Sporting acorda cedo, cedo resolve e assiste ao Clássico de 'cadeirão'

Golos de Paulinho e Marcus Edwards, na primeira parte, abriram caminho a uma vitória tranquila sobre o Rio Ave.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
25/09/2023 22:15 ‧ 25/09/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Sporting voltou, ao início da noite desta segunda-feira, a deixar bem claro que está aqui para ficar no que à luta pelo título de campeão nacional, ao receber e bater o Rio Ave, por 2-0, para reassumir a liderança da I Liga, no encerramento da sexta jornada.

Um resultado importante para o conjunto verde e branco, que, desta maneira, garante a oportunidade de assistir ‘de cadeirão’ ao Clássico da próxima ronda, entre o FC Porto (com quem partilha o topo da tabela) e o Benfica, no estádio da Luz.

Contra um leão destes, pouco há a fazer

O Sporting entrou em campo sabendo de antemão que, face ao triunfo do FC Porto sobre o Gil Vicente, por 2-1, estava obrigado a responder ‘na mesma moeda’ para não perder a liderança da I Liga, o que se traduziu num arranque de jogo ‘infernal’.

Marcus Edwards marcou logo ao sétimo minuto, mas o lance foi invalidado, por posição irregular de Paulinho, no início da jogada. No entanto, o internacional português não se deixou abalar, e, apenas três minutos depois, assinou o golo que desfez o nulo, a passe de Hidemasa Morita.

Aos 14 minutos, os leões voltaram a ameaçar, desta feita, por intermédio de Nuno Santos, que atirou para defesa atenta de Magrão. Já aos 26 minutos, o guarda-redes brasileiro nada pôde fazer para travar o ‘baile’ de Marcus Edwards, após erro da defesa vilacondense.

O ataque verde e branco parecia estar em todo o lado, e, aos 30 minutos, ficou à beira de festejar pela terceira vez, mas o remate de Pedro Gonçalves embateu em cheio no poste. Do outro lado, o melhor que o Rio Ave conseguiu fazer foi um remate torto de Fábio Ronaldo, do ‘meio da rua’.

Um ‘susto’ e pouco mais

Perante um Rio Ave completamente ‘perdido’ em campo, Luís Freire mexeu ao intervalo, lançando Zé Manuel para o lugar de Fábio Ronald, na esperança de provocar uma reação na equipa, que acabou mesmo por surgir.

Logo no arranque do segundo tempo, Bruno Ventura bombeou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Costinha a desviar de cabeça para o fundo das redes, mas o VAR entrou em ação e anulou a jogada, por fora de jogo… por seis centímetros.

Um valente ‘susto’ para o Sporting, que respondeu de imediato, pelos pés de Nuno Santos, que obrigou Magrão a uma bela defesa, que impediu que o resultado sofresse novas alterações, até ao apito final.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 16 pontos, pelo que reascende à liderança da I Liga, em igualdade com o FC Porto e com um ponto de vantagem sobre o Benfica. Já o Rio Ave, é 15.º classificado, logo acima da ‘linha de água’, com cinco pontos.

Momento do jogo: Os leões entraram na partida a ‘todo o gás’, e, ao fim de apenas dez minutos, já estavam na frente do marcador. O Rio Ave tentou resfriar os ânimos, trocando a bola com calma, mas a verdade é que não mais foi capaz de reagir ao golo ‘madrugador’ de Paulinho.

Onzes

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Doimande, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos; Hjulmand, Morita; Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Rio Ave: Magrão; Costinha, Pantalon, Aderllan Santos, Sávio, Patrick William; Guga, Amine; João Graça, Fábio Ronaldo e Leonardo Ruiz.

Antevisão

Ultrapassada que está a jornada inaugural da fase de grupos da Liga Europa (e com distinção, graças ao triunfo conquistado na deslocação ao terreno do Sturm Graz, por 1-2), o Sporting recentra, esta segunda-feira, todas as atenções no campeonato português.

Os leões vão ter pela frente do Rio Ave, sabendo de mão que estão obrigados a vencer se quiserem manter-se 'colados' à liderança da tabela, visto que o FC Porto já bateu o Gil Vicente, por 2-1, para assegurar uma vantagem provisória de três pontos.

Do outro lado da 'barricada', estará um conjunto vila-condense que também não vai querer vacilar, até porque, neste momento, encontram-se imediatamente acima da 'linha de água', com os mesmos cinco pontos de Estrela da Amadora, Portimonense e Vizela.

O Sporting-Rio Ave terá lugar no estádio de Alvalade, irá contar com a arbitragem de Cláudio Pereira, juiz da Associação de Futebol de Aveiro, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Rio Ave: Entre Amorim e Freire... a história é sempre a mesma

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Sporting

Bruno de Carvalho sobre contratação de Rui Borges: "Tudo planeado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Alfa Romeo

Alfa Romeo pode ter dado pista oculta sobre o novo Stelvio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas