O despertador tocou, mas sem festejos. A seleção portuguesa de futebol feminino estreou-se no Campeonato do Mundo, este domingo, com uma derrota diante dos Países Baixos, vice-campeão mundial, por 1-0, em Dunedin, na Nova Zelândia.
As navegadoras não esconderam a emoção (e as lágrimas) de entrar em campo, num momento histórico para o futebol nacional que, para os portugueses, começou bem cedo, face às 11 horas de diferença para o território neozelandês, mas o desfecho não foi o desejado.
A seleção neerlandesa começou melhor e prova disso foi o facto de ter chegado ao golo ainda dentro dos primeiros 15 minutos, num cabeceamento certeiro de Van der Gragt. Na sequência de um pontapé de canto, a defesa saltou mais alto e viu o lance ser inicialmente invalidado pela árbitra assistente devido a um fora de jogo posicional. Porém, com recurso às imagens do VAR, a árbitra Kateryna Monzul acabou por conceder golo, uma vez que Roord não interferiu no campo de visão da guardiã Inês Pereira.
O conjunto às ordens de Francisco Neto precisava de reagir, mas a verdade é que esteve perto de sofrer o segundo por duas ocasiões, sem conseguir ameaçar a baliza contrária da forma desejada, face ao poderio do adversário que tinha pela frente.
No segundo tempo, Portugal apresentou-se mais atrevido e foi somando algumas aproximações junto da baliza contrária, sobretudo após as mexidas do selecionador português, com a entrada de Kika Nazareth e, mais tarde, a tripla alteração de Lúcia Alves, Telma Encarnação e Andreia Jacinto.
Tanto assim foi que, instantes após as últimas mudanças, Telma Encarnação assinou o primeiro e único remate à baliza, testando (finalmente) as luvas de Van Domselaar, mas a verdade é que o marcador não voltou a mexer.
Com este resultado, Países Baixos e Estados Unidos da América - após triunfo por 3-0 frente ao Vietname - partilham a liderança do grupo E do Mundial, dificultando as contas do apuramento, seguindo-se um duelo entre Portugal e Vietname, precisamente as seleções que ainda não pontuaram, no próximo dia 27 de julho.
[Notícia atualizada às 10h36]
Momento do jogo: Inevitavelmente, o lance que marca a partida, o golo dos Países Baixos. A ássistente de Kateryna Monzul ainda travou os festejos das neerlandesas, mas o VAR desfez todas as dúvidas e validou o tento de Van der Gragt.
Onzes
Países Baixos: Van Domsellar, Janssen, Spitse, Van der Gragt, Brugts, Pelova, Groenen, Van de Donk, Roord, Beerensteyn e Martens
Portugal: Inês Pereira, Catarina Amado, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Andreia Norton, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Dolores Silva, Jéssica Silva e Diana Silva.
Antevisão
As 'meninas' de Portugal arrancam, este domingo, o Campeonato do Mundo de futebol feminino, a partir das 8h30 (hora de Portugal Continental), num duelo relativo à primeira jornada da fase de grupos.
As pupilas de Francisco Neto terão pela frente os Países Baixos num encontro que se realiza no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia. Um certame que também se realiza na Austrália. Dar conta que neste Grupo E também estão integradas as congéneres dos Estados Unidos e do Vietname que mediram forças no decorrer deste sábado, com vitória norte-americana por 3-0.
Recordar que Portugal é uma das oito seleções estreantes e no primeiro duelo da prova terá nada mais, nada menos, do que as vice-campeãs mundiais, num Grupo E que integra ainda os Estados Unidos, vencedor dos dois últimos Mundiais. A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto.
Leia Também: Após palavras de Cristiano Ronaldo, Rooney atira: "A MLS é desrespeitada"