Jenni Hermoso arrasa Rubiales: "Um ato machista e sem consentimento"

Jogadora espanhola emitiu novo comunicado, a título pessoal, para explicar os acontecimentos de domingo

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/08/2023 20:12 ‧ 25/08/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Espanha

Poucas horas depois de ter desmentido a versão de Luis Rubiales, sobre o polémico beijo na final do Mundial, Jenni Hermoso recorreu às redes sociais, esta sexta-feira, para emitir um novo comunicado, a título pessoal, onde explica tudo aquilo que aconteceu no passado domingo, em plena celebração do título Mundial por parte da seleção espanhola. A jogadora admite ter ficado "chocada", mas depois de uma "reflexão" não tem dúvidas em afirmar que foi alvo de "um ato machista e sem consentimento". 

"Não quero interferir nos processos legais em curso, mas sinto-me obrigada a denunciar que as palavras do senhor Luis Rubiales, explicando o lamentável incidente, são falsas e que fazem parte da cultura manipuladora que o mesmo criou", pode ler-se num comunicado de quatro páginas. 

"Clarifico que em nenhum momento aconteceu a conversa à qual o senhor Luis Rubiales fez referência e que, muito menos, o seu beijo foi consentido. Da mesma maneira quero reiterar que naquele momento fiz saber que não era do meu agrado. A situação deixou-me em choque por ter acontecido num contexto de celebração e com o passar do tempo, depois de aprofundar as sensações, sinto a necessidade de denunciar o que aconteceu, pois considero que ninguém, em qualquer âmbito laboral, social ou desportivo, deve ser vítima deste tipo de comportamentos não consentidos. Senti-me vulnerável e vítima de uma agressão. Um ato impulsivo, machista, sem sentido e sem qualquer tipo de consentimento da minha parte", vincou a jogadora espanhola. 

Jenni Hermoso nega versão de Rubiales: "Nunca consenti o beijo"

Jogadora espanhola reagiu em comunicado às palavras do presidente da RFEF.

Notícias ao Minuto | 18:18 - 25/08/2023

Jenni Hermoso garantiu, ainda, que se não se sentiu respeitada, uma vez que a RFEF lhe pediu para fazer uma declaração conjunta para "retirar pressão" sobre o presidente Luis Rubiales. A jogadora recusou, por querer estar focada no título mundial, mas foi alvo de "constante pressão" para sair a público com uma "declaração" que pudesse "justificar o ato" de Rubiales. 

"A Federação pressionou as pessoas à minha volta para que eu desse um testemunho que em nada tinha a ver com as minhas sensações", denunciou. 

"Por tudo isto, quero reforçar a posição que tomei desde o início, considerando que não tenho de apoiar a pessoa que me fez isto contra a minha vontade, sem me respeitar, num momento histórico para mim e para o desporto feminino deste país. Tolerância zero para estes comportamentos", vincou. 

A fechar, a camisola 10 da seleção espanhola agradeceu as "mensagem de apoio e palavras de ânimo recebidas".

Recorde-se que Luis Rubiales afirmou repetidamente, na manhã desta sexta-feira, que não se demite, na sequência do beijo na boca que deu à futebolista Jenni Hermoso, nas celebrações, no domingo, do título mundial feminino de Espanha, e disse ainda que esse o beijo foi consentido, uma versão agora desmentida pela atleta, de 33 anos.

Ao contrário do que se esperava, Rubiales não apresentou hoje a demissão na Assembleia Geral extraordinária do organismo, na sequência da polémica que o gesto desencadeou, com vários quadrantes a acusarem o dirigente de abuso e sexismo.

"Não me vou demitir, não me vou demitir", disse, acusando membros do governo, a imprensa e várias personalidades de lhe quererem fazer "um assassinato de caráter", acrescentando que irá processar quem o acusou de "violência sexual".

O dirigente foi aplaudido pela Assembleia, na qual se encontrava o selecionador feminino Jorge Vilda.

"Quem me conhece sabe que vou lutar até ao final", acrescentou.

Uma onda de 'choque' seguiu-se ao anúncio Luís Rubiales, com inúmeros atletas e personalidades a mostrarem-se descontentes com o dirigente.

[Notícia atualizada às 20h34]

Leia Também: Jenni Hermoso nega versão de Rubiales: "Nunca consenti o beijo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Snowboard

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Cinema

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas