"Difícil" apontar data para decisão sobre participação de russos

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) assumiu hoje ser "difícil" apontar uma data para a decisão quanto à participação de atletas russos e bielorrussos em Paris2024, desejando, sobretudo, que no final seja uma "boa decisão".

Notícia

© Lusa

Lusa
18/07/2023 17:44 ‧ 18/07/2023 por Lusa

Desporto

COI

"A data-limite é... antes dos Jogos Olímpicos. É difícil dizer quando. Queremos fazer todas as diligências e, para isso, é preciso perceber o que se passa com as qualificações. Até agora, está tudo bem. As regras estão a ser respeitadas por todos os participantes, mas é cedo para tirar conclusões finais. Vamos demorar algum tempo. Queremos ser diligentes e o mais confiantes possível numa boa decisão", disse Thomas Bach.

Devido à invasão da Ucrânia, os atletas com passaporte russo e bielorrusso foram afastados de competições internacionais em muitos desportos, contudo, mediante recomendação do COI já este ano, estão a regressar em várias modalidades, sendo que em diversas já integram os processos de apuramento olímpicos.

"A Rússia é a responsável por esta guerra, mas defendemos também os direitos dos homens. A ONU e a carta olímpica são muito claras ao não permitir qualquer tipo de discriminação em função do passaporte. Há outras guerras, crises armadas, confrontos no mundo e a nossa posição é sempre a mesma", insistiu Bach, numa conferência online com jornalistas.

A este propósito, o alemão ilustrou com os exemplos dos conflitos entre Azerbaijão e Arménia, Palestina e Israel, Etiópia e Eritreia, mencionou a guerra no Iraque e a intervenção internacional no Afeganistão.

"Para nós, trata-se de respeitar os atletas e não os punir pelos atos irresponsáveis e reprováveis dos seus governos", destacou.

Apesar disso, reconheceu, indiretamente, que o COI não tem o poder absoluto nesta matéria, recordando que há várias federações internacionais, entre as quais a de atletismo, a par da natação, a modalidade que mais medalhas atribui na competição, a boicotar a presença de russos e bielorrussos.

"Temos de ser pragmáticos. Por exemplo, a federação internacional de atletismo não permite que esses atletas participem no apuramento. Se não há qualificação, não pode haver participação. Vai depender da federação", admitiu.

Thomas Bach elogiou o apoio que a posição do COI tem recebido para a sua opção de reintegração, destacando as declarações do G7 - reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido - e do Movimento dos Não-Alinhados, com o voto de 120 países dos 193 que integram a ONU.

"A nossa posição é muito clara. Temos a missão de unir todos os atletas do mundo numa competição pacífica. Temos a responsabilidade de não os punir pelos atos dos seus governos. Os atletas de todo o mundo apoiam a nossa posição. Queremos construir mais pontes e não mais muros", reforçou.

A invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro de 2022 -- justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia --, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Os Jogos Olímpicos vão decorrer em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Uruguai

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas