O Benfica entrou da melhor maneira possível na temporada 2023/24, ao derrotar o FC Porto, por 2-0, no Estádio Municipal de Aveiro, resultado que lhe permitiu conquistar a nona Supertaça Cândido de Oliveira da história e igualando, assim, o número de vitórias do Sporting nesta competição.
Ángel di María, o reforço ‘cabeça de cartaz’ dos encarnados, cumpriu com as expetativas e abriu caminho para o triunfo no tão aguardado Clássico perante os eternos rivais, tendo o resultado final ficado selado pelos pés de Petar Musa, que só precisou de 23 minutos em campo, para demonstrar a Roger Schmidt que pode contar com ele.
‘Diabruras’ de Galeno e muito… Luís Godinho
Sérgio Conceição tinha garantido, na véspera, que estava ciente dos “grandíssimos jogadores do futebol mundial” que o Benfica adquiriu, no verão, mas também das “fragilidades” que apresentava, e a verdade é que o FC Porto demonstrou, desde bem cedo, que sabia como ‘quebrar’ o adversário.
Com Alexander Bah pouco apoiado, dada a escassa apetência defensiva de Ángel di María, os dragões procuraram explorar o corredor esquerdo, lançando bolas longas, ora para Wenderson Galeno, ora para Zaidu Sanusi, que foram uma constante ‘dor de cabeça’ para o lateral dos encarnados.
O avançado brasileiro fletiu da ala canhota para o centro e rematou com perigo aos 13 segundos, assim como aos seis e aos oito minutos. Ao 13.º minuto, os azuis e brancos mudaram de flanco, e, no espaço de escassos segundos, Mehdi Taremi e Otávio tiveram nos pés oportunidades soberanas para desfazer o nulo.
Os encarnados, por seu lado, foram dependendo dos ‘rasgos’ de genialidade de Ángel di María, para, aqui e ali, conseguirem desequilibrar a defesa dos dragões. No entanto, tirando um remate rasteiro de Orkun Kokçu à entrada da grande área, que Diogo Costa defendeu sem dificuldades, pouco fizeram para merecer o golo.
No meio de tantos craques, a figura do primeiro tempo acabou por ser… o árbitro, Luís Godinho, que exibiu o cartão amarelo a quatro jogadores do Benfica e outro do FC Porto, fruto de um critério excessivamente rigoroso que foi ameaçando ‘estragar’ o espetáculo que se estava a vislumbrar, em Aveiro.
Ángel di María, quem mais?
O Benfica regressou dos balneários transfigurado e entrou em campo bem mais pressionante e intenso do que no primeiro tempo. Desta feita, foi Rafa Silva a dar o primeiro sinal de perigo, quando, logo aos 48 minutos, apareceu na grande área a rematar à malha lateral, num lance em que a bola ainda desviou em Pepe.
Os encarnados começaram, finalmente, a acreditar, e o inevitável Ángel di María acabou por desfazer o nulo, aos 61 minutos. Orkun Kokçu intercetou um passe de Pepê e deixou a bola de imediato nos pés do internacional argentino, que, com um belo remate colocado, a colocou no fundo das redes à guarda de Diogo Costa.
Um golo que desorientou por completo o FC Porto, que, apenas sete minutos depois, voltou a ‘borrar a pintura’. Após dois duelos físicos perdidos, o esférico foi parar aos pés de Rafa Silva, que cruzou rasteiro para o recém-entrado Petar Musa, que não perdoou e fez, também ele, o gosto ao pé.
No entanto, a história ainda não estava totalmente contada. Aos 90 minutos, Luís Godinho recorreu ao VAR e expulsou Pepe, por ‘pisão’ a David Jurásek. Apenas dois minutos depois, Wenderson Galeno marcou um golo para ver e rever… que foi anulado, por mão na bola de Gonçalo Borges.
O Benfica conquista, desta maneira, aquela que foi a nona Supertaça Cândido de Oliveira da história, o que lhe permite ‘apanhar’ o Sporting como segundo clube mais titulado nesta competição. A força dominante continua, no entanto, a ser o FC Porto, que já ergueu o troféu num total de 23 vezes.
