Muito se tem falado do processo de renovação de Rafa Silva com o Benfica, uma vez que o avançado português avançará para a última época de contrato com as águias e já se teme que 'imite' Grimaldo... em toda a linha.
O defesa espanhol saiu para o Bayer Leverkusen de forma algo polémica, mas conseguiu deixar o seu nome na história do Benfica com 303 jogos ao fim de oito épocas consecutivas, tratando-se de uma marca que, em condições normais, será ultrapassada por Rafa Silva, saia ou não no final do contrato.
Com um total de 274 jogos em sete temporadas, o avançado que se destacou no Sporting de Braga antes de chegar ao emblema da Luz, em 2016/17, precisará apenas de disputar 30 jogos para ultrapassar a marca do antigo companheiro e, assim, entrar para o top30 de jogadores com mais partidas disputadas na história do Benfica.
Sem que seja colocado um cenário de lesões longas ou de afastamento do plantel, Rafa Silva tem tudo para atingir tal marca, até porque, olhando para as últimas épocas, ultrapassou sempre a fasquia dos 40 jogos por temporada.
No entanto, na Luz já se teme que todos estes dados semelhantes aos de Grimaldo conduzam ao mesmo desfecho, dado que o defesa espanhol entre muitas hesitações entre renovar ou sair, acabou por ver oficializada a sua ida para a Bundesliga ainda antes do término da última época.
Rafa não é o único na reta final...
Rafa Silva, que renunciou à seleção nacional no passado mês de setembro, não é caso único no Benfica, uma vez que também Chiquinho tem contrato válido apenas até à próxima época. Depois de um período algo intermitente, com empréstimos a Sporting de Braga e Giresunspor, o médio que foi encarado como um substituto, em parte, de Enzo Fernández, acabou por crescer com Roger Schmidt, com o registo de dois golos e três assistências em 44 jogos.
Os dois jogadores bateram recordes no Benfica com a ajuda de Roger Schmidt.© Getty Images
De referir que esta temporada foi uma das que Rafa Silva mais se destacou, com o registo de 14 golos e nove assistências, ainda que com números inferiores aos da época passada. Em matéria de jogos realizados, o avançado de 30 anos bateu o recorde de 2020/21 (46 duelos realizados) e alcançou as 47 partidas com a camisola das águias, pelo que a direção liderada por Rui Costa pretende evitar nova 'dor de cabeça'.
Para continuar a alimentar tais marcas e, consequentemente, dar alegrias aos adeptos do Benfica, será preciso prolongar a ligação o quanto antes, evitando-se nova saída dos encarnados a custo zero. Conseguirá o emblema da Luz evitar o 'prejuízo'? A seu tempo saberemos...
Leia Também: Grimaldo já foi. Rafa é a 'dor de cabeça' que se segue para o Benfica
Leia Também: O valor exigido por Rafa Silva para renovar com o Benfica
Leia Também: Obra de arte de Grimaldo entre os melhores golos da Liga dos Campeões
Leia Também: Benfica também vai defrontar Cristiano Ronaldo no Algarve. Eis as datas