A Colômbia surpreendeu a seleção germânica com uma boa exibição, tendo ganho o jogo praticamente no último segundo. A seleção colombiana soube aguentar sem bola e foi cirúrgica nas oportunidades de golo que dispôs.
O primeiro golo do jogo foi conseguido pela jovem Linda Caicedo, aos 37 minutos, num dos melhores tentos do certame. Ultrapassou duas adversárias e atirou a contar num remate de belo efeito.
Aos 85 minutos, Caicedo quase podia ter dobrado a vantagem. Um cruzamento venenoso da número nove colombiana quase chegava aos pés da avançada colombiana, mas um ligeiro desvio fez com que a bola rasasse o poste direito da baliza germânica.
Já perto dos 90' penálti cometido por Catalina Perez, a guarda-redes colombiana, que derrubou a adversária, Oberdorfh, numa chegada tardia. Nem sequer tocou na bola. Alexandra Popp encarregou-se da marcação e converteu a grande penalidade. Empate para as germânicas.
No entanto, a Colômbia veio ainda a marcar na marcação de um canto. Manuela Vanegas, atleta da Real Sociedad, apontou de cabeça o golo da vitória, já nos descontos. Festa inesquecível para as colombianas. Vitória por 2-1 sobre uma das seleções mais fortes do mundo.
Tudo aberto no Grupo H, ao fim da segunda jornada da fase de grupos do Mundial' 2023. Colômbia em primeiro lugar, com seis pontos, Alemanha fica em segundo, com três os mesmos de Marrocos. a Coreia do Sul tem zero.