Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Amanhã
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Amanhã
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Amanhã
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Amanhã
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

"Cristiano Ronaldo e Pepe cumprem tudo à risca. É difícil lá chegar..."

Em conversa com o Desporto ao Minuto, André Martins não hesitou em destacar muitos dos nomes sonantes com os quais se cruzou ao longo da sua carreira, com destaque para casos como Cristiano Ronaldo e Pepe, na seleção nacional. As polémicas em torno de futebolistas como João Mário e Ricardo Esgaio - ex-companheiros no Sporting - também mereceram o comentário do experiente médio.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
25/07/2023 07:44 ‧ 25/07/2023 por Miguel Simões

Desporto

Exclusivo

André Martins aproveitou o destaque que foi tendo desde os tempos na formação do Sporting para justificar as dezenas de chamadas à seleção nacional, cuja estreia pela principal equipa aconteceu em 2013, altura em que já brilhava na elite dos leões.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, o experiente médio, não só falou do passado e do futuro da carreira de futebolista, como ainda valorizou os momentos em que teve a oportunidade de representar o seu país dentro das quatro linhas, especialmente ao cruzar-se com nomes sonantes de Portugal, desde Cristiano Ronaldo a Pepe.

André Martins não hesitou, por isso, em destacar a forma como os dois astros portugueses trabalhavam e continuam a trabalhar para manterem a forma numa altura em que se avizinha o fim da carreira.

"Quando partilhamos balneário com eles, percebemos o motivo de estarem há tantos anos num nível tão elevado. Não é só qualidade, até porque têm de sobra, mas também o trabalho, a alimentação e o descanso. São jogadores que cumprem tudo à risca durante muitos anos e que os colocam nesse patamar. É difícil lá chegar e ainda mais difícil é manter-se lá durante tanto tempo num nível de elite. É brutal", atirou sem rodeios.

Aos 33 anos, o internacional português não coloca um prazo quanto ao ponto final na carreira e, admitindo cuidar-se da forma mais adequada, destaca a motivação que vai tendo ao ver algumas das suas referências a 'dar cartas'.

"Sou um jogador que se cuida bem. Descanso e alimento-me bem. Penso que posso jogar mais alguns anos, mas não sei se com essa longevidade. Acho que é muito difícil jogadores com as idades deles estarem ao nível em que estão. São um exemplo. Ver um jogador como o Pepe [aos 40 anos] com o rendimento que tem, dá-nos também alguma força para continuar a jogar", admitiu.

Notícias ao Minuto Cristiano Ronaldo (38 anos) e Pepe (40 anos) não se cansam de representar a seleção nacional.© Getty Images  

A ida de Cristiano Ronaldo para a Arábia Saudita continua a dar que falar e, recentemente, o avançado madeirense até fez questão de vincar que a chegada de cada vez mais nomes sonantes ao futebol saudita se deve à sua presença no campeonato. Sobre esse assunto, André Martins não hesitou em dar razão a Cristiano Ronaldo.

"É um facto. Olhando para as diferenças do campeonato saudita há seis meses por comparação a atualmente, acho que é claro. Só vejo um motivo para isto estar a acontecer. Um jogador com a dimensão do Cristiano Ronaldo vai para um país sem grande visibilidade e, em seis meses, já há clubes sauditas a contratar jogadores com tanta qualidade", vincou, referindo ainda nomes portugueses. "Muitos deles novos, como é o caso de Jota e Rúben Neves, que podiam ficar mais tempo a jogar na Europa e foram para onde foi o Cristiano Ronaldo. É algo que não há como negar".

Das polémicas de Esgaio à opção de João Mário

Para além dos dois astros portugueses, André Martins partilhou balneário com jogadores como João Mário e Ricardo Esgaio no Sporting, tratando-se de dois nomes envolvidos em algumas polémicas num passado recente, ainda que por motivos diferentes.

O defesa direito dos leões já foi muitas vezes pintado como 'patinho feio' e, numa fase inicial da época passada, somou críticas atrás de críticas que o levaram a eliminar as suas nas redes sociais. O voto de confiança por parte de Rúben Amorim foi essencial para voltar a vestir a camisola do Sporting por mais ocasiões e André Martins confessa "não conseguir entender" a posição de muitos adeptos

"Sendo o mais sincero possível, eu nunca vou entender adeptos de um clube que criticam os jogadores da sua equipa. Nunca vou conseguir entender. Ninguém quer ganhar mais do que nós e ninguém vai para o campo para que as coisas corram mal e para querer fazer um autogolo ou um penálti. Todos nós fazemos o melhor possível", começou por vincar a sua posição.

"Tive a felicidade de trabalhar com o [Ricardo] Esgaio. É um excelente profissional que dá tudo, com qualidade e humildade. Mas há sempre aqueles jogadores que os adeptos pegam mais. Ele pode ficar um pouco mais exposto, mas tanto acontece ao [Ricardo] Esgaio ou ao André Martins hoje, como amanhã pode ser ao [Sebastián] Coates ou a outro jogador qualquer", acrescentou exemplos antes de referir algo que só piora o contexto. "Estamos sempre expostos ao erro. É nesses momentos que os jogadores precisam de força e não de pessoas que os critiquem. Acho que só vai piorar ainda mais a situação".

Notícias ao Minuto André Martins cruzou-se com Ricardo Esgaio também na seleção nacional, na participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016.© Getty Images  

Outro assunto polémico com um dos seus ex-companheiros de equipa prendeu-se à mudança de João Mário do Sporting para o Benfica em 2021, algo que deixou muitos adeptos surpreendidos (e revoltados). André Martins confessou que esse cenário nunca foi imaginado por si enquanto partilharam balneário, mas vincou o profissionalismo do jogador que recentemente renunciou à seleção nacional.

"Mudança de rival? Não me passava pela cabeça que algum jogador do Sporting pudesse representar o Benfica, mas o João Mário, como todos nós, é profissional. São coisas perfeitamente normais. O João [Mário] é um excelente profissional, fez a sua história no Sporting e agora está no rival, mas está a fazer a sua história lá. Representou muito bem o Sporting", frisou.

O médio de 33 anos, atualmente sem clube, referiu que a revolta dos adeptos dos leões era expectável, mas colocou-se na pele de um jogador que muda de rival e admitiu: "Temos de seguir aquilo que é melhor para nós".

Leia Também: André Martins recorda passagem pelo Sporting: "Estive perto de desistir"

Leia Também: Ex-Sporting traça plano ideal para um futuro em Alvalade: "Um sonho"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Mundial'2026

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas