Algumas horas após o apuramento de Portugal para a final do Europeu de sub-19, a Itália derrotou Espanha por 3-2, esta quinta-feira, na outra meia-final, reencontrando Portugal na final da prova pela terceira vez na história, já depois de se terem defrontado na fase de grupos com uma goleada portuguesa por 5-1. A final está agendada para este domingo, em Malta, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental).
Não se pode dizer que não tenham existido oportunidades na primeira parte, mas a verdade é que só no segundo tempo é que houve motivos de festejo junto das duas balizas, nuns segundos 45 minutos 'de loucos'.
Aos 52 minutos, Vignato tratou de abrir o ativo a favor da seleção italiana, mas viu o adversário reagir logo de seguida, com o empate a ser assinado por Barbera (58').
A equipa de Bollini quis traduzir a superioridade em campo em vantagem no marcador e acabou mesmo por alcançá-la, aos 66 minutos, com o remate certeiro de Pisilli.
No entanto, à semelhança do que tinha acontecido minutos antes, Gasiorowski apareceu no sítio certo após a cobrança de um livre para restabelecer a igualdade, ao minuto 74.
A confirmação dos festejos de Itália viriam a surgir aos 85 minutos, por intermédio de Lipani, após um pontapé de canto cobrado por Hasa, a garantir nova final entre portugueses e italianos.
Recorde-se que, na primeira final, Itália levou a melhor com um triunfo por 2-0 em 2003, levando Portugal a vingar-se na segunda final, em 2018, com uma vitória por 4-3 após prolongamento. Portugal e Itália vão, assim, disputar uma final pela terceira vez, numa altura em que ambas as seleções contam com a conquista de um Europeu de sub-19, precisamente nos duelos entre si.
[Notícia atualizada às 22h00]
Leia Também: Portugal não dá hipóteses à Noruega e está na final do Europeu de sub-19
Leia Também: As imagens da festa de Portugal ao carimbar nova final do Euro de sub-19