Momento do jogo: Ángel di María foi sempre o jogador mais inconformado do Benfica, e, no segundo tempo, quando dispôs de mais espaço, mostrou o que vale. Assistido por Orkun Kokçu, aos 61 minutos, não perdoou, bateu Diogo Costa e marcou o golo que abriu o caminho para o triunfo no Clássico.
Acompanhamento
90' - Apito final no Estádio Municipal de Aveiro! O Benfica bate o FC Porto, por 2-0, e conquista a Supertaça Cândido de Oliveira.
90+8' - Cenário inacreditável em Aveiro. Luís Godinho expulsou Sérgio Conceição por protestos... mas o treinador do FC Porto recusa abandonar o banco de suplentes. Só após muita insistência acabou por mudar de ideias, tendo rumado aos balneários ao mesmo tempo em que batia com a mão no peito, na direção dos adeptos do Benfica.
90+3' - 'Obra de arte' anulada. Luís Godinho recorre ao VAR e conclui que Gonçalo Borges ajeitou a bola com o braço no lance que culminou no golo de Galeno.
90+2' - GOOOOOLOOOOOOO DO FC PORTO! Que 'obra de arte' de Wenderson Galeno, que, com um grande remate à entrada da grande área, reduziu as distâncias para o Benfica.
90' - Cartão vermelho para Pepe! O internacional português deu um 'pisão' a David Jurásek e, após consultar o VAR, Luís Godinho exibiu-lhe o cartão vermelho direto.
81' - Sérgio Conceição coloca 'a carne toda no assador'. Entram Gonçalo Borges e Fran Navarro, saem Zaidu Sanusi e Mehdi Taremi.
75' - Mais uma alteração no Benfica. Chiquinho 'salta' do banco de suplentes e rende João Neves.
70' - Roger Schmidt volta a mexer. Sai Orkun Kokçu, entra Florentino Luís.
68' - GOOOOOLOOOOOO do Benfica! Petar Musa, a 'carta na manga' de Roger Schmidt, fez o gosto ao pé, após assistência de Rafa Silva, e complicou (ainda mais) a vida ao FC Porto.
65' - Sérgio Conceição não perde tempo e mexe de imediato. Entram Toni Martínez e Romário Baró, saem Danny Loader e Stephen Eustáquio.
61' - GOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! Assistido por Orkun Kokçu, que intercetou um passe de Pepê, o internacional argentino 'galgou' pela ala direita e, com um remate colocado, colocou a bola no fundo das redes azuis e brancas.
60' - Aí está Ángel di María! O internacional argentino encheu o pé e 'do meio da rua', desferiu um remate potente, mas à figura de Diogo Costa, que defendeu sem dificuldades.
55' - E temos dez cartões amarelos no Clássico. Zaidu Sanusi foi o mais recente admoestado, fruto de uma entrada feia sobre Alexander Bah.
51' - E eis outro cartão amarelo. É para Stephen Eustáquio, que protestou uma suposta falta de João Neves.
50' - Segunda parte começa com mais um cartão amarelo. Desta feita, é para João Neves, devido a um agarrão a Marko Grujic.
49' Volta a pedir-se grande penalidade em Aveiro. Fredrik Aursnes cruzou a partir da ala direita e acertou em Mehdi Taremi, tendo a bola desviado para Danny Loader. Luís Godinho mandou jogar, uma vez mais.
48' - Desta vez, é o Benfica a começar melhor. Rafa acelerou pela ala direita e rematou à baliza, tendo a bola desviado em Pepe antes de embater na malha lateral da baliza do FC Porto.
46' - As equipas estão de volta ao relvado. Roger Schmidt mexe a dobrar e faz entrar David Jurásek e Petar Musa para o lugar de Mihailo Ristic e João Mário. Já Sérgio Conceição, mantém tudo na mesma para a segunda parte do Clássico.
45' - Intervalo no Estádio Municipal de Aveiro. Benfica e FC Porto continuam empatados a 'zeros', num Clássico onde a figura tem sido... Luís Godinho, que já exibiu o cartão amarelo a sete dos 22 jogadores que estão em campo.
