Fredrik Aursnes pode ser visto como um sinónimo norueguês de jogador polivalente. Contratado ao Feyenoord há cerca de um ano, o médio de 27 anos cedo conquistou a confiança de Roger Schmidt na Luz, de tal forma que o treinador alemão não pensa duas vezes sempre que precisa de fazer uma adaptação de última hora. No último sábado, repetiu-se uma cena já vista na temporada passada. Com David Jurásek lesionado, Schmidt 'riscou' Ristic e preferiu adaptar Aursnes a lateral esquerdo no duelo contra o Estrela da Amadora.
O nórdico não esteve particularmente inspirado, mas lá foi dando conta do recado à esquerda, num jogo em que o Benfica atacou sempre mais do que defendeu. No entanto, é de salientar a capacidade de Aursnes em adaptar-se aos mais diferentes papéis que Schmidt lhe vai dando.
Com o miolo do meio-campo lotado de opções, Aursnes vai conseguindo ter muito tempo de jogo ocupando um dos corredores, ainda que por zonas mais interiores. Na temporada passada acabou, porém, a desempenhar o papel de lateral direito, por conta da lesão de Alexander Bah e pelo facto de Gilberto não corresponder às expectativas de Schmidt.
Se olharmos para os 44 jogos feitos pelo norueguês com a camisola das águias, podemos verificar que até o papel de segundo avançado já desempenhou, na visita do Benfica ao reduto do Varzim, em jogo da Taça de Portugal registado a 10 de janeiro deste ano. Também alinhou, por uma vez, como médio direito, em quatro ocasiões foi o 'oito' de serviço e por duas vezes jogou como a unidade do meio-campo mais avançada, ao estilo '10', apenas atrás dos avançados.
O que falta ao canivete norueguês?
Feitas as contas, Aursnes apenas não jogou, com a camisola do Benfica, na posição de guarda-redes, ponta de lança e defesa central. No entanto, Roger Schmidt já confessou ter testado o jogador no eixo defensivo em vários treinos, pelo que não será uma grande surpresa caso isso venha acontecer em jogos a doer.
De resto, a experiência não será nova para o internacional norueguês, uma vez que já foi aposta a defesa central aquando sua passagem pelo Feyenoord, num jogo da Liga Conference frente aos sérvios do Partizan.
Aursnes no Benfica
Posição em campo | Jogos | Golos | Assistências |
Médio esquerdo | 18 | 2 | 2 |
Médio defensivo | 8 | 0 | 1 |
Lateral direto | 5 | 1 | 2 |
Médio centro | 4 | 0 | 0 |
Médio ofensivo | 2 | 0 | 0 |
Médio direito | 1 | 0 | 0 |
Segundo avançado | 1 | 0 | 0 |
Lateral esquerdo | 1 | 0 | 0 |
Aursnes ao longo de toda a carreira
Posição em campo | Jogos | Golos | Assistências |
Médio defensivo | 254 | 19 | 34 |
Médio centro | 66 | 13 | 34 |
Médio esquerdo | 20 | 2 | 4 |
Médio ofensivo | 10 | 1 | 2 |
Lateral direito | 5 | 1 | 2 |
Médio direito | 4 | 0 | 1 |
Extremo direito | 1 | 0 | 1 |
Lateral esquerdo | 1 | 0 | 0 |
Segundo avançado | 1 | 0 | 0 |
Extremo esquerdo | 1 | 0 | 1 |
Defesa central | 1 | 0 | 0 |
Leia Também: Ristic não convence Schmidt e Benfica pondera nova investida no mercado