A Premier League 2023/24 começou com um duelo entre campeões - O Manchester City, da primeira divisão inglesa, e o Burnley, do segundo escalão. Erling Haaland pôs a equipa da casa 'no seu lugar' após uma vitória praticamente incontestada dos citizens sobre os recém-promovidos, nesta sexta-feira.
De início, Bernardo Silva foi o único português a alinhar no onze. Rúben Dias está lesionado, Cancelo nem sequer estava no banco.
Do lado do Burnley, estreava-se uma equipa com vários reforços importantes para esta temporada - O guarda-redes Trafford, o avançado Amdouni ou o defesa Beyer. Nota ainda para o embate entre 'mestre e aprendiz' - Guardiola e Kompany, no banco de suplentes.
O primeiro golo de Haaland chegou bem cedo. Aos 3 minutos, tal era a fome de golos do 'viking' do Manchester City. A começar bem a época o melhor marcador da edição passada da Premier. E não demorou muito tempo a resolver o jogo - novo golo aos 36 minutos, este com um colorido especial. Boa iniciativa de Kyle Walker pela direita, Alvarez funciona como pivot dentra área e Haaland atira a matar de primeira. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.
Entre os dois golos, destaque para a saída do belga Kevin De Bruyne, por lesão. Uma baixa que pode ser decisiva para Guardiola, e fê-lo mexer na equipa do meio-campo para a frente. Entrou Kovacic, que se estreou pelo City na liga inglesa.
O jogo abrandou com as mexidas no City e os campeões começou a sofrer alguns ataques perigosos do Burnley. Koleosho era o mais irrequieto. O Burnley tinha até mais toques na bola na área do City à passagem da meia hora do que os adversários. Até final da primeira parte, destaque para uma arrancada de Phil Foden que podia ter dado em golo, mas não decidiu atempadamente.
Segunda parte com maior preocupação do City em manter a bola e segurar o resultado. Rodri, um dos médios mais defensivos, era dos mais ameaçadores no ataque. Rematou de longe aos 54', para uma bela defesa de Trafford. Na sequência do canto, obrigou o guarda-redes a nova defesa.
E, no meio de tanta insistência, acabou mesmo por marcar. Aos 76 minutos, Rodri aproveitou uma bola perdida dentro da área e atirou a contar. Um golo a fazer lembrar o tento do espanhol na final da Liga dos Campeões. Até ao final, destaque para a expulsão do marroquino Anass Zaroury, do Burnley, após uma entrada perigosa, por trás, sobre Kyle Walker.
O placard mostrou um 0-3 no apito final do árbitro. Vitória fácil do Manchester City na casa do Burnley, a mostrar que o campeão inglês quer revalidar o título. À equipa de Kompany, resta aprender para o que se segue no campeonato.
Momento do jogo:
O grande remate de primeira de Erling Haaland, aos 36 minutos, foi o momento mais importante da partida. Além da espetacularidade do tento, 'matou' as esperanças do Burnley, que nunca mais se recompôs na partida.
Onzes:
Manchester City:
Our first @premierleague team news of 2023/24
— Manchester City (@ManCity) August 11, 2023
XI | Ederson, Walker, Akanji, Ake, Lewis, Rodrigo, De Bruyne (C), Bernardo, Foden, Alvarez, Haaland
SUBS | Ortega Moreno, Phillips, Kovacic, Grealish, Laporte, Gomez, Gvardiol, Palmer, McAtee#ManCity | @etihad pic.twitter.com/i3IF8qqZ7t
Burnley:
Our first XI of the season pic.twitter.com/NFWC0gQMuD
— Burnley FC (@BurnleyOfficial) August 11, 2023
Antevisão:
Começa nesta sexta-feira a defesa do título para o Manchester City, naquele que é também o encontro inaugural da Premier League, considerada por muitos como a melhor liga do mundo. Os citizens deslocam-se ao reduto do Burnley, a partir das 20 horas, no Estádio Turf Moor.
É um duelo marcado pelo reencontro entre 'mestre e aprendiz' - Pep Guardiola de um lado, e Vincent Kompany do outro, ele que é agora treinador do Burnley mas foi durante vários anos o capitão do Manchester City. É o embate do campeão inglês - e já agora, da Taça inglesa, bem como da Liga dos Campeões - e o vencedor do Championship, a segunda divisão inglesa. O Burnley esteve apenas uma época nesse patamar, subindo logo de seguida ao primeiro escalão.
Apesar da superioridade expectável do City, que conta com os portugueses Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo, a equipa de Guardiola vem de uma derrota no último encontro oficial, diante do Arsenal, a contar para a Community Shield. Já o Burnley teve uma série de resultados positivos na pré-temporada, inclusive com uma vitória por 2-0 frente ao Benfica.
Leia Também: João Cancelo complica-se e Barcelona já pensou em duas alternativas