O Sporting voltou, ao início da noite desta segunda-feira, a deixar bem claro que está aqui para ficar no que à luta pelo título de campeão nacional, ao receber e bater o Rio Ave, por 2-0, para reassumir a liderança da I Liga, no encerramento da sexta jornada.
Um resultado importante para o conjunto verde e branco, que, desta maneira, garante a oportunidade de assistir ‘de cadeirão’ ao Clássico da próxima ronda, entre o FC Porto (com quem partilha o topo da tabela) e o Benfica, no estádio da Luz.
Contra um leão destes, pouco há a fazer
O Sporting entrou em campo sabendo de antemão que, face ao triunfo do FC Porto sobre o Gil Vicente, por 2-1, estava obrigado a responder ‘na mesma moeda’ para não perder a liderança da I Liga, o que se traduziu num arranque de jogo ‘infernal’.
Marcus Edwards marcou logo ao sétimo minuto, mas o lance foi invalidado, por posição irregular de Paulinho, no início da jogada. No entanto, o internacional português não se deixou abalar, e, apenas três minutos depois, assinou o golo que desfez o nulo, a passe de Hidemasa Morita.
Aos 14 minutos, os leões voltaram a ameaçar, desta feita, por intermédio de Nuno Santos, que atirou para defesa atenta de Magrão. Já aos 26 minutos, o guarda-redes brasileiro nada pôde fazer para travar o ‘baile’ de Marcus Edwards, após erro da defesa vilacondense.
O ataque verde e branco parecia estar em todo o lado, e, aos 30 minutos, ficou à beira de festejar pela terceira vez, mas o remate de Pedro Gonçalves embateu em cheio no poste. Do outro lado, o melhor que o Rio Ave conseguiu fazer foi um remate torto de Fábio Ronaldo, do ‘meio da rua’.
Um ‘susto’ e pouco mais
Perante um Rio Ave completamente ‘perdido’ em campo, Luís Freire mexeu ao intervalo, lançando Zé Manuel para o lugar de Fábio Ronald, na esperança de provocar uma reação na equipa, que acabou mesmo por surgir.
Logo no arranque do segundo tempo, Bruno Ventura bombeou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Costinha a desviar de cabeça para o fundo das redes, mas o VAR entrou em ação e anulou a jogada, por fora de jogo… por seis centímetros.
Um valente ‘susto’ para o Sporting, que respondeu de imediato, pelos pés de Nuno Santos, que obrigou Magrão a uma bela defesa, que impediu que o resultado sofresse novas alterações, até ao apito final.
Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 16 pontos, pelo que reascende à liderança da I Liga, em igualdade com o FC Porto e com um ponto de vantagem sobre o Benfica. Já o Rio Ave, é 15.º classificado, logo acima da ‘linha de água’, com cinco pontos.
Momento do jogo: Os leões entraram na partida a ‘todo o gás’, e, ao fim de apenas dez minutos, já estavam na frente do marcador. O Rio Ave tentou resfriar os ânimos, trocando a bola com calma, mas a verdade é que não mais foi capaz de reagir ao golo ‘madrugador’ de Paulinho.
Onzes
Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Doimande, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos; Hjulmand, Morita; Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho.
Rio Ave: Magrão; Costinha, Pantalon, Aderllan Santos, Sávio, Patrick William; Guga, Amine; João Graça, Fábio Ronaldo e Leonardo Ruiz.
Antevisão
Ultrapassada que está a jornada inaugural da fase de grupos da Liga Europa (e com distinção, graças ao triunfo conquistado na deslocação ao terreno do Sturm Graz, por 1-2), o Sporting recentra, esta segunda-feira, todas as atenções no campeonato português.
Os leões vão ter pela frente do Rio Ave, sabendo de mão que estão obrigados a vencer se quiserem manter-se 'colados' à liderança da tabela, visto que o FC Porto já bateu o Gil Vicente, por 2-1, para assegurar uma vantagem provisória de três pontos.
Do outro lado da 'barricada', estará um conjunto vila-condense que também não vai querer vacilar, até porque, neste momento, encontram-se imediatamente acima da 'linha de água', com os mesmos cinco pontos de Estrela da Amadora, Portimonense e Vizela.
O Sporting-Rio Ave terá lugar no estádio de Alvalade, irá contar com a arbitragem de Cláudio Pereira, juiz da Associação de Futebol de Aveiro, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Rio Ave: Entre Amorim e Freire... a história é sempre a mesma