No arranque de época para as duas equipas da I Liga, os algarvios saíram 'por cima', com golos de Rildo (06 minutos, de grande penalidade), Ronie Carrillo (62) e Carlinhos (82, de grande penalidade), e marcaram encontro com o Leixões na próxima ronda da competição, enquanto Ronaldo Tavares assinou o único tento dos amadorenses (58).
O Portimonense apresentou-se com quatro reforços (Vinicius Silvestre, Sylvester Jasper, Rildo e Ronie Carrillo), além de Guga, que alinhava nos sub-23 na época passada, enquanto, no Estrela, alinharam de início 11 jogadores que transitaram do plantel 2022/23.
Com os dois treinadores na bancada, ambos a cumprirem castigo, os algarvios, que estrearam novo relvado, começaram praticamente em situação de vantagem, abrindo o marcador logo aos seis minutos, numa grande penalidade convertida pelo extremo Rildo, a punir mão de Miguel Lopes na área.
Para início de época, o jogo foi mexido na metade inicial e o perigo rondou as duas balizas, especialmente nas tentativas de Lucas Ventura (27) e Jasper (38), nos algarvios, e de João Reis (27), Regis (30) e Jean Felipe (45+1), nos amadorenses, todos com remates que não passaram longe dos 'ferros'.
Na segunda parte, que arrancou em menor ritmo, o Estrela ainda empatou, por Ronaldo Tavares (58), com alguma felicidade, após centro de Regis, e o avançado esteve perto do 2-1 dois minutos depois, colocando à prova Vinicius Silvestre.
Mas a reação da equipa de Paulo Sérgio foi mais forte, com o avançado equatoriano Ronie Carrillo a marcar na recarga a um remate de Sylvester Jasper ao poste (62), antes de Carlinhos fechar a contagem de grande penalidade (82), após falta de Luan Farias sobre o reforço Igor Formiga.
Na segunda fase da Taça da Liga, o Portimonense vai defrontar o Leixões, em Matosinhos, em encontro marcado para domingo, às 11:00.
Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão.
Portimonense -- Estrela da Amadora, 3-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Rildo, 06 minutos (grande penalidade).
1-1, Ronaldo Tavares, 58.
2-1, Ronie Carrillo, 62.
3-1, Carlinhos, 82 (grande penalidade)
Equipas:
- Portimonense: Vinicius Silvestre, Guga (Igor Formiga, 67), Alemão, Filipe Relvas, Gonçalo Costa (Seck, 67), Paulo Estrela (Maurício, 77), Lucas Ventura (Pedrão, 46), Carlinhos, Sylvester Jasper (Diaby, 77), Rildo e Ronie Carrillo.
(Suplentes: Gabriel Souza, Maurício, Paulinho, Seck, Davis, Diaby, Igor Formiga, Pedrão e Hélio Varela).
Treinador: Paulo Sérgio (substituído no banco por Bruno Veríssimo, devido a suspensão).
- Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Miguel Lopes (Luas Farias, 78), Mansur, Jean Felipe (Hevertton, 64), Aloísio Souza, Vitó (Léo Cordeiro, 64), João Reis, Regis Ndo (Capita, 64), Ronald Pereira (Kikas, 78) e Ronaldo Tavares.
(Suplentes: António Filipe, Omurwa, Capita, Erivaldo Almeida, Léo Cordeiro, Shinga, Hevertton, Kikas e Luan Farias).
Treinador: Sérgio Vieira (substituído no banco por Gabriel Santos, devido a suspensão).
Árbitro: Ricardo Baixinho (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Mansur (01), Miguel Lopes (05), Carlinhos (33), Seck (72), Vinicius Silvestre (73), João Reis (81) e Maurício (90+4).
Assistência: 968 espetadores.