O Secretário Geral da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Andreu Camps, terá avançado com uma denúncia formal junto da UEFA contra o próprio governo do país, que acusa de intervir na gestão do organismo, segundo adianta, esta segunda-feira, a rádio Onda Cero.
Em causa estão as críticas dirigidas ao presidente, Luis Rubiales, por parte de vários responsáveis políticos, entre eles, a vice-presidente do governo, Yolanda Díaz, o ministro do Desporto, Miquel Iceta, e o presidente do Conselho Superior do Desporto, Víctor Francos.
Estas personalidades condenaram o comportamento do líder máximo da RFEF logo após a conquista do Campeonato do Mundo de futebol feminino, quando beijou Jenni Hermoso na boca, e agarrou nos genitais quando estava na companhia da rainha Letizia.
Esta denúncia pode vir a ter consequências gravíssimas para o futebol espanhol, visto que os regulamentos da UEFA ditam que qualquer tipo de ação governamental que coloque em causa a gestão "independente" da respetiva federação pode resultar na exclusão das provas europeias.
Significa isto que, caso o governo espanhol venha a ser considerado culpado de intervir junto da RFEF, as equipas do país vizinho, assim como as respetivas seleções, correm sérios riscos de vir a ser afastadas das competições continentais.
[Notícia atualizada às 13h31]
Leia Também: Mãe de Rubiales tranca-se numa igreja em greve de fome e faz um pedido