Três pesos pesados no tapete no torneio mais imprevisível de sempre

As eliminações prematuras de Alemanha, Brasil e Canadá fazem do Mundial feminino de futebol de 2023 uma autêntica caixa de surpresas, chegando aos oitavos de final sem favoritos claros ao título e com um escaldante confronto Suécia-Estados Unidos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/08/2023 12:53 ‧ 04/08/2023 por Lusa

Desporto

Mundial feminino

A surpresa poderia ser maior se Portugal, em estreia absoluta no torneio, tivesse vencido as norte-americanas no último jogo do Grupo E, mas o empate 0-0 permitiu às bicampeãs em título evitar um escândalo maior e manter-se na corrida por um inédito terceiro troféu consecutivo.

No período de compensação, aos 90+1 minutos, Ana Capeta, que tinha entrado aos 89, acertou no poste esquerdo da baliza norte-americana, cuja derrota deixaria de fora da prova a recordista de troféus, com quatro conquistados em oito edições, atrás dos Países Baixos, vice-campeão do mundo, e de Portugal.

"Ver os gigantes tombarem e os novatos apurarem-se faz deste campeonato um dos mais imprevisíveis e interessantes de sempre. (...) O tempo em que se podia prever tudo terminou", sentenciou Jill Ellis, a treinadora que levou o 'Team USA' à conquista do troféu em 2015 e 2019.

Os Estados Unidos continuarão a não ter vida fácil para reescrever a história, uma vez que vão defrontar a impressionante Suécia, vice-campeã olímpica e uma das três seleções que terminou a primeira fase com o 'pleno' de vitórias, a par do Japão e da Inglaterra, campeã europeia.

"Talvez seja melhor defrontá-las no domingo do que nas meias-finais ou na final", observou o selecionador sueco, Peter Gerhardsson, deixando o aviso às adversárias: "Sabemos que podemos vencê-las".

Se os Estados Unidos apenas tremeram, a Alemanha, campeã do mundo em 2003 e 2007, caiu com estrondo no fecho da fase de grupos, ao empatar 1-1 com a Coreia do Sul, abrindo caminho à qualificação para os 'oitavos' à Colômbia e à estreante seleção de Marrocos.

A Alemanha, que foi ainda finalista vencida no Mundial de 1995 e ocupa o segundo lugar do ranking da FIFA, nunca tinha sido eliminada antes dos quartos de final em todas as participações anteriores, desfecho dificilmente previsível quando goleou Marrocos por 6-0 na estreia, há menos de duas semanas.

A eliminação das germânicas, uma das maiores potências do futebol feminino, foi o culminar de um Campeonato do Mundo repleto de resultados insondáveis, a começar pelo jogo de abertura, no qual a coanfitriã Nova Zelândia bateu sensacionalmente a Noruega, campeã em 1995, por 1-0.

Pelo meio, o Brasil, campeão sul-americano e sempre candidato ao pódio -- apesar de nunca ter vencido a prova -, também ficou pelo caminho, atrás da França e da Jamaica, tal como o Canadá, campeão olímpico em título, superado pela coanfitriã Austrália e a Nigéria.

Se Portugal ficou a alguns centímetros de distância, Marrocos conseguiu mesmo tornar-se a única das oito seleções estreantes a apurar-se para os oitavos de final, nos quais vai defrontar a França, e o primeiro país árabe a ultrapassar a fase de grupos.

Outro confronto promissor vai opor o Japão à Noruega, enquanto Inglaterra e Países Baixos terão tarefas mais acessíveis frente a Nigéria e África do Sul (que, tal como as marroquinas e as jamaicanas, nunca tinha chegado tão longe) e do embate entre Colômbia e Jamaica resultará uma presença inédita nos 'quartos'.

A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas