Por detrás de uma grande obra existe sempre um enorme criador, já diz o ditado. O termo "criador" não assenta em John Cochrane, mas não andará muito longe disso. O embaixador da Premier League esteve na redação do Notícias ao Minuto, esta quinta-feira, numa ação promovida pela ELEVEN na DAZN, e com ele trouxe um dos troféus mais cobiçados do desporto mundial, tendo acabado por admitir, em conversa com o Desporto ao Minuto, o quão "especial" é para si transportar o troféu do campeonato inglês para diversos países.
"Ninguém pode tocar no troféu. É uma regra da Premier League", esta foi logo uma das indicações de John Cochrane, que recordou que os campeões devolvem o troféu pouco antes do fim da temporada para que possa ser entregue ao novo (ou até ao mesmo) vencedor. A partir daí, 'abriu caminho' para se descobrisse um pouco mais daquilo que tem trilhado ao longos últimos sete anos a exercer tais funções.
"Tem sido um trajeto enorme. Há uns dias, estivemos no Quénia, esta semana, viemos a Portugal, e, na próxima, iremos a outro país. Visitamos entre 15 a 20 países por ano. Por vezes, deslocamo-nos a diferentes sítios, mas há outros aos quais voltamos mais do que uma vez todos os anos", frisou o embaixador inglês.
Dois leões e uma coroa destacam-se no troféu da Premier League.© Notícias ao Minuto
O Notícias ao Minuto antecipou-se ao acontecimento e analisou, ao detalhe, os contornos históricos do troféu, ficando-se a saber que o seu formato assenta no tema "Os Três Leões do Futebol Inglês". Dois dos leões encontram-se acima das pegas, um de cada lado. Quando o capitão da equipa campeã levanta o troféu e a respectiva coroa de ouro, que serve de tampa do troféu, torna-se o terceiro leão. Curiosidades à parte, trata-se de uma das mais belas Taças do mundo do futebol, e, apesar de John Cochrane ter a possibilidade de a ver "todos os dias", confessa sentir-se "especial" em perceber as reações das pessoas quando cruzam diretamente o olhar (não os dedos) com o respetivo troféu
"Já levo muitos anos disto. Perguntam-me sempre se é especial. Eu posso vê-lo todos os dias e levamos o troféu até pessoas que nunca o viram antes. Seja como for, cada vez que o fazemos, é especial, porque olhamos à nossa volta e vemos as diferentes reações do público. Sempre com entusiasmo. É uma experiência fantástica", vincou antes de esclarecer que funções exercia antes de 2016. "Fui segurança durante vários anos e, entretanto, nos últimos sete tenho feito disto a minha vida. Cá contínuo ao ver a forma magnifica como as pessoas se comportam perante a nossa presença".
Base do troféu - que pesa 15,9 kg - contém os números das 31 edições completas, desde 1992/93, já depois de terminada a Football League.© Notícias ao Minuto
Questionado se se tratava da sua primeira vez em Portugal, o embaixador inglês deixou claro que só tinha estado em território luso em contexto de férias, pelo que se tratou da sua estreia a exercer funções, já depois de ter estado nas instalações da ELEVEN.
"Já estive em Portugal mais do que uma vez, mas de férias. Apenas isso. É a primeira vez que cá venho em trabalho", vincou John Cochrane.
"Reforço que cada ocasião é especial porque há sítios que as pessoas nunca conseguem visitar e nós podemos transportar este galardão. Sei bem que ver troféus deste género são experiências incríveis e isso para mim é gratificante", completou a conversa.
Troféu da Premier League passou pela redação do Notícias ao Minuto esta quinta-feira.© Notícias ao Minuto
Leia Também: É real. As imagens do troféu da Premier League no Notícias ao Minuto
Leia Também: Dois leões e uma coroa. O troféu da Premier está no Notícias ao Minuto
Leia Também: Premier League: São 20 os jogadores portugueses em ação nesta nova época