Com o final do ano à porta, ainda não conseguiu perder aqueles quilos que considera estarem a mais. Adivinhámos, não foi? Mas não desanime. Ao contrário do que possa pensar, a alimentação pode e deve ser uma das suas maiores aliados durante o processo de emagrecimento. Mais: há alimentos que chegam a imitar os efeitos do Ozempic, o popular fármaco à base de semaglutido (princípio ativo que mimetiza os recetores da molécula GLP-1), indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, mas que é frequentemente utilizado para a perda de peso.
Ao jornal Metrópoles, a nutricionista Bianca De Luca recomenda alguns deles. A saber:
Leia Também: Todos temos em casa o alimento que reduz o colesterol e protege o cérebro
1- Aveia
É rica em fibras solúveis, como beta-glucanos, que formam uma substância gelatinosa no estômago. Isso desacelera a digestão e o esvaziamento gástrico. Quer isto dizer que a aveia é altamente saciante.
2- Maçã
O mesmo ocorre com o consumo de maçã, fruta rica em pectina, que se trata de uma fibra solúvel que se expande no estômago.
3- Sementes de chia
Ricas em fibras, formam um gel no estômago, promovendo uma sensação de saciedade e retardando o processo digestivo. O efeito é semelhante à ação dos fármacos GLP-1.
Leia Também: Junte isto ao café para acelerar o metabolismo (e queimar mais gordura!)
4- Ovo
Rico em proteínas, o ovo também promove uma maior saciedade.
5- Lentilha
Fonte de proteínas e fibras, a lentilha sacia e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
6- Abacate
É fonte de gorduras monoinsaturadas e fibras. Retarda o esvaziamento gástrico e mantém a saciedade entre refeições.
7- Gorduras saudáveis e fermentados
Alimentos como azeite, coco, nozes, castanhas e sementes de girassol e de abóbora são aliados que retardam o esvaziamento gástrico e, ao mesmo tempo, promovem a saciedade. Fermentados, probióticos e prebióticos também ajudam a regular o apetite.
Leia Também: O tubérculo mal amado que quem quer emagrecer devia comer mais vezes