45+1' - Luís Godinho está imparável. Desta feita, exibiu o cartão amarelo a Pepê.
43' - Lá vai mais um cartão amarelo. Desta feita, é para Alexander Bah, por derrubar Galeno. No entanto, as imagens passam a sensação de que o brasileiro terá tropeçado nos próprios pés.
33' - Agora, é a vez de Pepe ver o cartão amarelo. O capitão do FC Porto derrubou Rafa Silva e foi admoestado. Feitas as contas, Luís Godinho já 'sacou' da cartolina por cinco vezes em apenas 18 minutos de jogo.
29' - E outro cartão amarelo. Agora, para Danny Loader, que chegou atrasado e atingiu Nicolás Otamendi quando este se preparava para afastar a bola do setor mais recuado do terreno.
28' - Depois do remate... o cartão amarelo. Orkun Kokçu recuou para travar o contra-ataque liderado por Mehdi Taremi e Luís Godinho não perdoou.
27' - O Benfica dá mais um 'sinal de vida'. Orkun Kokçu 'levou tudo à frente' e, à entrada da grande área do FC Porto, rematou rasteiro, para as mãos de Diogo Costa.
19' - Eis o primeiro caso da noite. Fredrik Aursnes levantou a bola e pediu mão de Stephen Eustáquio na grande área do FC Porto. No entanto, Luís Godinho nada assinalou.
18' - O Benfica tenta responder. João Mário tentou a sorte 'do meio da rua', mas sem qualquer perigo para a baliza à guarda de Diogo Costa.
16' - Mais um cartão amarelo. Agora é para João Mário, devido a uma entrada dura sobre Pepê. O Clássico está a ficar 'quentinho'...
15' - Aí está o primeiro cartão amarelo da noite. É para Mihailo Ristic, que atingiu Otávio na cara.
14' - Mais uma oportunidade para o FC Porto. Após cruzamento de Zaidu, Otávio remata de primeira, mas a bola sai fraca e para as mãos de Odysseas Vlachodimos.
13' - O que acaba de desperdiçar Mehdi Taremi! Assistido por Pepê, o internacional iraniano apareceu na 'cara' de Odysseas Vlachodimos, mas acertou mal na bola e rematou ao lado.
8' - O FC Porto não se cansa desta receita. Galeno recebe na esquerda, flete para o centro e remata. Desta feita, a bola embateu em Alexander Bah e por pouco não 'traiu' Odysseas Vlachodimos.
6' - Galeno está 'endiabrado'... O ex-Sporting de Braga voltou a receber a bola na ala esquerda, a conduzir para o centro e a tentar a sorte, de longe. No entanto, desta feita, a bola saiu longe do alvo.
1' - Que arranque do FC Porto! Galeno recebeu um passe longo na ala esquerda do ataque, fletiu para o centro e atirou a centímetros da baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos.
0' - Luís Godinho faz soar o apito inicial. Já se joga o Benfica-FC Porto da Supertaça Cândido de Oliveira.
Onzes
Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Ristic; João Neves, Kokçu, Di María; Aursnes, João Mário e Rafa.
FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano, Zaidu; Grujic, Eustáquio, Otávio; Galeno, Namaso e Taremi.
Antevisão
A espera chegou ao fim. É já esta quarta-feira que o Estádio Municipal de Aveiro vai receber o primeiro 'duelo de titãs' da nova temporada. Frente a frente, estarão Benfica e FC Porto, que vão digladiar-se pela Supertaça Cândido de Oliveira.
Os encarnados chegam ao tão aguardado Clássico com o estatuto de campeões nacionais em título, e na sequência de um mercado de transferências 'frenético', no qual investiram (para já) quase 40 milhões de euros em reforços como Orkun Kokçu ou David Jurásek.
Do outro lado, estarão os azuis e brancos, os vencedores da última edição da Taça de Portugal, que têm registado um defesa bem mais tranquilo. Por outro lado, venceram seis dos nove jogos de preparação, deixando uma primeira boa impressão.
O Benfica-FC Porto irá contar com a arbitragem de Luís Godinho, juiz da Associação de Futebol de Évora, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-FC Porto: Duelo de gigantes numa balança numérica desequilibrada