A Liga Portugal anunciou, esta terça-feira, todas as condicionantes do sorteio do calendário relativo à I e II Ligas, agendado para esta quarta-feira, a partir das 19h30 (horário de Portugal Continental).
À semelhança daquilo que é habitual, as equipas rivais da mesma região "não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada", como acontece com Benfica/Sporting, FC Porto/Boavista, Vitória SC/Sporting de Braga e, esta época, juntam-se ainda Portimonense/Farense e Moreirense/Vizela. Além disso, na medida do possível, Vitória SC e Famalicão, assim como Sporting de Braga e Gil Vicente, também deverão obedecer ao mesmo critério.
"Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média", pode ler-se no comunicado da Liga Portugal, que indica FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga e Vitória SC como as cinco equipas com "melhor classificação média".
Além disso, a Liga estipulou ainda que "as jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League", tratando-se de rondas que se cruzam com as referidas eliminatórias das provas europeias.
[Notícia atualizada às 17h08]
Confira o comunicado na íntegra:
"Liga Portugal BWIN:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora):
a. SL Benfica e Sporting CP;
b. FC Porto e Boavista FC;
c. SC Braga e Vitória SC;
d. Moreirense F e FC Vizela;
e. SC Farense e Portimonense;
f. Gil Vicente e SC Braga (evitar na medida do possível);
g. Vitória SC e FC Famalicão (evitar na medida do possível);
h. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e FC Famalicão;
i. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e Gil Vicente FC;
j. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;
k. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia.
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:
a. FC Porto – 17,33 pontos
b. SL Benfica – 16,67 pontos
c. Sporting CP – 16,67 pontos
d. SC Braga – 15,33 pontos
e. Vitória SC – 12,67 pontos;
4. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:
a. Nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League;
5. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1ª, 2ª e 3ª jornada).
Liga Portugal 2 SABSEG:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora): a) Marítimo M. e CD Nacional; b) FC P. Ferreira e Länk Vilaverdense;
3. As duas Equipas B em competição (FC Porto B e SL Benfica B) deverão jogar entre si na última jornada de cada volta;
4. Quando em viagem para as ilhas, se possível, evitar que a mesma equipa jogue com intervalo menor de 4 jornadas nas regiões autónomas: Açores e Madeira (Santa Clara, Marítimo M e CD Nacional)."
Leia Também: Belenenses, Académico e Torreense prometem boa imagem na Taça da Liga