O Arouca está mais perto da passagem aos play-offs de acesso à Liga Conferência, após uma vitória sobre os noruegueses do Brann, por 2-1, no estádio Municipal de Arouca, tarde desta quinta-feira. A equipa de Daniel Ramos apresentou-se com alguns reforços, cirúrgicos para esta época.
O Arouca mostrou-se num 4-4-2 com Mujica e Cristo na frente, dois espanhóis que estiveram endiabrados e desfizeram completamente a defensiva nórdica. Já o Brann, jogou com um 4-3-3 a privilegiar a posse de bola, a sua imagem de marca.
Logo aos 3 minutos, o reforço Remeseiro é atingido por Kristiansen e fica durante bastante tempo no chão. Conseguiu recuperar, mas o defesa do Brann ficou a com a perna ensanguentada.
A primeira grande oportunidade chegou aos 8 minutos, um remate de Mujica na cara do guarda-redes, bela defesa de Dyngeland, a negar o golo com belos reflexos. Aos 14 minutos, Sylla falha no coração da área, após um cruzamento do lado direito. O jogador do Arouca remata forte mas por cima da baliza.
O Brann começou a ser mais perigoso na transição defensiva e a ameaçar a baliza do Arouca, mas pouco depois a equipa de Daniel Ramos conseguiu a vantagem no marcador. Grande contra-ataque e Mujica não tremeu, desta vez, na cara do guardião nórdico. 1-0.
A melhor oportunidade do Brann, na primeira parte, veio de livre direto. O 'viking' Finne, o melhor marcador do Brann, bateu bem mas a bola passou ao lado. O esférico deu uma ilusão de ótica no estádio.
Mujica, sempre ele, ainda teve uma grande oportunidade nos descontos da primeira parte. Grande arrancada, sozinho pela direita, e só foi travado pelo guarda-redes norueguês, em novo duelo. Na primeira parte, o Arouca bem podia estar a ganhar por mais de um golo.
Ao intervalo, apenas o Brann alterou um elemento, na procura de alterar o marcador. E até teve algum efeito. Aos 51', deu-se a primeira grande defesa de Arruabarrena, guarda-redes do Arouca, a remate de Finne, o elemento mais perigoso dos norugueses.
O Arouca baixou o ritmo e expôs-se mais do que Daniel Ramos gostaria. Ainda assim, iam ameaçando o Brann através de transições rápidas, que originaram um falhanço do espanhol Cristo, na sua primeira boa oportunidade. Quaresma cruza bem e o avançado espanhol falha ao segundo.
O Arouca aumentou a vantagem para 2-0 aos 74'- golo de Cristo, abençoado, a concluir uma transição espetacular dos aroquenses, com Mujica a servir de pivô e a entregar no companheiro espanhol. Só que os nórdicos não atiraram a toalha ao chão. Warming 'aqueceu' os minutos finais, após marcar na sequência de uma boa desmarcação. Quebrou a linha defensiva do Arouca e reduziu a desvantagem.
Contas feitas, vitória da equipa portuguesa na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Conferência, por 2-1. Mantém-se vivo o sonho europeu, mas falta uma visita à Noruega (e possivelmente à Holanda, já que pode encontrar o AZ Alkmaar nos play-offs, que venceu o Santa Coloma).
Momento do jogo:
Para infelicidade dos arouquenses, o momento do jogo é mesmo o golo dos norugueses. O remate certeiro de Warming deixa a eliminatória em aberto e com diferença de um golo, apenas, no agregado. Resta aos homens de Daniel Ramos segurar a vantagem.
Onzes:
Arouca: Arruabarrena, Esgaio, Galovic, Opoku, Quaresma, David Simão, Kouassi, Jason, Sylla, Rafa Mujica, Cristo González.
Brann: Dyngeland, Knudsen, Myhre, Castro, Borsting, Finne, Crone, Kartum, Nilsen, Kristiansen, Simba.
Antevisão:
Começa nesta quinta-feira a segunda aventura europeia do Arouca na sua história. Depois de uma saudosa participação na fase de grupos da Liga Europa, em 2016/17, os arouquenses estreiam-se na mais recente competição de clubes criada pela UEFA - a Liga Conferência. O Arouca recebe os noruegueses do Brann, no Estádio Municipal de Arouca, às 19 horas.
A equipa que terminou em quinto lugar na última edição do campeonato português tem, assim, o segundo jogo oficial da época. Conta com um novo treinador, Daniel Ramos, já com experiência em competições europeias. O clube reforçou-se bastante na janela de transferências, até com jogadores com passagens por grandes emblemas europeus. Cristo González, ex-Real Madrid, Rameseiro, ex-Valencia ou Koaussi, ex-Genk, são exemplos.
Pela frente tem o vencedor da Taça da Noruega do ano passado, o Brann. A equipa tem já bastante rodagem competitiva, visto estar a meio do campeonato do país (em quinto lugar). O Brann tem tido um crescimento exponencial nas últimas temporadas. Subiu à primeira liga em 2023 e foi campeão da taça do país, no ano anterior, mesmo estando na segunda divisão. Esse feito deu a qualificação para a Liga Conferência. Tem um plantel composto na íntegra por jogadores nórdicos - a única exceção é Niklas Castro, um dos mais atletas mais perigosos, que tem dupla nacionalidade chilena e norueguesa.
O primeiro encontro da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Conferência joga-se nesta terça-feira, a partir das 19 horas, no Estádio Municipal de Arouca. A arbitragem está encarregue do escocês David Munro. Quem ganhar, no conjunto das duas mãos, enfrenta ou o Santa Coloma, ou o AZ Alkmaar, nos play-offs de acesso.
Leia Também: Arouca começa a lutar por um lugar na Liga Conferência Europa