Estrela da Amadora, Shakhtar Donnetsk, Gil Vicente, Benfica, Barcelona, eis o nome dos próximos cinco adversários do FC Porto e contra quem os azuis e brancos vão medir forças num espaço inferior a três semanas.
E, curiosamente, os dragões não venceram nenhum dos últimos encontros contra todos estes rivais. Contra o Estrela, e remonta já ao ano de 2009, o FC Porto perdeu a segunda meia-final da Taça de Portugal na Reboleira (1-2), pese embora, no agregado das duas mãos, a sorte lhe tenha sorrido.
Por sua vez, e diante do Shakhtar, o vice-campeão nacional cedeu dois empates no último par de encontros, ambos em 2014, frente ao conjunto ucraniano. Depois segue-se o Gil no Dragão que, na temporada transata, também na Invicta, 'cantou' mais alto (2-1) com remates certeiros de Fran Navarro, hoje no FC Porto, e Murilo.
Uma semana depois, e no espaço de poucos dias, os pupilos de Sérgio Conceição deparam-se perante dois 'monstros' para os quais a 'chama' terá de ser cuspida em garganta pujante. O início de outubro traz primeiro o Benfica, na Luz, para a I Liga, rival contra quem perderam no primeiro jogo oficial da época (0-2), seguindo-se o Barcelona de João Félix e João Cancelo , clube com o qual perderam os últimos quatro encontros entre 1994 e 2011.
Antes de nova pausa para os compromissos das seleções, o FC Porto terá ainda a receção ao Portimonense, para a 8.ª jornada da I Liga, o único rival dos próximos cinco contra quem os dragões venceram o último encontro realizado.
Leia Também: Vítor Baía recorda estreia pelo FC Porto: "Há 35 anos cumpri o sonho"