O Sporting de Braga vacilou, este sábado, na visita ao reduto do Farense, onde perdeu por 3-1, em jogo relativo à 5.ª jornada da I Liga, marcado pelo duelo entre o treinador Artur Jorge e o seu filho, com o mesmo nome, que milita na equipa de Faro.
Num primeiro tempo algo renhido, as duas equipas tiveram algumas dificuldades em criar perigo durante a primeira meia hora, algo que mudou subitamente nos quinze minutos que restavam até ao intervalo.
Em cima do minuto 30, João Moutinho viu um remate bater com estrondo na trave e, no lance seguinte, o Farense aproveitou para abrir o ativo, através do ex-Vitória SC Bruno Duarte que 'bailou' para despertar os primeiros festejos em Faro.
Os bracarenses sentiram o golo e tentaram responder, mas seria o Farense a voltar a festejar. Rui Costa já tinha tentado a sua sorte, porém, seria através de uma asneira de Matheus - que depois de uma bela defesa errou no momento de querer guardar a bola dentro da grande área - que acabaria por fazer o 2-0, sem o guardião brasileiro entre os postes.
Artur Jorge promoveu uma dupla alteração, inclusive com a saída de João Moutinho, mas o Farense até teve uma grande oportunidade para 'despedaçar' as ideias do treinador logo aos 50 minutos. O VAR chamou António Nobre para analisar uma cotovelada de Abel Ruiz a Artur Jorge (o defesa) e, depois de descodificar um motivo para penálti, Rui Costa não conseguiu bisar, atirando mesmo a bola para fora do estádio.
O Sporting de Braga, igual a si próprio, reagiu praticamente no imediato, através de Banza (56'), passando a surgir a ideia de que estaria dado o mote para mais uma reviravolta dos bracarenses, assim como tinha acontecido em Chaves (2-4) e em Moreira de Cónegos (2-3).
No entanto, o Farense não 'tremeu' e, dois minutos depois, Belloumi aproveitou um lance em que Matheus saiu de forma precipitada entre os postes (novamente) para fazer o 3-1, travando as aspirações do emblema visitante.
Até ao apito final, o conjunto de Faro dispôs de mais três lances perigosos para dar tons de goleada ao marcador, sendo que também Pizzi viu um remate seu ser travado pelo poste.
Com este resultado, o Farense soma agora seis pontos na oitava posição, logo atrás do Sporting de Braga, com sete, no sétimo lugar, quatro dias antes do duelo na Liga dos Campeões, diante do Napoli.
[Notícia atualizada às 20h10]
Momento do jogo: O lance do terceiro golo do Farense, apontado por Belloumi, surgiu praticamente após o momento em que o Sporting de Braga reduziu, pelo que acabou por ser uma altura crucial para travar a eventual recuperação dos minhotos.
Onzes
Farense: Ricardo Velho, Pastor, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Talocha, Fabrício Isidoro, Claúdio Falcão, Belloumi, Mattheus Oliveira, Rui Costa e Bruno Duarte.
Sp. Braga: Matheus, Victor Gómez, José Fonte, Paulo Oliveira, Cristian Borja, Al Musrati, João Moutinho, Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma e Banza.
Antevisão
Duas semanas após o empate frente ao Sporting, o Sporting de Braga volta a competir na I Liga, este sábado, deslocando-se ao reduto do Farense, na tentativa de entrar na zona europeia.
O conjunto de José Mota chega à 5.ª jornada com apenas um triunfo em quatro jogos, encontrando-se acima da linha de água, com três pontos, enquanto o Sporting de Braga - que já experimentou todos os resultados possíveis - está na sétima posição, com sete pontos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Artur Jorge vai defrontar o filho e admite: "É um momento de satisfação"