O Sp. Braga tem muitos milhões em disputa nesta terça-feira. Joga a primeira mão da terceira pré-eliminatória de apuramento para a Liga dos Campeões, diante dos sérvios do Backa Topola. A equipa de Artur Jorge vem de uma pré-temporada com resultados positivos - 13 golos marcados e quatro sofridos. Ganhou a Nice, Bristol Rovers e Cardiff, empatou com a AS Roma, de José Mourinho, e perdeu por uma bola a zero com o FC Porto.
Já o Backa Topola começou a competição oficial mais cedo do que os bracarenses. Empatou com o Partizan, uma das melhores equipas sérvias, por 3-3, e ganhou ao Radnicki na segunda jornada do campeonato, por 3-0, na última quinta-feira.
Se o Sp. Braga conseguir ultrapassar o Backa Topola, vai ter de enfrentar ou Panathinaikos, da Grécia, ou os franceses do Olympique Marseille, onde atua o ex-bracarense Vitinha. O Sp. Braga procura atingir a terceira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. As últimas duas aconteceram em 2010/11 e 2012/13. O Backa Topola nunca chegou a essa fase.
O jogo realiza-se no Estádio Municipal de Braga, nesta terça-feira, às 20 horas. A equipa de arbitragem é liderada pelo austríaco Harald Lechner. A segunda mão está marcada para dia 15 de agosto, às 19 horas, no reduto dos sérvios.
Treinadores em discurso direto:
Artur Jorge
Ambição: "Esse é o meu grande trabalho nesta altura e tenho tido o cuidado de falar com os jogadores, porque não quero que possa ser contagioso o entendimento de que somos favoritos. Não entendo que somos favoritos de coisa nenhuma. O adversário foi segundo classificado da Liga sérvia [na época passada], já está a competir e chega a esta prova por mérito, temos que respeitar o adversário, que é forte."
Preparação da Champions: "Tivemos o cuidado de preparar a especificidade deste jogo, mas também do mês de agosto, que será tremendo, com oito jogos [se disputar o play-off]. Preparámos o trabalho com muita ambição e compromisso, será uma das imagens de marca da nossa temporada."
Maior experiência da equipa: "Tivemos o cuidado de contratar pouco, mas bem, fomos ao detalhe. O percurso que tiveram nas suas carreiras, estarem habituados a ganhar, identificam-nos com a identidade da nossa equipa."
Zarko Lazetic
Favoritismo do Sp. Braga: "Mas, uma coisa é clara, pelo passado e pelos resultados que tem tido ultimamente nas competições europeias, o Sporting de Braga é favorito neste duelo."
Vai dar luta: "Aceito esse favoritismo, mas nunca aceito resultados ou jogos perdidos antes do jogo. Vamos fazer tudo para fazer frente a uma equipa fortíssima como a do Sporting de Braga."
Pontos fortes do adversário: "É um prazer jogar com uma equipa como o Braga e a este nível europeu, sei da qualidade individual e coletiva do Sporting de Braga, tem muitas boas individualidades, mas o ponto forte é o coletivo."
Últimos jogos
Sp. Braga: -
Backa Topola: E-V
Último onzes
Sp. Braga: -
Backa Topola: Veljko Ilic, Josip Calusic, Goran Antonic, Nemanja Stojic, Milos Cvetkovic, Nemanja Petrovic, Milan Radin, Petar Stanic, Ifet Djakovac, Sasa Jovanovic, Milos Pantovic.
Ausências
Sp. Braga: -
Backa Topola: -
Leia Também: Sp. Braga enfrenta gregos ou franceses no playoffs (se passar)