O Benfica somou a quarta vitória seguida no campeonato com um triunfo 'suado' em Vizela, por 1-2, neste sábado. Após uma primeira parte em que o conjunto de Schmidt ganhava tranquilamente, com dois golos de vantagem, os encarnados permitiram que o Vizela subisse de produção na segunda metade e até conseguir o golo.
Petar Musa conseguiu o primeiro golo, logo na primeira jogada de perigo, aos nove minutos. Isto depois de uma boa jogada de João Mário no meio-campo, que descobriu Rafa e este serviu Musa. Teve espaço e tempo para rematar e ainda teve o benefício de um desvio.
Pouco depois, ainda na reação ao lance do golo, Anderson mete a bola no ferro da própria baliza. Kokçu esteve duas vezes perto do golo. Primeiro, com um falhanço aos 16 minutos. Remate ligeiramente ao lado. E depois, que livre do turco, aos 26 minutos. Bola na barra da baliza de Buntic. O primeiro remate do Vizela chegou aos 33 minutos, com um remate de Essende, mas longe da baliza do Benfica.
Já depois de Orkun Kokçu ter acertado na barra de livre direto, o Benfica dispôs de outra oportunidade semelhante, mas numa posição mais central. O turco e Di María aproximaram-se da bola. Acabou por ser o argentino a marcar o livre, de forma exímia, para surpresa de Buntic, que ficou pregado ao chão.
Do lado do Benfica, destacavam-se Rafa e Di María, com varias combinações desde a esquerda. Do lado direito, João Mário equilibrava a equipa, sem grande brilhantismo. O Vizela era incapaz de fazer contra-ataques rápidos, e teve muito menos posse de bola ao final de 45 minutos. 29% da posse apenas. A primeira defesa de Trubin no futebol português chegou aos 56 minutos, já na segunda parte.
O Benfica começou a permitir algumas incursões do Vizela e a falhar na frente. Grande perdida de Musa, aos 63 minutos. Permitiu a defesa de Buntic, num três para dois. Grande trabalho de Rafa a ganhar espaço, mas a defesa do Vizela não acompanhou o lance.
Aos 70 minutos, o Vizela reduziu a diferença no marcador. Grande penalidade para a equipa da casa. Aursnes empurra Essende, dentro da área, e é assinalado o castigo máximo. Samu, um especialista na matéria, encarregou-se de cobrar o penálti.
Até final, há um ainda um momento de análise extenso por parte do videoárbitro, a uma possível mão do guarda-redes Buntic fora da área. No entanto, havia fora-de-jogo anterior na jogada. Com esta vitória o Benfica continua no encalço dos primeiros classificados, estando um ponto do FC Porto. Já o Vizela, continua com os mesmos quatro pontos e fica perto da linha de água.
Momento do jogo:
Petar Musa converteu a primeira oportunidade que dispôs e libertou a pressão do conjunto benfiquista. Obrigou, da mesma forma, que o Vizela fosse atrás do resultado. Grande eficácia do croata.
Onzes
Vizela: Buntic, Bruno Wilson, Anderson, Matheus Pereira, Bustamante, Matias Lacava, Samu, Busnic, Nuno Moreira, Tomás, Essende.
Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; João Neves e Kökçü; Di María, Rafa e João Mário; Musa.
Antevisão
Após duas semanas de interregno, o Benfica volta a entrar em ação, com uma deslocação complicada ao reduto do Vizela. Os encarnados tiveram bastantes dificuldades neste campo na época passada, inclusivamente com uma troca de palavras mais acesa entre Roger Schmidt e os adeptos da casa. O treinador lembrou o episódio, na antevisão, mas disse "faz parte do futebol".
O Vizela, de Pablo Villar, procura ganhar a um 'grande', algo que nunca aconteceu na sua história. Nesta época, já perdeu com o Sporting, em Alvalade, por 3-2, na jornada inaugural do campeonato. Encontra-se em 12.º lugar, com quatro pontos conquistados.
Já o Benfica persegue o pelotão da frente do campeonato. Com a vitória do FC Porto, nesta sexta-feira, Schmidt já sabe que não pode alcançar o primeiro lugar, mas os encarnados querem continuar colados aos dragões, Sporting e Boavista na frente da I Liga.
Siga todas as incidências do encontro, em direto, com o Desporto ao Minuto. O jogo começa às 20h30, no Estádio do Futebol Clube Vizela.
Leia Também: Vizela-Benfica: Depois da pausa, as águias querem evitar 'surpresas'