacidade técnica elevada, mas precisamos de jogar juntos para mostrar tudo isso da melhor forma. Cada jogo acaba por nos fazer crescer. Respeitamos a Islândia, com um estilo de jogo direto e agressivo. Sabem como fazer golos rápidos. São diferentes de outras".
Últimos resultados
Islândia: D-V-D-D-E
Portugal: V-V-V-D-V
Últimos onzes
Islândia: Rúnar Rúnarsson, Alfons Sampsted, Valgeir Fridriksson, Victor Pálsson, Sverrir Ingason, Hordur Magnusson, Willum Willumsson, Jón Gudmundsson, Alfred Finnbogason, Jón Thorsteinsson e Albert Gudmundsson.
Portugal: Diogo Costa, António Silva, Rúben Dias, Danilo Pereira, João Cancelo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Raphaël Guerreiro, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix.
Ausências
Islândia: (-)
Portugal: Gonçalo Ramos (dispensado)
Leia Também: Roberto Martínez analisa percurso de Portugal: "Podemos melhorar em tudo"
Leia Também: UEFA nomeia árbitro de boa memória para visita de Portugal à Islândia