Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Tribunal do Desporto abre processo a Rubiales por infrações graves

O Tribunal Administrativo do Desporto de Espanha abriu hoje um processo disciplinar ao presidente da Federação Espanhola de Futebol por infrações graves na final do Campeonato Mundial feminino, quando Luis Rubiales beijou na boca a jogadora Jenni Hermoso.

Tribunal do Desporto abre processo a Rubiales por infrações graves
Notícias ao Minuto

18:55 - 01/09/23 por Lusa

Desporto Espanha

A decisão do Tribunal Administrativo do Desporto (TAD) surge na sequência de uma queixa do governo espanhol, através do Conselho Superior do Desporto, que denunciou o beijo de Luis Rubiales à futebolista Jenni Hermoso e o comportamento do presidente da federação na bancada do estádio de Sydney, quando tocou os próprios genitais para celebrar a vitória da seleção de Espanha na final do Campeonato do Mundo.

A decisão de hoje do TAD, citada pelos meios de comunicação social espanhóis, traduz-se na aceitação parcial da queixa apresentada pelo governo espanhol e inicia assim um procedimento para sancionar Luis Rubiales por duas infrações contra o decoro.

O governo espanhol pretendia ainda que o comportamento de Rubiales fosse considerado abuso de autoridade pelo TAD, o que não consta da decisão do tribunal, impedindo assim que o Conselho Superior do Desporto decrete a suspensão provisória de Rubiales da presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O processo do TAD a Rubiales por infrações graves pode levar à suspensão do presidente da federação durante um período de entre um mês e dois anos, segundo os meios de comunicação social espanhóis.

Luis Rubiales já está suspenso pela FIFA, de forma provisória, durante 90 dias, por causa dos acontecimentos em Sydney, durante o jogo e nas celebrações da vitória espanhola.

Após os acontecimentos em Sydney, seguiram-se inúmeras críticas a Rubiales, tendo a jogadora Jenni Hermoso afirmado que não tinha consentido o beijo, ao contrário daquilo que garante o presidente da RFEF.

Rubiales disse na semana passada que não iria abandonar o cargo, o que provocou um novo pico de contestação e extremar das posições, com as jogadoras da seleção a anunciarem não estarem disponíveis para voltarem a representar Espanha, enquanto os atuais dirigentes da RFEF se mantiverem nos cargos.

No sábado, a FIFA anunciou a suspensão de Rubiales do cargo por 90 dias, e 11 membros da equipa técnica do selecionador, Jorge Vilda, apresentaram a demissão. Por seu lado, o técnico condenou o "comportamento impróprio" do presidente da RFEF.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório