O Vitória SC entrou a vencer na Liga Conferência, esta quinta-feira, ao sorrir na deslocação ao reduto do NK Celje (3-4), deixando a primeira equipa portuguesa a entrar em provas europeias esta época com uma vantagem mínima para a segunda mão da segunda pré-eliminatória. Ainda assim, nada está garantido.
A verdade é que o jogo não poderia ter começado da pior forma para a equipa portuguesa que, aos 17 segundos, após uma perda de bola, permitiu que Bobicanec aparecesse solto na cara de Bruno Varela para deixar os adeptos eslovenos a festejar.
O conjunto de Guimarães não tardou em reagir e foi acumulando várias oportunidades, até que conseguiu materializar as tentativas em golo aos 25 minutos, num cabeceamento exímio de Jota Silva, na sequência de uma bola parada bem trabalhada pelo Vitória SC.
O golo da reviravolta surgiu ainda dentro do primeiro tempo e num lance digno de registo, com semelhanças ao... futebol de praia. André Silva combinou muito bem com Jota Silva e, na cara do golo, o brasileiro deixou as dezenas de vitorianos presentes nas bancadas a festejar.
Sem qualquer alteração ao intervalo, Moreno Teixeira viu-se obrigado a colocar Safira no lugar do lesionado André Silva numa fase em que o Vitória SC parecia estar a facilitar. Tanto estava, como isso viria mesmo a ficar patente no marcador, com o empate a ser rubricado por Matko, aos 59 minutos.
O cenário era de dúvida, mas tudo mudou após a tripla substituição dos vimaranenses, uma vez que o clube de Guimarães acabaria por passar novamente para a frente do marcador através de André Amaro, aos 71 minutos, num lance de insistência resolvido... 'à lei da bomba'.
Pouco depois, o recém-entrado Gonçalo Nogueira marcou o seu primeiro golo com a camisola do clube de formação e a vantagem cresceu para dois golos aos 81 minutos, ainda que, aos 90+6', Edmilson tenha aproveitado a passividade da defensiva adversária para reduzir a desvantagem (3-4) para a segunda mão.
A segunda mão está agendada para o próximo dia 3 de agosto, quinta-feira, sendo que já se sabe que o clube apurado irá defrontar o vencedor da eliminatória ente Balzan Youths (Malta) e Neman (Bielorrússia).
Momento do jogo: O tento apontado por Gonçalo Nogueira, aos 81 minutos, permitiu aos vimaranenses ampliar a vantagem para dois golos (2-4), embora o conjunto esloveno ainda tenha reduzido ao cair do pano.
[Notícia atualizada às 21h08]
Onzes
NK Celje: Obradovic; Karnicnik, Zec, Vuklisevic, Koderman; Bobicanec, Zabukovnik, Lamy; Ikwuemesi, Matko e Badje.
Vitória SC: Bruno Varela; Villanueva, André Amaro, Mamadou Tounkara; Afonso Freitas, João Mendes, Tomás Handel, Dani Silva, Miguel Maga; Jota Silva e André Silva.
Antevisão
À semelhança do que aconteceu na época passada, o Vitória SC - em função do sexto lugar na I Liga da temporada transata - ficou novamente responsável por marcar o arranque da aventura europeia dos portugueses, na presente época, deslocando-se até à Eslovénia, esta quinta-feira, ao reduto do NK Celje.
A contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Conferência Europa, o emblema de Guimarães jogará pela primeira vez na Eslovénia e, simultaneamente, fará aquele que é o primeiro jogo oficial da temporada, duas semanas antes do arranque do campeonato.
Do outro lado, os vice-campeões eslovenos já contam com um jogo oficial realizado na presente temporada, após o empate frente ao NK Aluminij (2-2), naquele que foi o primeiro jogo de Albert Riera no comando técnico na sequência da saída de Roman Pilipchuk.
Já a equipa de Moreno Teixeira sabe que os primeiros dois jogos da nova época acontecerão frente ao NK Celje, podendo ainda seguir-se novo embate europeu, em caso de apuramento, diante do vencedor da eliminatória ente Balzan Youths (Malta) e Neman (Bielorrússia), ainda antes da estreia no campeonato frente ao Estrela da Amadora.
O jogo tem apito inicial agendado par as 19 horas (horário de Portugal Continental), no Stadion Z’dezele, com arbitragem do cipriota Chrysovalantis Theouli e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sorrisos e seriedade. Assim foi a partida do Vitória SC para a Eslovénia