CR200 salva Portugal no último suspiro e consolida liderança na Islândia

Cristiano Ronaldo foi decisivo num dia histórico para si (e não só), ajudando a seleção nacional a carimbar a quarta vitória em quatro jogos na era Roberto Martinez.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
20/06/2023 21:43 ‧ 20/06/2023 por Miguel Simões

Desporto

Qualificação Euro'2024

Portugal carimbou o quarto triunfo consecutivo na caminhada para o Euro'2024, esta terça-feira, ao vencer na Islândia por 1-0, com um golo do inevitável Cristiano Ronaldo ao cair do pano, naquela que foi a sua 200.ª internacionalização - um marco para a história do futebol português... e mundial.

O avançado madeirense teve direito a uma homenagem com presença do Guinness antes do arranque da partida, antecedendo um primeiro tempo em que Portugal até entrou melhor, mas permitiu que os islandeses assustassem Diogo Costa, sem muita história para contar.

O segundo tempo trouxe uma seleção nacional com mais atitude e, após alguma insistência 'tímida', a vitória acabaria por chegar ao cair do pano, com um golo de Cristiano Ronaldo a ser validado pelo VAR  e a permitir a festa da equipa orientada por Roberto Martínez, consolidando a liderança do grupo na caminhada para o Euro'2024.

Era preciso mais...

Roberto Martínez optou por promover quatro alterações em relação ao onze apresentado frente à Bósnia e Herzegovina (3-0), com as entradas de Pepe, Diogo Dalot, Rúben Neves e Rafael Leão para os lugares de António Silva, Raphael Guerreiro, João Palhinha e João Félix, respetivamente.

Num país em que, por esta altura, a luz solar praticamente não desaparece, Portugal até começou por criar as melhores oportunidades, sobretudo com os cabeceamentos de Rúben Dias e Pepe a testar a atenção de Rúnar Rúnarsson.

Acontece que a Islândia até esteve à altura na resposta e, depois de Victor Pálsson assustar num remate por cima, foi a vez de Hordur Magnusson cabecear para as luvas de Diogo Costa.

O primeiro tempo não terminou sem que antes Cristiano Ronaldo ameaçasse o golo em cima do intervalo, num lance em que foi apanhado em fora de jogo, ficando a reclamar, instantes depois, uma expulsão para Alfred Finnbogason por uma cotovelada a Pepe que apenas deu em cartão amarelo.

Reação 'tímida' teve desfecho alegre

Sem qualquer alteração no regresso dos balneários, a seleção às ordens de Roberto Martínez entrou no segundo tempo com mais atitude e, em cerca de dez minutos, as três 'setas' da frente ameaçaram o golo, com destaque para um cabeceamento de Cristiano Ronaldo a passar a centímetros da trave.

Em ritmo algo 'morno', Roberto Martínez mexeu na equipa e lançou Gonçalo Inácio e Raphael Guerreiro, mas as coisas pareciam não estar a funcionar de modo nenhum, nem mesmo com as entradas de Otávio e Vitinha na reta final, já com a Islândia a jogar em inferioridade numérica por força da expulsão de Willumsson (81').

Como qualquer exibição de Portugal de outros tempos, o sofrimento manteve-se até ao fim e a alegria acabaria por chegar, quando Cristiano Ronaldo aproveitou uma assistência de Gonçalo Inácio para decidir o jogo e, assim, escrever a história que tanto desejava. Numa primeira instância, os festejos foram travados pelo assistente, mas o VAR tratou de permitir a festa de uma nação.

Com este resultado, Portugal soma 12 pontos em 12 possíveis (sem golos sofridos) e mantém-se na liderança do grupo, à frente da Eslováquia (10), precisamente o próximo adversário da seleção orientada por Roberto Martínez. Já a Islândia é quinta, com três pontos.

Momento do jogo: Inevitavelmente, o golo de Cristiano Ronaldo, alcançado ao cair do pano, que revelou ser decisivo no triunfo da seleção nacional, com muito sofrimento à mistura.

[Notícia atualizada às 21h46]

Leia Também: Cristiano Ronaldo homenageado pelos 200 jogos com presença do... Guinness

Leia Também: História é com ele. Cristiano Ronaldo chega às 200 internacionalizações

Leia Também: Insólito: Islandeses nas bancadas com camisolas do... Al Nassr

Leia Também: As melhores imagens do Islândia-Portugal que não viu na TV

Onzes

Islândia: Rúnar Rúnarsson, Valgeir Fridriksson, Victor Pálsson, Sverrir Ingason, Hordur Magnusson, Willum Willumsson, Jón Gudmundsson, Traustason, Alfred Finnbogason, Jón Thorsteinsson e Albert Gudmundsson.

Portugal: Diogo Costa; Danilo Pereira, Pepe, Rúben Dias; Diogo Dalot, Rúben Neves, Bruno Fernandes, João Cancelo; Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

Antevisão

Portugal volta a competir com vista ao acesso ao Europeu de 2024, esta terça-feira, na visita à Islândia, em jogo a contar para a quarta jornada da fase de qualificação para o Campeonato da Europa. Para além de Gonçalo Ramos, também João Palhinha e Nélson Semedo estão fora da convocatória de Roberto Martínez.

Após os resultados sorridentes diante de Liechtenstein (4-0), Luxemeburgo (6-0) e Bósnia e Herzegovina (3-0), a seleção nacional procurará manter o caminho (convincente) no arranque da era Roberto Martínez, de forma a chegar aos 12 pontos em 12 possíveis... sem qualquer golo sofrido. O jogo desta terça-feira coroará ainda Cristiano Ronaldo com a sua 200.ª internacionalização

Pela frente, Portugal encontrará um adversário que, apesar das oscilações, ainda estará na mente de muitos portugueses pelo empate (1-1) na fase de grupos do Euro'2016, competição que viria a ser conquistada pela seleção na altura às ordens de Fernando Santos.

Nos dois únicos duelos antes desse ano marcante para a história do nosso país, a seleção nacional tinha batido a Islândia na fase de qualificação para o Euro'2012, primeiro com um triunfo em território islandês (1-3) e depois no Estádio do Dragão (5-3). Os únicos resistentes desses duelos são Cristiano Ronaldo, Pepe e Rui Patrício.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio Laugardalsvollur, será apitado pelo alemão Daniel Siebert e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Islândia-Portugal: Seguir o caminho (convincente) com a baliza trancada

Leia Também: Eis os dois jogadores riscados por Martínez para o jogo contra a Islândia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Major League Soccer

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As marcas que mais cresceram em Portugal são estas

BYD

As marcas que mais cresceram em Portugal são estas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas