Meteorologia

  • 03 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 27º

"Caminho extraordinário". 'Navegadoras' orgulharam da Esquerda à Direita

Seleção feminina de futebol despediu-se do Campeonato do Mundo, mas o caminho é motivo de orgulho. A prova disso são as reações de várias figuras políticas que foram surgindo nas redes sociais. As 'Navegadoras' podem não ter ganhado dentro de campo, mas conseguiram o consenso entre a Esquerda e a Direita.

"Caminho extraordinário". 'Navegadoras' orgulharam da Esquerda à Direita
Notícias ao Minuto

14:57 - 01/08/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Desporto Portugal

A seleção portuguesa disse 'adeus', esta terça-feira, ao Campeonato do Mundo de futebol feminino, no entanto, a exibição das 'Navegadoras' na competição foi motivo de orgulho. Além das felicitações deixadas pelas mais altas figuras do Estado, foram várias as caras da política portuguesa que fizeram questão de enaltecer esta caminhada, que terminou após um empate sem golos diante dos Estados Unidos, no jogo da terceira e última jornada da fase de grupos.

Na rede social X (antigo Twitter), o líder do PSD, Luís Montenegro, notou que esta seleção deixou "as sementes para um futuro promissor".

"Uma palavra de reconhecimento e felicitação às jogadoras e todo o staff da seleção nacional de futebol feminino. Tiveram uma excelente prestação e deixaram as sementes para um futuro promissor", escreveu o social-democrata.

E o futebol parece ter também unido a Direita e a Esquerda. Na mesma rede social, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, defendeu que o jogo de hoje foi "uma afirmação da qualidade de todas as jogadoras de futebol em Portugal".

"O jogo de hoje da Seleção Feminina não foi uma eliminação mas uma afirmação da qualidade de todas as jogadoras de futebol em Portugal. A equipa surpresa do campeonato estreou-se em grande!", assinalou a bloquista.

Do mesmo lado, chegou também uma mensagem de Catarina Martins. "Que caminho extraordinário. Hoje foi por tão pouco. Mas não está a acabar. Está mesmo a começar. Maravilhosas", publicou a antiga deputada e líder do Bloco de Esquerda.

Já a socialista Isabel Moreira foi breve, mas a mensagem é clara: "Foram gigantes. Foram futuro. Obrigada".

Quem também fez questão de se manifestar foi a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

"No maior palco de todos, as nossas 'Navegadoras' jogaram sem complexos, de olhos nos olhos e sem medo de lutar até ao último segundo pela vitória contra as campeãs do mundo! Um orgulho e a confirmação que vivemos uma nova era no nosso futebol feminino!", assinalou a governante socialista.

Por sua vez, a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, lembrou que as 'Navegadoras' fizeram história ao levar "as nossas quinas" pela primeira vez a um Mundial feminino.

"Parabéns à Seleção Nacional de Futebol Feminino! Levaram as nossas quinas, pela 1.ª vez, até ao mundial feminino e deram luta à equipa dos EUA, bicampeãs mundiais! Que orgulho das nossas jogadoras, pelo caminho feito, que não acaba aqui, e pelo exemplo que deram a tantas meninas", lê-se na publicação que partilhou nas redes sociais.

Rui Tavares, líder do Livre, lamentou a "bola no poste" que "teria mudado tudo", mas expressou esperança para competições futuras.

"E tanto que elas mereciam ter passado a fase de grupos! Mas temos uma equipa fantástica e de certeza que vão dar grandes alegrias e ser muito felizes em competições futuras", escreveu na X.

"Enorme percurso" e "emoção até ao último minuto". O que disseram as mais altas figuras do Estado

Estas reações juntam-se às das mais altas figuras do Estado. 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos primeiros a reagir e enalteceu o "enorme percurso" da seleção portuguesa feminina, manifestando confiança em "conquistas" futuras para a equipa.

Numa mensagem divulgada no site oficial da Presidência da República., Marcelo agradeceu a toda a comitiva lusa que esteve no Mundial "pela foram empenhada e dedicada como dignificaram o nome de Portugal e dos portugueses".

"O Presidente da República acredita que o trabalho, realizado ao longo desta década, na formação e na elevação do futebol feminino, permitirá a Portugal almejar no seu futuro novas conquistas e novas ambições", lê-se na mensagem.

Os agradecimentos foram também partilhados pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. "A seleção nacional feminina de futebol fez história, com a primeira participação num Mundial. Bateu-se valentemente. Obrigado a todas as jogadoras e à equipa técnica", escreveu nas redes sociais.

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, também recorreu às redes sociais e felicitou a seleção portuguesa pela realização de "três jogos de alto nível" no Mundial de 2023.

"Parabéns à seleção portuguesa feminina de futebol. Um apuramento histórico, três jogos de alto nível e a emoção até ao último minuto. Às jogadoras, à equipa técnica, à FPF [Federação Portuguesa de Futebol], muito obrigado", indica a conta oficial do primeiro-ministro.

Portugal empatou hoje 0-0 frente aos Estados Unidos, bicampeões do mundo femininos de futebol, em Auckland, na Nova Zelândia, na terceira jornada do Grupo E do Mundial, mas ficou, na estreia, pela primeira fase do Mundial de 2023.

Apesar de ter empatado pela primeira vez frente à seleção norte-americana, ao 11.º jogo, e no primeiro oficial, a seleção portuguesa termina o agrupamento no terceiro posto, com quatro pontos, a três de Países Baixos, que hoje golearam o Vietname (7-0), e a um dos Estados Unidos, que avançam para os oitavos de final.

Portugal encerra a estreia em Mundiais, na nona edição, após um desaire por 1-0 frente às neerlandesas e a primeira vitória de sempre em fases finais, com o triunfo frente às vietnamitas por 2-0, com golos Telma Encarnação e Kika Nazareth.

[Notícia atualizada às 15h35]

Leia Também: Megan Rapinoe e a bola ao poste de Ana Capeta: "F***-se..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório